Publicidade

domingo, 22 de março de 2009

Expulsões e Dentinho.

- Luís Antônio Silva dos Santos. Esse será certamente um dos nomes do domingo. Expulsar cinco em um clássico, tem que ter peito. Os flamenguistas vão reclamar e os vascaínos comemorar.


Sobre o jogo: os dois times começaram se estudando, como bom clássico, mas com o rubro-negro marcando e chegando mais a frente. Aos 16, o lance que começou a mudar o jogo. Jefferson fez um ótimo lançamento para Carlos Alberto, que ia passando por Willians. O volante do Fla fez a falta e, como tinha amarelo, foi expulso. Justo. Mesmo assim, foi do Flamengo a primeira boa chance. Aos 19, Léo Moura fez ótimo passe pra Josiel, que tinha Zé Roberto ao lado e apenas um adversário. O preciosismo acabou fazendo a equipe perder a grande chance. Aos 32, a segunda expulsão do jogo. Carlos Alberto recebeu claramente impedido, seguiu o lance e fez o gol. Como o árbitro já tinha parado o jogo e o meia tinha amarelo, acabou expulso. Tanto ele como Bruno disseram não ouvir o apito. Ainda assim, uma expulsão livre de reclamações. Tudo igual no placar e 10 para cada lado. A grande chance do Vasco no primeiro tempo foi aos 40. Élton fez grande jogada individual, saiu cara a cara com Bruno, mas chutou na rede pelo lado de fora. Um gol "feito".

Na segunda etapa, o Flamengo novamente começou em cima e, aos 4, Obina recebeu livre na área, mas mandou um chute torto, feio, horrendo. Incrível. Aos 8, Ramon subia com velocidade e Léo Moura chegou atrasado no carrinho. Falta e expulsão do ala flamenguista. Não tinha amarelo e, ao meu ver, exagerada a decisão do árbitro. Aos 11, o primeiro gol: Nílton bateu mal a falta, mas sobrou na área para Élton, que dessa vez não perdoou: 1 a 0 Vasco. Aos 13, Ramon se enroscou com Everton Silva e recebeu o segundo amarelo. Não era falta pra cartão, ao meu ver. Porém, dois a menos pra cada lado.

Mais dois minutos e o lance que matou o jogo: Rodrigo Pimpão recebeu passe de Élton, em posição legal - eu confirmo - e puxou o contra-ataque. Rolou pro meio e achou Jefferosn livre, que apenas tirou de Bruno e mandou pro gol: 2 a 0 Vasco. O time cruzmaltino recuou e passou a tentar contra-ataques, e foi pressionado pelo Flamengo. Aos 45, Nílton por pouco não fez o terceiro, obrigando Bruno trabalhar. Aos 48, a última expulsão, a de Titi, depois dae falta desnecessária. Logo depois, Obina bateu, Tiago espalmou e Ibson perdeu a chance de descontar.

O 2 a 0 nos mostra alguns detalhes importantes: incrível o padrão tático do Vasco. O árbitro não influenciou. E o Flamengo depende dos laterais. Se Léo Moura e Juan não funcionam, o time também não. Outro fato. o Vasco mereceu e mostrou que pode ir muito mais longe. Já o Flamengo mostra que precisa urgentemente de um atacante. Chega de confiar que Obina entra e resolve ou que Josiel pode desencantar um dia. Émerson? Será?

- No Pacaembu, nem Ronaldo, nem Neymar. Deu Dentinho. Com ele, o Corinthians bateu o Santos por 1 a 0 e se manteve na vice-liderança do Paulistão, quatro pontos atrás do Palmeiras.

O Corinthians começou melhor em campo, mais bem organizado. Chegou com perigo pela primeira vez aos 12, em uma cabeçada de Dentinho, livre, por cima. Três minutos depois, Douglas fez um ótimo cruzamento para a área e achou Dentinho, entre Fabão e Eller, que desta vez não perdoou, em uma cabeçada fatal: 1 a 0. O jogo foi muito corrido e, quatro minutos apó sofrer o gol, o Santos quase empatou depois de uma saída desastrosa de Felipe. A zaga cortou e, na continuação do lance, foi a vez do goleiro Fábio Costa aprontar a sua, depois de receber um recuo. A bola sobrou nos pés de Douglas que perdeu ótima oportunidade, devido a grande defesa do goleiro santista. Ronaldo apareceu apenas em chute sem perigo, aos 22. Neymar chegou com mais perigo, aos 40, em um chute de fora da área que passou perto do gol, assustando Felipe.

No segundo tempo, o Santos começou na pressão em busca do empate. Neymar, aos 9 minutos, recebeu um excelente passe de Roni, mas a bola escapou um pouco e o toque saiu sem muita força, mas mesmo assim obrigou Felipe a fazer boa defesa. Aos 10, Ronaldo invadiu a área e chutou ao lado. Três minutos e, depois de escanteio, Chicão perdeu ótima chance na grande área, batendo por cima. A última boa chance foi justamente o último lance. Em contra-ataque, com Fábio Costa voltando da área de ataque, o Corinthians quase ampliou.

Chicão e Elias jogaram, e como disse antes, por mais que não apareçam faz muita diferença em campo. Ambos conseguem fazer o Corinthians rodar melhor. Ronaldo não foi bem, mostrou que ainda falta mobilidade e velocidade. Douglas apareceu um pouco mais. No Santos, Lúcio Flávio quase não apareceu. Kléber Pereira então, nem se fale. Neymar foi bem marcado e parece ter sentido a pressão criada, mas conseguiu ir na média. Dentinho fez o gol, mas também foi apenas razoável. Ou seja, ganhou que aprovietou melhor as chances.

Um comentário:

Sabrina Machado disse...

Tem árbitro que quer aparecer mais que os jogadores!

Corinthians tá demontrando que pode ser sim o campeão paulista. O Mano tem o time nas mãos e um bom elenco para trabalhar.

O Vasco não perde há muito tempo. Mas vai precisar de muito fôlego e reforços para conseguir o objetivo na série B.