Publicidade

segunda-feira, 16 de março de 2009

Domingo de Fred e Neymar

O domingo dos estaduais pelo Brasil teve dois destaques: a estréia de Fred, com dois gols, pelo Fluminense; e o primeiro gol do prodígio Neymar com a camisa do Santos. Teve mais também. Vamos ao rápido giro de segunda-feira.

- Dois gols e a "sina" de sempre deixar sua marca em estréias. Fred é um dos grandes atacantes brasileiros. Isso é fato. Mas não será a grande salvação do Fluminense. A vitória tricolor sobre o Macaé, de virada por 3 a 1, mostra um time com mais garra após a chegada de Parreira, porém com pouca evolução tática e individual. Wallacer abriu o placar para os visitantes, que ficaram em vantagem até os 23 minutos do segundo tempo, quando a estrela de Fred começou a brilhar. Abriu a porteira. Thiago Neves fez o segundo, nove minutos depois, e o novo camisa 9 do Flu matou o jogo, aos 42. Além de Fred, as alterações táticas de Parreira foram a diferença para essa virada. E como é bom ver Fred de volta.

- O Vasco continua a grande fase e venceu o Boavista por 1 a 0, fora de casa. Gol solitário do zagueiro Fernando, em um jogo que podia ser goleada. Várias chances perdidas pelo time vascaíno. Contudo, são 10 jogos invictos e volto a dizer: o Vasco voltou!

- Depois da ressaca de sofrer uma goleada em clássico, o Botafogo foi a Cabo Frio e não teve pena dos donos da casa: 4 a 0 sobre o Cabofriense. Victor Simões, duas vezes, Maicossuel e Renato fizeram o massacre. O time de Ney Franco segue vivo e, como disse em outro post, a goleada sobre o Vasco foi um jogo atipíco do alvinegro. Aliás, rubro-negros e tricolores que perdoem o PB, não seria injusto ver Vasco e Botafogo na final do Carioca. Aguardemos.

- No Paulistão, o grande nome foi Neymar. Continuo dizendo que é muito cedo para dizer se o garoto é ou não um novo Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Pelé ou só alguém. O que pode se dizer é que o meia-atacante sabe o que faz com a bola. Tem habilidade, visão e agilidade. Sofre do mesmo mal de Robinho: quer enfeitar o que pode ser simples. Algo que, se Vagner Mancini souber trabalhar bem, teremos mais uma peróla no futebol brasileiro. Sobre o jogo: 3 a 0 para o Santos sobre o Mogi-Mirim. Novamente mais uma bela festa santista no Pacaembu. Paulo Henrique, Rony e ele, Neymar, fizeram os gols. Tudo o que o time precisava para a semana que antecede o clássico contra o Corinthians: time vencendo, jogando bem, com boa estréia do garoto Neymar e a volta de Kléber Pereira confirmada. Vale lembrar que o Peixe recebe o Rio Branco/AC, na quarta-feira.

- Já o Corinthians ficou no empate sem gols com o Santo André. Todos estão dizendo que foi porque Ronaldo não jogou. Vale lembrar que o Corinthians que jogou até agora foi o 'sem-Ronaldo". Além disso, tem o fato de que não era um adversário qualquer. O Santo André é um bom time e não me surpreende se chegar as semifinais. Souza não pega. Dentinho melhorou, mas ainda precisa aparecer mais. Com o 0 a 0, o Corinthians se mantem na vice-liderança, e o Santo André caiu para a sexta posição, embora que fica um ponto atrás do Santos, que é o quarto. A boa notícia corintians: Ronaldo volta no clássico contra o Santos.

- E no Morumbi, o São Paulo jogou pro gasto: 2 a 1 sobre o Marília. Para variar, vimos um golaço de Hernanes e outro gol de Washington. João Vitor descontou. Vale dizer o grande número de passes errados do tricolor, o que não aconteceu exclusivamente ontem. Agora, foco na Libertadores. Especificamente no Defensor, quarta-feira, no Uruguai. Jogo duro.

- No Mineirão, um grande jogo. Faz tempo, muito tempo mesmo, que não se via um clássico entre América e Cruzeiro tão bom e disputado. Nunca um zero a zero foi tão injusto como esse. Várias chances perdidas e um jogo bom para o torcedor. Só faltou o gol. Com o empate, o Cruzeiro segue líder, mas apenas um ponto a mais que o Atlético. O América é o quinto.

- No clássico de Floripa, Avaí e Figueirense empataram em 1 a 1, na Ressacada. Não vi muita coisa sobre, mas parece ter sido outro grande jogo. Schwenck abriu o placar para o Figueira, no primeiro tempo. Emerson, aos 39 da segunda etapa, empatou. O Avaí é o terceiro colocado, três pontos a menos que o Joinville - que empatou com o Metropolitano, fora, também por 1 a 1. O Figueira é o quinto e, pelo que disse o estreante técnico Roberto Fernandes, já abandonou a disputa. O foco agora para o time é a Copa do Brasil e a Série B. Melhor para o Avaí.

- O meu Londrina é só decepção no Paranaense. Ontem, em mais uma partida pífia, foi derrotado pelo J. Malucelli, fora de casa, por 2 a 1. É agora o lanterna do Campeonato, folga na rodada do fim de semana e só tem mais uma partida. O rebaixamento bate a porta, mas ainda existe esperanças, até de classificação. O jogo do ano será contra o Coritiba, aqui em Londrina. Coritiba que ficou no empate com o surpreendente Cianorte, por 1 a 1, em pleno Couto Pereira. Ivo Wortmann teve a cabeça pedida pela torcida. Rene Simões está no mercado. O Atlético sorriu com tudo isso e praticamente confirmou a liderança na primeira fase, mesmo folgando na rodada.

- No Pernambucano, nada de muito novo. O Sport venceu mais uma - 2 a 0 sobre o Sete de Setembro, fora - e Ciro fez mais um gol, o 11º no Campeonato. Paulo Baier fez o outro. O Santa Cruz empatou em casa, contra o Salgueiro, e mais uma vez não deve ir para as finais. O "mais ou menos novo" foi o Náutico assumir a liderança, após bater o Ypiranga, nos Aflitos, por 3 a 0. Liderança essa dividida com o Sport.

- A dupla Ba-Vi venceu seus jogos no fim de semana e seguem brigando para ver quem fica com a liderança do Baiano. O rubro-negro venceu o Ipitanga, por 2 a 0, em casa. Mesmo placar da vitória do tricolor, fora, sobre o Poções. A diferença do Vitória para o Bahia é de três pontos, mas o tricolor tem um jogo a menos.

- E a dupla Grenal também venceu. O Inter bateu o homônimo de Santa Maria pelo apertado placar de 1 a 0. O Grêmio visitou o Sapucaiense e venceu por 2 a 0. Nada novo.

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

Rodrigo

esse neymar tá jogando demais!

se ele já ta fazendo esse estrago no Paulistao que é dificil

imagina o estrago que nao irá fazer o PHILIPPE COUTINHO quando entra no fraquissimo campeonato carioca!!

Tá chegando a hora da estreia do muleque!

SABE A SITUAÇÃO DO R.MANCHA?