Publicidade

domingo, 1 de março de 2009

Campeões e líderes

O fim de semana foi de campeões de turno pelos estaduais: 5 ao todo. Também foi marcado por equipes que são mais líderes do que nunca, com é o caso do Palmeiras, que teve um fim de semana quase perfeito, em termos de tabela, pelo Paulistão. Quem também merece destaque é o Santos, que venceu o clássico e está de volta ao G4.

- Começando pelos campeões, logicamente pelo passeio do Botafogo sobre o Resende. É o que disse no post ontem: Ney Franco faria a diferença. Soube posicionar a equipe, tatica e psicologicamente, para a decisão. A entrada de Lucas Silva foi muito boa para a equipe. Para o Resende, fica o prazer de chegar a decisão. Mas o Botafogo foi superior e mereceu muito esse título. Não só pela partida desse domingo, mas por toda a Taça Guanabara. Ao meu ver, foi o time que apresentou melhor desempenho (sem esquecer da evolução do Vasco). E o mais importante: os alvinegros agora tem cadeira cativa na final. E anotem: Ney virá pra matar na própria Taça Rio.

O placar vocês devem saber: 3 a 0, gols de Reinaldo, Lucas Silva e Maicossuel. Merecedores pelo bom desempenho na partida e/ou competição.

- No Gauchão, deu Inter! 2 a 1 sobre o Grêmio, no Beira-Rio. A qualidade foi maior que a raça. Os gols do colorado foram marcados por Indío e Magrão. Alex Mineiro descontou. Vale destacar uma coisa: Celso Roth veio fechado demais para uma decisão. Isso fez com que o Inter dominasse o meio-campo e criasse as melhores oportunidades. Só mudou isso após a entrada de Jonas no ataque. A partir dali, o tricolor melhorou, empatou e podia até chegar a virada. Só que o Inter aproveitou melhor as chancer e fez o segundo gol com Magrão.

Só pra constar, não faltaram discussões, confusões, divididas. Ou seja, tudo aquilo que compõe um Grenal. O Inter está na final. O Grêmio precisará dar mais atenção ao Gaúcho se quiser realizar mais um Grenal.

- Os outros campeões de turno do final de semana foram o Ceará, que venceu o Ferroviário por 1 a 0, gol de Luís Maranhão. Como também venceu o primeiro jogo pelo mesmo 1 a 0, o Vovô leva a taça e garante vaga na final. No Pará, o Paysandu perdeu por 3 a 2 para o São Raimundo, mas como tinha vencido o jogo de ida por 3 a 0, também foi campeão do turno e está na final do Campeonato. Na mesma situção está o Assu, campeão do primeiro turno Potiguar. O time jogava por um empate e conseguiu um 2 a 2 contra o Santa Cruz. Além do título do turno, o Assu também garantiu vaga na Série D e na Copa do Brasil-2010.

- No Paulistão, fim de semana excelente para o Palmeiras. Jogando com o time misto mais uma vez, o Verdão bateu o Guarani por 1 a 0, gol de Deyvid Sacconi. Uma atuação tranquila de certa forma, onde os mandantes perderam até um pênalti no final do primeiro tempo, quando Marquinhos bateu para fora. O 1 a 0 no placar foi justo, mantém o Bugre em crise e o torcedor palmeirense confiante no elenco. O Mistão 100% do Verdão segue quebrando um bom galho para o elenco e para Luxemburgo.

Para melhorar o final de semana do palmeirense, ninguém que começou a rodada no G4 venceu. A Portuguesa perdeu para o Barueri, por 2 a 1. Derrota que pôs fim a uma série de nove jogos invictos da Lusa.

O Corinthians teve muito mais dificuldades do que imaginava contra o Marília. Só que o empate não foi tão justo. Mesmo assim, 1 a 1 no placar: Fabiano Gadelha para o MAC, e Jorge Henrique para o Timão. O Corinthians segue na vice-liderança, mas agora três pontos atrás e com um jogo a mais que o Palmeiras. E domingo tem clássico.

- Falando em clássico, o Santos conseguiu uma senhora vitória hoje. Daquelas que dá moral para o time, para a torcida, e repõe o time no G4. Vágner Mancini congestinou o meio-campo, travou Hernanes, e com isso o São Paulo perdeu qualidade. Embora o tricolor quase abrir o placar com Washington, o Santos foi melhor no primeiro tempo, e com justiça abriu o placar, com Molina. Aliás, o colombiano merece mais chances no Peixe. Particularmente gosto do futebol dele.

No segundo tempo, um jogo de xadrez. Muricy tentava abrir espaço para criar mais e conter as subidas dos laterais santistas. Mancini buscava segurar o resultado e dar mais velocidade para os contra-ataques. No fim, deu Peixe: 1 a 0. Repito: importante vitória para o Santos. E vale mencionar: com rodízio ou não, o São Paulo não venceu nenhum dos jogos importantes do ano. Perdeu hoje e empatou com Corinthians e Independente Medelín.

- No Paranaense, o Atlético caminha sem problemas. Uma dificuldade ou outra, mas o Furacão segue tranquilo na ponta. A rodada foi marcada pela vitória do Paraná, 5 a 3 sobre o Toledo fora de casa. E o meu Londrina só empatou e segue "invicto" em casa, sem nenhuma vitória no Café.

- Fim de semana de goleadas para Galo e Raposa no Mineiro. Comandados por Éder Luís e Kléber, respectivamente, as equipes não encontraram dificulades. O Atlético venceu o Uberlândia por 4 a 0, com dois gols de Éder, um de Diego Tardelli e outro de Márcio Araújo. Já o Cruzeiro venceu o Ituiutaba por 4 a 1, na reestréia de Sorin, com três gols de Kléber (joga demais!) e um de Wellington Paulista. O Cruzeiro é líder, cinco pontos a frente do Atlético.

- No mais, o Vitória assumiu a ponta no Baiano ao vencer o Itabuna por 5 a 1, e o Bahia perder pro Colo-Colo por 2 a 0. Em Pernambuco, o Sport passou com muitas dificuldades pelo Vitória, fora de casa, por 3 a 2. Em SC, o Joinville é o líder do segundo turno, com nove pontos. O Cricíuma levou o primeiro.

É jogo demais para um só blogueiro! Até a próxima.

Nenhum comentário: