Publicidade

domingo, 8 de março de 2009

Giro pelo Brasil

Fim de semana com grandes tropeçando, início da Taça Rio, técnicos na corda-bamba, e muito mais. Vamos ao giro.

- No Paulistão, o Santos venceu o Oeste, no Pacaembu, por 2 a 1. Os gols santistas foram de Roni e Madson. Dezinho descontou. Aos poucos, o Peixe vai engrenando com Vagner Mancini e se mantem no G4. Outro detalhe: que festa da torcida santista, com mais de 20 mil na capital.

O São Paulo tinha tudo pra encostar no líder Palmeiras. O adversário era o lanterna, mas o time misto tricolor não conseguiu cumprir seu papel. Bom para o Mogi-Mirim, que venceu por 2 a 0, com dois gols do atacante Marcelo Régis, e saiu da última colocação.

Quem aproveitou o fim de semana pra ficar na cola do G4 foi a Lusa, que venceu a Ponte Preta, no Canindé, por 1 a 0. O jogo marcou a estréia de Paulo Bonamigo no comando, que viu o atacante Edno marcar o gol da vitória. Outro que segue um lugar entre os quatro primeiros é o Santo André, que bateu o Paulista, fora de casa, por 3 a 0.

- Na abertura da Taça Rio, vitória dos quatro grandes. Todas sem maiores dificuladades, mas com algumas evidências. No sábado, o Flamengo bateu o Cabofriense, por 3 a 1, no Maraca. Gols de Douglas, Ibson e Everton. Anselmo Ramom fez o de honra para os visitantes. Três colocações: o ataque, seja com Obina, seja com Josiel, é pifío; Léo Moura no meio vai dando certo; e o Flamengo ainda não convenceu. Falta algo.

O Vasco venceu o Friburguense, sem muito esforço: 3 a 0, em São Januário. Carlos Alberto, Élton e Rodrigo Pimpão - um balaço da entrada da área - fizeram os gols. O Vasco vai ganhando corpo e um time arrumado. Tudo o que precisa pra chegar bem na Série B.

Com Carlos Alberto Parreira no camarote, o Fluminense passou apertado pelo Mesquita, fora, por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado por Everton Santos (em ótima fase), aos 45 do segundo tempo. O Flu merecia vencer, é fato. Mas, o time ainda precisa de uma cara. Falta padrão tático, o que Parreira pode e sabe fazer. Porém, hoje, é um time confuso.

Por fim, o Botafogo venceu o Tigres, por 3 a 2. O alvinegro não jogou bem, mas fez pro gasto. Ainda existem erros, principalmente em saída de jogo e marcação. Juninho, Victor Simões e Gabriel fizeram os gols do Bota. Leandro Chaves e Sorato (aquele!) fizeram para o Tigres.

É só o começo da Taça Rio. Entretanto, se alguns grandes (leia Fla-Flu) não melhorar, pode ficar de fora das semifinais.

- No Campeonato Mineiro, um "tropeço" normal do Cruzeiro, que ficou no 0 a 0 com o Tupi, no Mineirão. Resultado injusto, diga-se. E o Galo venceu fácil o Democrata, fora, por 3 a 1, com gols da boa dupla Éder Luís e Diego Tardelli (2). Aliás, foi o 10° gol de Tardelli no Mineiro. A liderança é da Raposa, com 20 pontos, três a mais que o Atlético, vice-líder.

- No Gauchão, Inter e Grêmio vieram com times mistos. O Colorado sobrou em campo: 4 a 0 sobre o Veranópolis, com destaque para Andrezinho, com dois gols. Giuliano e Marcelo Cordeiro fizeram os outros gols. Vale dizer que o Inter tem bons jogadores no time reserva: além dos que marcaram os gols, o goleiro Michel Alves e os atacantes Walter e Alecsandro.

O time reserva gremista não teve o mesmo desempenho. A derrota para o Santa Cruz, fora, por 3 a 2, coloca o técnico Celso Roth ainda mais com a corda no pescoço. Um resultado negativo contra o Chicó, na Colômbia, pela Libertadores, pode ser a gota d'água. Nem a estréia do argentino Maxi Lopéz salvou. Os gols do Grêmio foram marcados por Reinaldo e Herrera. Rafael Pati, Polaco e Eraldo deram a vitória ao time da casa.

Foi a abertura do segundo turno. Só o Grêmio que já jogou duas vezes - e só tem 1 ponto. Acorda, Imortal!

- No Paranaense, só o Atlético se salvou nesse fim de semana. Aliás, o Furacão está sobrando nesse Campeonato, com um futebol convincente e bem armado em campo. No sábado, 3 a 0 sobre o Londrina (salvem o LEC!).

Melhor ainda para os rubro-negros foi ver os rivais tropeçando. O Coritiba perdeu para o J. Malucelli, por 1 a 0, e o Paraná perdeu para o Nacional, 2 a 0. Para o tricolor, o resultado causou o pedido de demissão de Paulo Comelli do comando da equipe, e manteve o time pertinho da zona de rebaixamento.

- Em Santa Catarina, o Avaí goleou o Cricíuma, por 4 a 0, e se mantem na briga. O Tigre já conquistou o primeiro turno. O Figueirense segue mal e perdeu mais uma: 1 a 0 para o Atlético Ibirama. A liderança do 2° turno é do Joinville, que passou pelo Brusque, por 2 a 0.

- No clássico goiano, o Goiás venceu o Vila Nova por 1 a 0, gol de Iarley. Destaque da rodada para Túlio Maravilha, que fez três gols na goleada do Itumbiara sobre o Santa Helena, por 4 a 1. No grupo A, o Crac, mesmo perdendo em casa para o Atlético por 2 a 1, é o líder, seguido por Trindade e Vila. No B, o Goiás segue na ponta, dois pontos a frente do Atlético. Vale lembrar que os jogos são de cruzamento dos times do A com o B. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo. Tabela das mais complexas.

- Na terra do frevo, o Náutico, já sem Roberto Fernandes, venceu no sufoco o Serrano: 1 a 0, gol de Gilmar. O Santa bateu o Porto por 2 a 0, dois gols do zagueiro Thiago Matias (aquele, ex-Palmeiras). E o Sport, com show e dois gols de Ciro, goleou o Salgueiro por 4 a 2. Os três rivais dividem a liderança do 2° turno, com 6 pontos.

- Por fim, na Bahia, a dupla Ba-Vi segue disputando a liderança. A ponta é do Vitória, que venceu sem dificuldades o Camaçari, por 2 a 0. O Bahia goleou: 4 a 1 no Vitória da Conquista. O rubro-negro está dois pontos a frente do tricolor, mas com um jogo a mais.

Nenhum comentário: