As oitavas-de-final da Champions League determinaram o domínio inglês e o fracasso italiano. Os quatro times da terra da rainha se clasificaram, despachando três italianos e um espanhol. Uns deram um baile, outros jogaram pro gasto e ainda teve gente só classificando no sufoco. Vamos aos jogos e as oito equipes classificadas.
- Na terça-feira, o Liverpool recebeu o Real Madrid, com a vantagem de 1 a 0 no jogo de ida. O que esperar? Os Reds recuados e os Merengues pressionando? Um jogo tático de Benítez, devido a pequena vantagem? Que nada. Com um show da dupla Gerrard e Fernando Torres, o Liverpool atropelou o Real: 4 a 0, com dois gols de Gerrard e um de Torres. Dossena fez o quarto. O outro destaque da partida, por incrível que pareça, foi Iker Casillas. O goleiro espanhol fez grandes defesas e salvou seu time de uma goleada ainda maior. Por fim, Reds nas quartas, e com futebol de favorito.
- Quem conseguiu um placar histórico foi o Bayern Munique. Não bastava o sacode de 5 a 0 do jogo de ida sobre o Sporting, em Portugal, o time bávaro fez mais ainda em casa: 7 a 1. Sem reação nenhuma dos portugueses. Podolski (duas vezes), Anderson Polga (contra), Schweinsteiger, Van Bommel, Klose e Müller. João Moutinho descontou para os portugueses. Um detalhe: o time alemão, comandado por Klinsmann, não vem no Nacional, mas aparece forte para a CL.
- O Chelsea parece ter entrado nos trilhos com Guus Hiddink. O empate em 2 a 2 com a Juventus, em Turim, garantiu os Blues - que venceram o primeiro jogo por 1 a 0 - e continua invicto sobre o comando do holandês. Foi um jogo muito equilibrado, onde se percebeu a diferença dos técnicos. Cláudio Ranieri não soube mecher bem na equipe quando necessário, sofreu com a saíde de Nedved logo aos 12 minutos de jogo e tirou Iaquinta, autor do primeiro gol, de maneira equivocada, quando o jogo estava 1 a 1. O italiano, aliás, fez uma bela jogada com Del Piero para abrir o placar. No finalzinho do primeiro tempo, Essien empatou. A Velha Senhora veio melhor pro segundo tempo, mas a expulsão do zagueiro Chiellini complicou a situção da equipe. Mesmo assim, Del Piero, de pênalti, fez o segundo gol e deu esperanças aos italianos. Mas, aos 38, quando a Juve buscava o resultado a todo custo, Belletti cruzou e Drogba colocou os Blues nas quartas.
- E o Submarino Amarelo está de volta as quartas das LC. O Villareal conseguiu uma grande vitória sobre o Panathinaikos, na Grécia, por 2 a 1, e garantiu a vaga na próxima fase. Os gols saíram no segundo tempo. Logo aos 4 minutos, Ibagaza acertou um chute na gaveta e abriu o placar para os espanhóis. A fanática torcida grega apoiou a equipe da casa e aos 14 minutos Mantzios, de cabeça, empatou o jogo. Porém, mais dez minutos e Llorente fez o gol da classificação dos visitantes. Vale dizer que o Villareal tem aqueles times arrumadinhos, com cara de zebra.
- Na quarta-feira, mais quatro grandes jogos. Destaque, claro, para o confronto entre Manchester United e Inter de Milão. A vitória inglesa confirma a grande fase que vivem. Um futebol tático, correto e de muita qualidade. Sir Alex Ferguson é fantástico. Consegue fazer o time rodar, ser ofensivo e sem dar espaços. Nem o "estrategista" José Mourinho conseguiu reverter. Foi uma grande partida, com várias chances criadas por ambas equipes. Os gols saíram no início de cada tempo. Vidic fez 1 a 0, aos três minutos de jogo. Cristiano Ronaldo, aos quatro do segundo tempo, matou o jogo em 2 a 0. Destaques para Rooney e Giggs, que jogam demais. Pela Inter, Júlio César salvou os italianos de sofrer uma goleada. O que se via em campo era um time desorganizado e perdido, que não conseguia furar a barreira inglesa. Manchester classificado e, sem exageros, em busca do bi.
- Quem pode parar essa caminhada dos Devils é o Barça. Com uma goleada de 4 a 1 sobre o Lyon, os espanhóis se classificaram e mostraram ter potencial para chegar longe. Um resultado justo e que podia ser mais amplo. O Lyon não conseguia respirar. Henry, aos 25, abriu o placar e, aos 27, fez o segundo. Aos 39, Messi fez um golaço e matou qualquer reação dos franceses. Ainda na primeira etapa, Eto'o fez o quarto, aos 42. Em 45 minutos, 4 a 0 e a mão na vaga. Juninho Pernambucano descontou, após belo corta-luz de Benzema. Mas, Barça classificado e com tudo.
- O Porto eliminou o Atlético de Madri, em Portugal. Com um 2 a 2 no jogo de ida, os portugueses conseguiram a vaga com o empate sem gols em casa. Embora merecia sair com a vitória, pois criou várias chances e exigiu uma bela atuação do goleiro Leo Franco. Uma pena ver o Atlético fora da luta, com o bom time que tem: Aguero, Simão, Maxi, Forlan, entre outros. E o Porto é mais um time bem organizado que vai como zebra. Quem sabe.
- Por fim, o jogo mais equilibrado. Arsenal e Roma fazem campanhas parecidas nos campeonatos ingles e italiano, respectivamente. São duas equipes que todo mundo esperava mais na temporada, mas que não engrenaram. Com tudo isso, os dois tiveram que ir aos pênaltis. No jogo de ida, 1 a 0 para os ingleses. Ontem, o zagueiraço Juan fez o gol dos italianos. Os dois times criaram boas chances, mas a decisão foi mesmo para as penalidades. No fim, 7 a 6 para os Gunners, quatro ingleses nas quartas e nenhum italiano classificado.
- Na ponta do papel então. Classificados: Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea, Porto, Villareal, Barcelona e Bayern Munique. O sorteio das quartas-de-final será no próximo dia 20 de março, em Nyon, na Suíça.
- Meus pitacos: Manchester e Barça são os maiores favoritos. Liverpool vem logo atrás. Bayer Munique e Chelsea podem pintar. Arsenal, Villareal e Porto são zebras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário