Publicidade

sábado, 7 de março de 2009

Curtas da semana - Copa do Brasil

Uma semana agitada na Copa do Brasil. Tudo por conta da estréia de Ronaldo pelo Corinthians. Além disso vários times se classificaram. Sofrendo ou não. E teve também técnico caindo. Ganhando ou não.

- René Simões foi um dos demitidos. Só que saiu vencendo. O Fluminense não encontrou dificuldades para bater o Nacional de Patos/PB, por 3 a 0. Mas jogou muito mal. E a fraca exibição custou caro para René, que foi demitido na sexta-feira. Não é um mal técnico, mas é fato que não deu certo no Flu. O escolhido: Carlos Alberto Parreira, amado pelos tricolores e que volta 10 anos depois as Laranjeiras. Tema para outro post. Sobre o jogo, era o de volta, o Flu se classificou (tinha vencido também fora, por 1 a 0).

- Quem também caiu foi Mário Sérgio. A eliminação frente ao Icasa, em pelo Canindé, somado a crise interna com o afastamento de Fellype Gabriel, foi demais pra o técnico. A Lusa saiu atrás no marcador, gol de Moré. No fim, o empate veio com Bruno Rodrigo. Como o jogo de ida também foi 1 a 1, vieram os pênaltis. O time cearense foi melhor e venceu por 4 a 3, fazendo a festa no Canindé. Pobre Lusa...

- Agora, vamos aos que mataram o jogo de volta. O Atlético/PR bateu o Tocantins por 3 a 0; o Goiás venceu o Atlético/RR, por 3 a 1; o Botafogo jogou o básico para ganhar do Dom Pedro/DF: 2 a 0; e o Flamengo "reconquistou a confiança" do torcedor ao vencer o Ivinhema, por 5 a 0. Agora vai, Cuca! Logicamente, todos os apresentados venceram fora de casa.

- Também teve time se classificando, mas com o jogo de volta. Alguns de maneira "tranquila". O Críciuma conseguiu uma grande vitória sobre o Tupi, por 3 a 0, e reverteu a vantagem do mineiros, que venceram o jogo de ida por 2 a 0. Tigre classificado; O Fortaleza despachou a Desportiva/ES, também com um 3 a 0 (1 a 1 no jogo de ida); 3 a 0 também foi o placar da vitória do Coritiba sobre o Holanda/AM (o Coxa também venceu fora, por 2 a 1); O Americano/RJ despachou o Santa Cruz, em pleno Arruda, por 4 a 2, e se garantiu na próxima fase. O time carioca já tinha vencido o primeiro jogo, por 2 a 0. Salvem o Santa!

- Teve gente que passou apertado para se classificar, mesmo sendo o jogo de volta. O Guaratinguetá perdeu para o Caxias, por 2 a 1, mas como tinha vencido em casa por 2 a 0, se garantiu. O Misto/MS passou apenas nos pênaltis pelo Campinense, na Paraíba, após dois 1 a 1. O Figueirense bateu o Sampaio Corrêa no finalzinho, por 2 a 1, e classificou, mesmo perdendo por 3 a 2 o jogo de ida (graças ao gol fora). Outro que teve que passar pelos pênaltis foi o Paraná, que perdeu em casa para o Mixto/MT, 2 a 1, e contou com a estrela do goleiro Rodolpho, que defendeu uma penalidade, ajudando o tricolor a vencer por 4 a 2 e se classificar.

- O Inter enfrentou o modesto União/MT. O time matogrossens, liderado pelo zagueiro Odvan (!), vinha com a vantagem de 1 a 0. E o Inter não esperava tantas dificuldades. Gols perdidos e a dura marcação complicaram a vida do colorado. O primeiro tempo terminou em 0 a 0 e o pressão aumentou. Até que aos 20 minutos, Indío, o zagueiro-artilheiro, fez o primeiro gol. Oito minutos depois, Nilmar chutou na trave e Alecsandro completou: 2 a 0. Classificação garantida? Se não fosse o goleiro Lauro salvar uma cabeçada d zagueiro Alex Mineiro (sim, o nome é o mesmo), aos 40 minutos, tudo iria água abaixo. Mas, deu Inter! O Odvan? Foi expulso...

- Por fim, falemos do Corinthians. E, logicamente, de Ronaldo. Primeiro, o jogo. O Itumbiara tinha em campo uma equipe (muito) experiente, com jogadores como o goleiro Max, o zagueiro Ávalos, o meia Caíco e, principalmente, o ataque formado por Denílson e Túlio Maravilha. Se você se perguntou, ao ler algum desses nomes: "É aquele lá?", a resposta é: "Sim, aquele mesmo!". Já o Corinthias armou um time ofensivo, com Boquita e Douglas no meio e três atacantes (Dentinho, Jorge Henrique e Souza). Túlio e Pachola perderam boas chances. Aí veio um pênalti para o Corinthians, aos 45 minutos. O pênalti até pode ter existido, mas é o tipo de lance que, a cada 10, apenas 1 é marcado. E esse foi, Chicão bateu e fez 1 a 0. No segundo tempo, o técnico do Itumbiara, Arthur Neto, mecheu mal e o Corinthians dominou e logo aos 4 minutos, André Santos fez 2 a 0. Ponto.

Aos 22 minutos, entrou Ronaldo. Não foi nada demais em campo. Tentou, se movimentou, correu, tocou, mas nada demais. Ainda parece acima do peso. Poderia ter feito um gol, caso Douglas rolasse em lance que o camisa 9 estava livre. Mas, enfim, valeu mais pela volta, pelo retorno. Embora que esse blogueiro acha que ele vai demorar uns dois ou três jogos para voltar com tudo.

- Outros resultados, todos de jogos de ida que ocorreram essa semana: Barras/PI 0 x 1 Remo; Potiguar 2 x 2 Bahia; Serra 2 x 3 CSA; Vilhena 1 x 2 Ponte Preta; Cristal 1 x 2 Brasiliense; Águia 2 x 1 América/MG; Fast 1 x 1 ABC; ASA (aquele, de Arapiraca) 1 x 1 Virória/BA; Sorocaba 1 x 0 Juventude; Confiança 3 x 2 América/RN; Moto Clube 1 x 1 Náutico (Roberto Fernandes demitido). Jogos de volta acontecem dias 18 e 19/03.

- Confrontos definidos para a próxima fase: Guaratinguetá x Atlético/MG; Misto/MS x Corinthians; Americano x Botafogo; Guarani x Internacional; Fortaleza x Paraná. Datas a definir.

Nenhum comentário: