Publicidade

domingo, 8 de março de 2009

O Maior do Brasil

Palmeiras x Corinthians. Quando esse confronto aparece em qualquer tabela, todo torcedor aguarda com anseio por esse jogo. É o maior do Brasil. Não a toa apareceu como um dos 10 maiores clássicos do mundo. São grandes campeões, tem 92 anos de história, mais de 300 confrontos. Duas torcidas apaixonadas e fiéis.

Hoje, os dois times se confrontam em momentos distintos. O Palmeiras vem de um sacode em pleno Palestra, frente ao Colo-Colo pela Libertadores. Já o Corinthians vem animado com a vitória sobre o Itumbiara, pela Copa do Brasil, além claro do "momento Ronaldo". Esse fato, que para alguns pode fazer o Corinthians favorito, trás para o torcedor palmeirense lembranças recentes de que seu time chegou em certa "crise" (deixo claro que hoje não há isso no Palestra), conseguiu bater o arquirival.

Além do confronto em si, será um duelo de dois fenômenos. De agora e de antes. De um lado, Keirrison, o K9, 13 gols em 10 jogos no ano, um conhecedor da grande área, habilidoso, veloz, inteligente. Mesmas caracteristícas que pertenceram a Ronaldo, o R9, anos atrás. Hoje, visivelmente fora de forma, é muito mais atração pelo "será que ele volta como antes", ou "será que ele apronta alguma hoje". É fato que apesar da forma fisíca não ser a ideal, a inteligência e a habilidade não se perderam. Falta o ritmo de jogo.

É um grande jogo. Daqueles que vão ser comentário durante toda a semana, nos bares, faculdades, rodas de amigos, etc. O Brasil respira esse clássico e por isso é o maior do Brasil. Nenhum é tão comentado. Grenal, Galo e Raposa, BaVi, Fla-Flu, entre tantos, não ganham tanta atenção de torcedores como o Dérby. Para ele, os torcedores do Brasil inteiro direcionam a atenção, sendo palmeirense, corintiano, ou não.

Um jogão! K9 e R9 só nos trás na memória os bons tempos que os craques circulavam por aqui, e não pelo Velho Mundo. Quem ganha o torcedor. Como disse Mauro Beting, em coluna no Lance! ontem, "ambos os times carregam em si uma semelhança. O branco". Que seja de paz. Aí sim, o espetáculo será o maior de todos.

Nenhum comentário: