Os estaduais vão entrando em sua reta final. Em alguns casos, chegamos as rodadas finais da fase de classificação. Em outros, já vão começando a última fase - caso do Mineiro, Catarinense e Paranaense. Tudo para saciar, em alguns, a saudade do mata-mata.
Como nesse domingo teremos o jogo da Seleção, a grande maioria das partidas acontecerá nesse sábado. O grande destaque, mais uma vez, vai para os clássicos.
- No Morumbi, tem São Paulo e Palmeiras. O São Paulo ainda não convenceu nesse ano, mas vem sendo o mesmo time competitivo de sempre. Já o Palmeiras tenta manter a invencibilidade na competição. Confesso que, em comparação ao outros clássicos, esse está sendo o mais "desanimado". Sem muitas provocações, destaques, expectativas. Apenas um São Paulo e Palmeiras, que pode praticamente garantir a classificação do tricolor, ou a liderança do alviverde.
Lógico que o confronto entre Washington e Keirrison deve ser um espetáculo a parte. Dois artilheiros, que sabem fazer gols. Os segredos de Muricy e Luxemburgo quanto as escalações também tentam ajudar a importância da partida. Felizmente ambos vão escalar os titulares. O São Paulo terá poucos problemas: apenas Miranda, na Seleção, está fora. Borges é dúvida, mas o zagueiro Renato Silva está de volta após cumprir suspensão. No Palmeiras, a coisa é mais complicada. Luxa não terá Fabinho Capixaba, machucado, Pablo Armero, na seleção colombiana, e Diego Souza, suspenso. Nesse quesito "desfalque", o Verdão perde muito.
A vitória serve para motivos diferentes, além do Paulista. Para o Palmeiras, moral para quem terá uma verdadeira batalha contra o Sport, em Recife, no dia 8. E para o São Paulo, convencimento, visto que o time não venceu nenhum clássico até aqui. Para mim, dá Palmeiras, com gol de Cleiton Xavier.
- O Corinthians deve contar com Ronaldo para a partida contra o Guarani, em Campinas. O time precisa da vitória e torcer para um tropeço do Santos paa garantir neste sábado a vaga nas semifinais. Sem Dentinho, William e Jorge Henrique, contundidos, e Cristian, suspenso, o Timão tenta se recuperar do empate frente à Ponte Preta. Finalmente Mano vai escalar Fabinho como primeiro volante, posição que o jogador sabe fazer muito bem. O Bugre está desesperado, é o penúltimo colocado e vem de uma derrota para o São Caetano. As esperanças estão no atacante Fernando Gaúcho. Dá empate.
- Em Barueri, o Santos vai embalado pela vitória sobre o Santo André. O adversário ainda tem remotas chances de classificação, e tem o perigoso atacante Pedrão. No Peixe, a expectativa está depositada nos novos "meninos da Vila", a dupla Paulo Henrique Lima e Neymar. Na frente, a dupla de "vovôs", Kléber Pereira e Roni. E ainda tem Madson voltando ao time titular. Ou seja, Mancini manda um time muito ofensivo. Eu aprovo e, para mim, dá Santos.
- A Lusa só joga amanhã, em casa, contra o Marília. Se vencer, o time se mantem no G4 e pode se aproximar mais da vaga nas semifinais. O MAC está na zona de rebaixamento, mas vem crescendo. Sem gol de mão, a Lusa vence.
- No Rio, o clássico é entre Fluminense e Botafogo. Os dois times estarão desfalcados de seus artilheiros. Fred está mesmo vetado para a partida. Victor Simões, suspenso, não joga. A esperança fica nos pés de Everton Santos e Reinaldo, dois xodós das torcidas. Minhas apostas ficam pelos camisas 10: Maicossuel e Thiago Neves. Quem conseguir aparecer mais, pode levar seu time a vitória.
Um grande jogo no Maraca. No comando das equipes, dois grandes estrategistas. Gosto de dizer que Ney Franco é o novo Parreira. Tanto pelo estilo, o jeito de lidar com a imprensa, com os jogadores, como pelo modo de montar as equipes. O Botafogo, de Ney, tenta se recuperar do empate contra o Americano, na última quarta. O time caiu muito de rendimento na Taça Rio. E será que o Flu vai sair perdendo mais uma vez? O tricolor de Parreira ainda não convenceu, mas está 100%. Leandro volta a lateral-esquerda e Maurício deve seguir no meio. Jogão. Sem palpite.
- O Vasco vai até Volta Redonda enfrentar os donos da casa. Depois da bronca de Dorival, o time tenta voltar a apresentar um bom futebol, diferente do jogo passado. Se vencer, se garante nas semifinais. Leonardo entra na zaga, no lugar de Fernando, e Enrico ganha a chance no meio, no lugar de Carlos Alberto. O comentário da semana ficaram pelas especulações. Juninho Pernambucano e Aloísio podem pintar em São Januário. Seria tudo o que faltava a equipe: um velho e bom ídolo, e um centroavante, o camisa 9, de área, trombador. Vamos ver. Hoje, dá Vasco.
- E o Flamengo tenta manter o embalo da goleada sobre o Madureira, agora contra o Resende. O jogo tem clima de revanche, visto que o Resende eliminou os rubro-negros nas semifinais da Taça Guanabara. Todo cuidado é pouco. E Josiel? Vem mais um hat-trick por aí? Dá empate.
- Vale ficar de olho no jogo Duque de Caxias e Bangu. Caso o time de Moça Bonita vença, e Fla ou Bota tropecem, o Bangu fica perto da vaga.
- Pelo Gauchão, o destaque é o jogo entre Juventude e Internacional, em Caxias do Sul. O Inter está voando, é a sensação do Campeonato. Os dois seguem invictos e decidiram o Gaúcho em 2008. O Grêmio joga segunda-feira, contra o São Luiz, provavelmente com o time reserva.
- No Mineiro, começam as quartas-de-final. O Atlético visita o Uberaba, e o Cruzeiro recebe o Tupi. Amanhã tem Ituiutaba x Democrata/GV e América x Rio Branco. Se não acontecer nenhuma tragédia, é difícil não esperar, de novo, um Cruzeiro e Atlético na final.
- Começa amanhã a fase final do Paranaense, o Campeonato com a tabela mais complexa do Brasil. Incrível. Supermando? Estão de brincadeira? Atlético x J. Malucelli; Coritiba x Paranavaí; Nacional x Iraty; Paraná x Cianorte. Essas são as partidas da primeira rodada.
- Em Pernambuco, o Sport visita o Petrolina, tentando se manter na ponta. Amanhã tem clássico no Arruda: Santa Cruz x Náutico. Quem vencer, segue firme na luta pelo returno.
- Em SC, começa o quadrangular final: Chapecoense x Avaí, e Joinville x Cricíuma.
Tem muito mais pelo Brasil. Volto amanhã, falando sobre o jogo do Brasil e dos jogos do final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário