Publicidade

domingo, 8 de março de 2009

Ronaldo salvou.

Clássico como Palmeiras x Corinthians, por si só, merece um post especial. Esse de hoje, mais ainda. Não só pelo gol de Ronaldo, mas pelo jogo - leia segundo tempo. Todo o clima, criação de um símbolo para o clássico, times entrando em campo juntos, estádio lotado, "K9 x R9". Enfim, tudo isso fez desse "Dérbi" maior ainda.

Os times vieram a campo com algumas novidades. Mano Menezes não surpreendeu muito: com um 3-5-2, promoveu o retorno de Elias no meio e colocou Escudero como terceiro-zagueiro. Normal. Já Luxemburgo supreendeu, segundo o que foi dito durante a semana. Veio sim com 3-6-1, mas não fez a torca Willians-Jumar. Sacou Edmílson, colocou Marcão, e foi Sandro Silva que entrou no lugar de Willians.

Enfim, bola em jogo. O primeiro tempo foi quase todo com os dois times se estudando. O único lance de perigo foi uma cabeçada (leia-se chute, devido a força) de Maurício Ramos, depois de escanteio cobrado por Cleiton Xavier. Felipe fez uma grande defesa. Salvo um chute de falta aqui, um de fora da área ali, nenhum perigo real além desse.

No segundo tempo, ambas equipes voltaram iguais. Mesmo futebol? Nada. Logo aos 3 minutos, Keirrison recebeu de costas na intermediária, e deu um "balão" buscando Diego Souza. Felipe falhou, Diego Souza pegou a bola, driblou o goleiro e fez: 1 a 0 Palmeiras.

O gol pôs fogo no jogo. Aos 5 minutos, Jorge Henrique recebeu na área e chutou, para defesa segura de Bruno. Aos 14, o Palmeiras teve uma chance clara de gol. E nos pés de Keirrison. Em um contra-ataque puxado por Cleiton Xavier, no "dois contra um", o meia conduziu e rolou na área para o K9. Ele dominou e bateu no canto, mas Felipe fez mais uma boa defesa, salvando o Corinthians.

Tudo isso fez Mano mecher. Primeiro colocou Dentinho no lugar de Souza. Depois, aos 19, tirou Escudero e colocou Ronaldo. E o jogo ganhou novo ar. O Palmeiras seguiu buscando os contra-ataques. Aos 25, Willians fez o goleiro corintiano fazer mais uma defesa importante. Três minutos depois, Cleiton Xavier cobrou falta, e Felipe mais uma vez salvou.

Aos 32, Keirrison recebeu de Armero com liberdade, e tocou para fora. Logo após, Ronaldo recebeu fora da área e mandou uma bomba que explodiu no travessão de Bruno, acordando a torcida corintiana.

O Palmeiras teve, aos 43, a expulsão de Fabinho Capixaba. A partir daí, vimos um Corinthians contra Palmeiras. O alvinegro pressionou, buscou o empate, até que chegou os fatídicos 47 minutos.

Em escanteio cobrado por Douglas, o goleiro Bruno não saiu bem, Ronaldo subiu mais que Marcão e, de cabeça, fez o gol de empate. No último minuto. Do jeito mais corintiano possível. Dando um empate saboroso para o Corinthians e amargo para o Palmeiras.

Um ponto a ser colocado: Luzemburgo, ao meu ver, não fez boas alterações novamente. Eu não tiraria Diego Souza para colocar Willians. Muito menos colocaria Jumar no lugar de Sandro Silva. Por último, porque não Lenny ao invés de Marquinhos entrar no lugar de K9? Já Mano mexeu bem, nas posições e com os jogadores certos ou possíveis.

Embora que já são cinco jogos que o alviverde está sem perder para o rival. E a liderança, três pontos a frente está mantida. Com um jogo a menos. Enfim, não foi tão ruim para o Palmeiras, mas podia ser melhor. E não foi tão bom para o Corinthians, mas podia ser pior. Aliás, bem pior.

Nenhum comentário: