Publicidade

sábado, 7 de março de 2009

Curtas da Semana - Libertadores

Uma semana muito boa para os clubes brasileiros na Libertadores, com excessão do Palmeiras. Já para os argentinos, apenas o Boca se salvou, e olha que com muito custo.

- Começando pela derrota do Palmeiras. O Colo-Colo tem uma boa equipe, tanto que a derrota na estréia foi vista com certa surpresa. Porém, é um time que sabe jogar de forma tática, ponto que destruiu o esquema de velocidade do Palmeiras. O outro fator que fez o Colo-Colo bater o Verdão foi a deficiência da zaga palmeirense, ponto que já vinha sendo discutido há alguns jogos. Além de tudo isso, Luxemburgo errou. Primeiro ao colocar Marcão como titular pela ala-esquerda, sendo que sempre foi um lateral com características mais defensivas. Depois deveria ter voltado para o segundo tempo com Lenny.

Tudo isso, de certa forma, influenciou o time chileno a vencer a partida no Palestra. Os gols do Colo foram de Barrios (ótimo atacante), Torres e Gonzáles. Keirrison (sempre ele) fez o do Verdão, que agora não pode ter outro pensamento senão os 12 pontos nos próximos quatro jogos. Possível? Sim. Fácil? Não. Principalmente os dois jogos com o Sport.

Deixo aqui uma pergunta: Luxemburgo resistirá caso o Palmeiras não passe as oitavas? Hoje, minha resposta é não, mesmo sabendo que não há um nome a altura no mercado (considerando que Felipão não volte ao Palestra e fique na Europa). É esperar pra ver.

- Ainda pelo Grupo 1, o Sport deu uma lição na atual campeã, a LDU, e mostrou que também sabe fazer um alçapão, mesmo sem altitude. Vale a pena ficar de olho nos pernambucanos. A mescla de torcida, time raçudo e uma ótima revelação podem levar o Leão da Ilha mais longe do que se pode imaginar.

Não foi um jogo fácil. A LDU também tem um bom time, destaque para o argentino Manso, que tem boa qualidade. Mas era o dia do Sport. Daniel Paulista e Paulo Baier, de pênalti, fizeram os gols do 2 a 0.

Vale destacar: como joga bola o jovem Ciro. Desde que surgiu no ano passado, tem me surpreendido. É evidente que estamos tratando de um craque. Mais um para esse celeiro chamado Brasil.

- Agora sobre o Grupo 2, o Boca vai indo, de "1 a 0" em "1 a 0". Desta vez, bateu o Deportivo Táchira, fora de casa, com gol de Figueroa, aos 42min do segundo tempo. Com isso, a liderança é dos argentinos.

- Na chave 3, o River se deu mal e perdeu fora de casa para o San Martin, por 2 a 1. O líder do grupo é o Nacional, do Uruguai, com 6 pontos.

- O São Paulo é o líder do grupo 4. Posto assumido depois da vitória sobre o América, em Cali, por 3 a 1. O grande destaque é a qualidade de passe e criação conquistada com a alterção feita por Muricy. Foi só jogar Jorge Wagner como meia, e soltar Junior Cesar na ala, que deu uma nova cara ao tricolor. Uma vitória sem contestações. Os gols do São Paulo foram marcados por Washington (2) e Borges. Cortez (um golaço) diminuiu. O Tricolor é líder, com 4 pontos, ao lado do Defensor/URU.

- No grupo 5, a ponta é do Cruzeiro, que fez seu terceiro jogo na competição. Vitória em Sucre, contra o Universitário, por 1 a 0, gol de Thiago Ribeiro. A Raposa vai muito bem e, penso eu, que terá fôlego para chegar mais longe que o ano passado. Time pra isso possui, principalmente com a dupla Wagner-Ramires. Tem também o atacante Kléber, porém este precisa colocar os nervos no lugar. São dois jogos na competição e duas expulsões. Praticamente um "novo Edmundo"!

- No 6, o Caracas vem se firmando com possível surpresa dessa fase. O time venezuelano bateu o Chivas, em casa, por 2 a 0 e com um futebol convincente. É a mesma chave de Lanús e Everton (CHI).

- Na chave 7, o Universidad do Chile venceu fácil o Aurora, por 3 a 0, e é o líder. Mas, tem um jogo a mais que o Grêmio. Porém, os chilenos tem time para chegar.

- Por fim, no grupo 8, o Libertad venceu o San Lorenzo: 2 a 0, e chegou a três vitórias em três jogos. De novo esse time paraguaio vai fazendo uma boa campanha. Resta saber se tem pique para chegar além. Já o time argentino precisa se recuperar, visto que são 3 pontos em 3 jogos. Muito pouco.

Nenhum comentário: