Publicidade

domingo, 22 de março de 2009

Um domingaço

- Um grande domingo. A começar pela grande expectativa que cerca o confronto entre Corinthians e Santos. É um grande clássico. Amigos santistas me falam que o Corinthians é o grande rival santista. É o jogo que marca o encontro entre Neymar x Ronaldo. Embora que para mim, o nome será um coadjuvante.

Pode ser Douglas, se voltar a jogar o que sabe (e pode). Pode ser Lúcio Flávio, que vive a mesma situação de Douglas. Não a toa são os camisas 10 desse clássico, onde quem usava esse número fazia a difenrença. Logicamente, estou curioso para ver Neymar no seu primeiro grande confronto. Também estou esperando para ver se Ronaldo será mais uma vez decisivo. Talvez quem brilhe são os destaques do ano passado: Dentinho ou Kléber Pereira, que ainda não mostraram bom futebol.

Enfim, um jogão. O fato de ser no Pacaembu poderia dar ao Corinthians certo favoritismo, mas só pela torcida. O Santos, de maneira inteligente, jogou alguns jogos - e muito bem - no estádio e já conhece bem o gramado. Meu pitaco: se Elias e Chicão não jogarem, a coisa complica para os corintianos. Se jogarem, tem tudo para ganhar.

- O São Paulo vai a Jundiaí, enfrentar o Paulista, com força máxima. Pelo que Muricy disse, acabou o tal rodízio. O time só tem os defalques por contusão (André Dias e Zé Luís) e por suspensão (Junior Cesar e Dagoberto). Do resto, força máxima. O Paulista não é nenhum timaço, mas vale a atenção para um time que complicou a vida de Corinthians e Santos.

- E a Lusa vai até Itu enfrentar o Ituano, com Fellype Gabriel como titular, mas sem o volante Ygor machucado. A Portuguesa é a sexta colocada, mas se vencer hoje, pode voltar ao G4.

- No Rio, todas as atenções ao clássico Vasco x Flamengo. A grande diferença entre os times foi notada essa semana. Enquanto alguns jogadores do rubro-negro ficavam aguentando e conversando com alguns torcedores - até quando! - sobre as atuações do time, o Vasco teve uma semana de trabalho tranquila. O Fla ainda não convenceu e conseguiu pagar os salários, pelo menos isso. A equipe cruzmaltina está evoluindo, Dorival Júnior acertou o time e entra sim como favorito no Maraca.

No Flamengo, o retorno de Ronaldo Angelim e Ibson são ótimos para Cuca. No Vasco, o volante Nílton volta após cumprir suspensão. Os nomes do jogo podem ser Ibson e Carlos Alberto, cérebros do time. Ou será Josiel? Amaral? Quem sabe... Em clássico de Vasco x Fla, tudo pode acontecer.

- O Botafogo recebe o Duque de Caxias, no Engenhão. É a volta do alvinegro ao estádio. Reinaldo e Victor Simões voltam ao ataque. O único desfalque é Léo Silva. Batista entra no seu lugar. O Duque não tem cara de quem vai surpreender.

- No Gauchão, o Grêmio, embalado pelo 6 a 1 sobre o São José nessa semana, enfrenta o Canoas, fora de casa. Celso Roth mandará a campo seu time reserva, visando a Libertadores: quarta-feira tem o Aurora, em casa. A vitória hoje é importante para a equipe chegar mais próximo às quartas-de-final do returno.

- Pelo Mineiro, o Cruzeiro visita o Rio Branco para se manter na ponta. O Rio Branco está com 100% de aproveitamento em casa. Kléber volta. Promessa de gols e cartões? O Atlético recebe o Villa Nova, no Mineirão, podendo assumir a ponta em caso de tropeço do rival.

- No Paranaense, o Atlético visita o Paranavaí para confirmar a liderança. O vice-líder Coritiba enfrenta o surpreendente Nacional, terceiro colocado. E o meu Londrina folga, secando os adversários para não fechar a rodada praticamente rebaixado. Está é a penúltima rodada da primeira fase.

- Em Pernambuco, o Sport recebe o Porto e o Náutico vai até Caruaru enfrentar o Central. Os dois estão 100% no segundo turno.

- Hoje tem Ba-Vi em Pituaçu. O líder Vitória tenta devolver a derrota sofrida no Barradão, sem Vanderson mas com a estréia do experiente Ramón (aquele!). A força do time está no ataque formado por Nadson e Neto Baiano. O Bahia, vice-líder, vem embalado pela goleada de 6 a 1 sobre o Potiguar, pela Copa do Brasil. Léo Medeiros não joga, mas Rubens Cardoso volta. Vai ter festa em Salvador.

- Outro clássico será em Goiânia, no confronto entre Goiás e Atlético. É o confronto entre o líder do grupo B, Atlético, e o vice-líder Goiás. Um ponto separa os dois times. Hélio dos Anjos deve pintar com um esquema totalmente novo, com quatro zagueiros. PC Gusmão conta com a boa fase de sua equipe, invicta com 10 vitórias e 3 empates.

- Mais um clássico: Ceará e Fortaleza, no Castelão. O Vovô não começou bem o segundo turno e tenta se recuperar para chegar as semifinais. O tricolor é o terceiro colocado e tenta enconstar no líder Guarany de Sobral. Jogão.

Um domingão! Como diz um amigo, a única graça dos estaduais é ver os clássicos mais vezes. Concordo.

Um comentário:

Rafael Zito disse...

Olá Rodrigo,

Cara aceito a parceria... vou colocar seu link na pagina do Jornalismo Esportivo...

Obrigado pela visita e espero ve-lo mais vezes por lá.

Um abraço.