Publicidade

segunda-feira, 30 de março de 2009

Pequeno nas alturas

O que acontece com a Seleção de Dunga? Como pode uma equipe jogar bem, pra frente contra Itália e Portugal e, contra os pequenos sul-americanos se encolher? O empate de ontem não é um resultado ruim, mas a forma que o Brasil veio a campo que me espanta. Outro detalhe: alguns jogadores comprovam cada dia mais que não merecem vestir a amarelinha. Seja por um tempo ou seja sempre.

O Equador se postou melhor em campo, foi mais ofensivo e buscou o gol desde o início da partida. Alguns podem pensar que "eles estão acostumados com a altitude". Será que foi essa a diferença, ou a postura tática? Porque sempre a altitude é a culpada? Penso que se a altitude ganhasse jogo, Bolívia e Equador seriam as grandes forças do futebol. O fato é que o Equador lembrou a LDU do ano passado: com forte marcação na saída de bola, congetinando o meio de campo e explorando a velocidade de Guerrón pela direita.

Terminar o primeiro tempo no zero a zero saiu ótimo para o Brasil. O time atacava pouco, Ronaldinho Gaúcho e Elano não se achavam e, com isso, Robinho e Luís Fabiano não apareciam na partida. Os dois chutes brasileiros só vieram através dos laterais Marcelo, aos 4, e Daniel Alves, aos 38. Daniel que entrou no lugar de Maicon, machucado.

No segundo tempo, o ritmo equatoriano diminui, mas continuou dominando o meio. Júlio César ia salvando, fazendo o que podia, e Cevallos apareceu apenas uma vez, em defesa no chute de Luís Fabiano. Aí Dunga resolveu mudar. Tirou Elano, apagado e colocou... Josué(!). Depois vez o correto, colocando Júlio Batista no lugar de Ronaldinho Gaúcho. Deu certo e na primeira bola, o meia-atacante da Roma recebeu na área e abriu o placar: 1 a 0 para o Brasil.

Depois, Luís Fabiano quase ampliou, perdendo boa oportunidade. A Seleção parecia melhorar, mas o Equador voltou a pressionar. Júlio César fazia vários milagres mas, aos 44 do segundo tempo, não conseguiu fazer o impossível. Em uma falha de posicionamento da defesa e depois de mais uma defesa fantástica do goleiro brasileiro, Noboa pegou o rebote e fez o gol de empate.

Vamos as atuações:

Júlio César foi fantástico. Cada dia mais comprova que é o melhor goleiro brasileiro e um dos melhores do mundo. Reflexos apurados e ótimo posicionamento. Maicon saiu machucado, o que poderia ser diferente com ele em campo. Daniel Alves não foi bem. Afobado na marcação, subiu pouco em relação ao que faz no Barcelona. Lúcio foi bem, seguro, salvo uma falha ou outra. Já Luisão, é um dos que não merecem chance na Seleção. Nunca me convenceu. Juan, Thiago Silva e Miranda, ao lado de Lúcio, é o quarteto ideal. Na esquerda, Marcelo mostra cada vez mais que é meia. Não sabe marcar. Não sabe explorar o lado esquerdo e levou um baile de Guerrón. Quem pro lugar dele? Kléber? Uma pena que ninguém vê o que Fábio Aurélio anda fazendo no Liverpool.

O meio campo foi patético. Uma coisa é você precisar de um volante de contenção, de marcação. Isso eu concordo. Mas, Gilberto Silva não serve para isso, pelo menos não na seleção. É lento, não tem bom passe e errou até posicionamento. Pierre, Jean, Edinho, entre outros, fazem isso muito melhor. Felipe Mello teve uma atuação discreta. Será que Hernanes e Ramirez, para não mencionar outros, não servem para essa posição?

Mais a frente, o terceiro da minha lista que merece um tempo: Ronaldinho Gaúcho. Não é o mesmo. O jogo para no pé dele, não ganha velocidade. Travou mais ainda a equipe, e isso não foi só contra o Equador. Elano tem crédito pelo que já fez em outros jogos, mas ontem sumiu. Outro detalhe: Kaká é absoluto. E Júlio Batista, pelo que fez ontem e, principalmente, pelo que tem feito na Roma, merece mais chances.

No ataque, Robinho até tentou e fez bom passe para Júlio Batista marcar. Porém, é evidente que caiu de produção. Luís Fabiano foi abaixo do que se espera. Mas ainda tem crédito, assim como Elano.

Dunga tem momentos de lucidez, mas também tem uns apagões. O time está mal, sem criatividade e você coloca Josué? A princípio, pensei que seria para soltar Fellipe Mello como meia, mas não foi o que aconteceu. Dunga lembra muito o Parreira de 94. Muito mesmo. Será que vai dar certo de novo? Aguardemos.

- Ainda pela Eliminatórias: o Uruguai bateu o Paraguai por 2 a 0, em Montevidéu. Os gols uruguaios foram de Forlán e Lugano. A Celeste vai crescendo em momento cruscial das Eliminatórias. A Argentina fez um sacode em cima da Venezuela: 4 a 0, em Buenos Aires. O nome do jogo: Messi. Tem tudo e mais um pouco pra ser eleito o melhor do mundo pela Fifa ano que vem. Ele fez um dos gols. Tevez, Maxi Rodriguez e Aguero fizeram os outros. Em Bogotá, a Colômbia venceu a Bolívia por 2 a 0, com gols de Macnelly Torres e Wason Rentería.

Fechando a rodada, o Chile venceu o Peru, por 3 a 1, jogando em Lima. Sanchéz, Suazo e Fernandéz marcaram para o Chile, enquanto Fano descontou para os peruanos.

Nenhum comentário: