Publicidade

quinta-feira, 26 de março de 2009

Meio de semana incomum

Consegui respirar nessa corrida semana. Peço desculpas por não ter feito a análise completa dos jogos do final de semana (principalmente os outros clássicos), sobre futebol europeu (Liverpool - eu acredito!) e outras coisas mais, como o dossiê dos clubes pedindo a validação dos títulos das Taça Brasil e Robertão.

Vamos aos jogos desse meio de semana. Não espere muitas normalidades. Tivemos um frangaço, várias goleadas, Josiel fazendo três gols, virada nos acréscimos... Vamos lá:

- Único brasileiro a entrar pela Libertadores no meio de semana, o Grêmio venceu o Aurora, por 2 a 1, em Cochabamba. O time ia fazendo uma partida comum, perdendo imensas oportunidades. Aí começou o diferente: Jonas fez o primeiro tricolor, aos 41 do primeiro tempo. Viria uma vitória sem sofrimento? Não. Aos oito da etapa final, Paredes empatou para os bolivianos. E o mais incomum possível aconteceu: aos 41 do segundo tempo, Tcheco cobrou falta sem muita força. Mas, o goleiro argentino Dulcich tomou um daqueles frangos históricos, vicando somente com as penas nas mãos. Final: 2 a 1 Grêmio, que lidera seu grupo na Libertadores.

- No Paulistão, sufoco para todos do G4. O Palmeiras, na terça-feira, venceu o Bragantino, de virada, por 2 a 1. Os gols palmeirenses foram marcados pelo paraguaio Ortigoza. Foi um jogo em que Luxemburgo foi o velho Luxa, mechendo na equipe e conseguindo um importante resultado.


O São Paulo não teve grandes dificuldades, mas também venceu apertado: 2 a 1 sobre o Noroeste, em Bauru. Os gols foram de Washington e Jorge Wagner. Que zaga horrível a do Norusca. E o São Paulo, no 4-4-2, conseguiu render muito bem. Aliás, é o mesmo velho São Paulod e Muricy: pode não encantar, mas sabe vencer e é fortemente competitivo.

No Pacaembu, Ronaldo se destacou, fez dois gols, sendo um de pênalti. Mas a defesa corintiana abusou de errar e a Ponte Preta saiu com um bom empate: 2 a 2. A queda de rendimento de Douglas no meio-campo corintiano é preocupante. O Corinthians ainda não convenceu, mas deve sim se classificar.

O único a não passar apertado foi o Santos. Justamente que tinha o adversário teoricamente mais complicado, o Santo André. Com uma bela exibição de Neymar e Paulo Henrique, o Peixe fez 3 a 0 na equipe do ABC. Porém, o resultado engana. Ainda com zero a zero no placar, o Santo André perdeu duas ótimas chances, com Cesinha e Antonio Flávio. Depois veio a boa atuação dos garotos. Madson - outro que jogou bem e mostrou merecer uma vaga titular -, Triguinho (evoluindo) e Neymar fizeram os gols. O Santos subiu para 5°, uma posição acima do Ramalhão.

E a Lusa ficou no empate com o Mirassol por 2 a 2. O segundo gol da Portuguesa só veio aos 42 do segundo tempo, com um gol de mão. O autor: Fabrício Carvalho, aquele atacante que teve boa atuação no São Caetano, teve problemas no coração, e no Goiás fez - e assumiu - um gol da mesma forma. O árbitro deu o gol, e a Lusa conseguiu se manter no G4.

- No Rio, nada muito comum também. O que não fugiu a rotina foi o Fluminense. Pela terceira vez seguida, o tricolor saiu perdendo, mas conseguiu a virada. Contra o Friburguense, o time começou mal, sofreu o gol, marcado por Ziquinha, e acordou. Roger, Conca (golaço!) e Thiago Neves marcaram. Fred não jogou. Comandado por Parreira, o Flu vai chegando, mesmo que sem convencer.

Agora, vamos ao incomum. Josiel fez três gols em um jogo! Quer mais que isso? Além do hat-trick, jogou bem! Incrível. E o Flamengo goleou o Madureira por 4 a 2. Bruno e Alex Alves fizeram os gols do tricolor. Juan, de pênalti, deu números finais. Agora vai?

O Botafogo ficou apenas no empate com o Americano, em pleno Engenhão: 2 a 2. Pdia ser pior, se o árbitro André Luis Paes Ramos não deixasse de marcar um pênalti escandaloso de Fahel sobre o atacante Keiza. Os gols do jogo: Victor Simões e Reinaldo, para o Bota; e Ernani e Kieza para o time de Campos. O time de Ney Franco caiu visivelmente de produção depois da Taça Guanabara. Domingo tem clássico contra o Flu.

Por fim, o Vasco se complicou para bater o Mesquita, em pleno São Januário. Justo contra o lanterninha do grupo B. Saiu perdendo, não se acertava em campo, mas conseguiu a virada no segundo tempo. Ederson Silva fez para os visitantes, mas Léo Lima e Jefferson (belo gol) deram a vitória ao Vasco. Élton perdeu um pênalti. Os desfalques, principalmente Carlos Alberto, atrapalharam o time.

- Agora, vamos a quem voou baixo pelos estaduais. O Inter goleou o Esportivo por 6 a 2. Três de Nilmar e três de Taison. Grande colorado, que chega a nona vitória seguida, com várias goleadas. Me perguntaram se acho o Inter o melhor do Brasil. Sinceramente e com todo o respeito, o Gauchão não serve de parâmetro. Mas que está voando baixo, está.

- Outro que deu um sacode foi o Cruzeiro: 7 a 0 sobre o Democrata/GV. Kléber foi outro a fazer três gols no meio de semana. Além dele, Gerson Magrão, Ramires, o jovem Bernardo (primeiro gol pelos profissionais) e Wanderley mataram o time de Governador Valadares. Mesmo com a goleada, a Raposa ficou com a vice-liderança.

Tudo por causa do Atlético, que bateu o Ituiutaba por 2 a 1. Detalhe nessa noite incomum: o Galo perdia por 1 a 0, gol de Paulinho Pedalada, até os 47 do segundo tempo. Aí Júnior fez o empate e, aos 50 (!), Kléber deu a vitória e a liderança ao alvinegro. Agora, o Atlético vai com a vantagem para a fase final.

- Outro estadual que chegou ao fim da primeira fase foi o Paranaense. De forma triste e trágica para o meu Londrina, que mesmo batendo o Coritiba por 2 a 1, não escapou do rebaixamento para a segunda divisão. Triste. Salvem o Londrina! O Atlético goleou por 4 a 1 o Engenheiro Beltrão e agora terá o supermando. Coisa de doido. E o Paraná também fez 4 a 1, sobre o Iguaçu.

- Outro 4 a 1 que aconteceu foi em Pernambuco, do Santa Cruz sobre o Cabense, com dois gols do eterno Marcelo Ramos. O Coral mantem viva as chances de levar o returno, graças ao empate do Sport contra o Ypiranga, na Ilha do Retiro, por 1 a 1. O Náutico passou apertadinho pelo Sete de Setembro: 4 a 3. Domingo tem Coral x Timbu!

- No Baiano, a dupla Ba-Vi tropeçou. O Bahia empatou com o Atlético, fora, por 2 a 2. E o Vitória perdeu em casa para o Fluminense, por 2 a 1. Resultado que derrubou Mauro Fernandes. Detalhe importante: foi a única derrota do treinador no comando do rubro-negro. Tem gente que teima em não aprender.

- Em SC, o Avaí venceu o Metropolitano por 2 a 1 e conquistou o segundo turno. Outro destaque da rodada foi o jogo entre Figueirense e Cricíuma: 5 a 4 para o Figueira, para completar essa semana incomum.

- Acabo de ver que no Goiano o Atlético fez 7 a 2 no Anapolina, fora de casa. Chega. Volto com a análise do fim de semana pelo Brasil, pelas Eliminatórias e, se der tempo, outras coisas mais.

Nenhum comentário: