Publicidade

sexta-feira, 20 de março de 2009

Jogou "pro gasto"

"Pro gasto" é, caso alguém estranhe, seria fazer o básico. Essas coisas. Vamos para uma análise rápida da semana no futebol. Seja Paulistão, Libertadores ou Copa do Brasil. Em todos essas competições, os times jogaram "pro gasto", para garantir o resultado. Vamos lá

- Na terça-feira, o Palmeiras jogou para retirar os asteriscos da tabela do Paulistão. Em partida adiada, o Verdão, comandado por Keirrison - sempre ele! - bateu o Noroeste por 2 a 0. Os gols? Só podia ser do K9. Um após passe de Cleiton Xavier, quando recebeu na área, dominou e fez. No segundo, cruzamento de Sandro Silva e, livre, de cabeça mandou pra rede. O resultado poderia ser mais amplo, mas o Palmeiras tirou o pé no segundo tempo e "relaxou" visando o jogo de sábado. Como não era ameaçado, nenhum problema. Com a vitória, o time abre seis pontos para o vice-líder Corinthians.

Um fato: Cleiton Xavier faz o time rodar. É quase o cérebro da equipe. Marca, tem saída de jogo e bom passe. Outro detalhe: no 4-4-2 o time se acertou melhor. Por último: Fabinho Capixaba é esforçado, mas não dá pra ser o único lateral-direito. Especulações: para a ala direita, se fala que Coelho pode chegar pro Brasileirão. E pro ataque Victor Simões, se não renovar com o Botafogo, tem grande chance de pintar no Palestra. Aguardemos.

- Na quarta-feira, pela Libertadores, jogo duríssimo para o São Paulo contra o Defensor. O time uruguaio tem uma boa equipe e chegou várias vezes com perigo ao gol de Rogério Ceni. Porém Borges aproveitou boa chance e mandou pras redes. O gol que o tricolor precisava. A pressão continuou, o time quase fez o segundo, mas como dito antes: jogou pro gasto: 1 a 0 e a liderança do grupo com sete pontos.

Muricy vai acertando o São Paulo. Do mesmo modo que fez ano passado. Não é um time brilhante, mas forte e competitivo. Zé Luís faz falta ao meio-campo, visto que Arouca ainda não se encaixou no estilo de jogo. O que se percebe não é nenhuma novidade: o São Paulo vai chegar, de novo.

- Outro brasileiro que venceu na quarta-feira jogando o básico foi o Cruzeiro. O adversário era do tipo ruim e chato. O Univesitário Sucre bate demais, de dar raiva. No primeiro tempo, a Raposa não se acertou em campo. No segundo tempo, mais calmo e acertando os passes, o time chegou aos gols da vitória. Duas vezes com Wellington Paulista, sendo o primeiro de pênalti. Ou seja: "pro gasto". Cruzeiro líder do seu grupo e vai indo, de pouco em pouco, e pode chegar longe. Eu acredito.

- Ainda quarta-feira, pela Libertadores, destaque para as vitórias do Boca Juniors sobre o Guarani/PAR (3 a 1) e do Libertad sobre o San Lorenzo (1 a 0). O Boca tá indo devagar, mas indo, com 100% em três partidas. E o Libertad merece uma atenção especial: quatro vitórias em quatro jogos.

- Nos resultados desta quinta-feira, teve goleada do Nacional sobre o River Plate por 3 a 0, no Uruguai. Detalhe: os uruguaios também estão 100% (3J, 3v). Mesma situação do Sport, só que os pernambucanos tem dois jogos. Para salvar a noite argentina, o Estudiantes fez 4 a 0 no Deportivo Quito e caminha para ser o vice-líder do grupo do Cruzeiro.

- Na Copa do Brasil, o Santos fez 4 a 0 no Rio Branco/AC e passou pra próxima fase. Mas foi outro que fez "pro gasto". Primeiro tempo devagar, que o torcedor só acordou com o susto do time acreano, duas vezes com o meia Testinha. No segundo tempo, Neymar - joga! - abriu o caminho. Lúcio Flávio, Germano - em um dos gols mais esquisitos que já vi - e Kléber Pereira (usando a camisa 100, referente ao número de jogos pelo Peixe) mataram o jogo. Agora que venha o clássico.

- Ainda pela Copa do Brasil, o Náutico passou pelo Moto Clube fazendo o básico: 2 a 0. Mesmo placar que o Juventude fez no Atlético Sorocaba. Quem por pouco não se complicou foi o Vitória. Jogando em casa contra o ASA/AL - aquele mesmo! - saiu perdendo, empatou no segundo tempo e levou o jogo pros pênaltis. Viafára salvou e levou o rubro-negro à próxima fase.

- Ontem, o rival Bahia passeou sobre o Potiguar, vencendo por 6 a 1. No Mineirão, o América perdeu para o Águia de Marabá, por 1 a 0. Pobre Coelho.

- Os confrontos da segunda fase: Vasco x Central, Icasa x Confiança, Atlético Mineiro x Guaratinguetá, Vitória x Juventude, Corinthians x Misto, Atlético-PR x ABC, Fluminense x Águia-PA, Goiás x Brasiliense, Botafogo x Americano, Ponte Preta x Figueirense, Santos x CSA, Coritiba x Bahia, Flamengo x Remo, Paraná x Fortaleza, Internacional x Guarani, Náutico x Criciúma.

Volto depois com a análise do fim de semana.

Nenhum comentário: