Publicidade

sábado, 28 de março de 2009

Reta final

Os estaduais vão entrando em sua reta final. Em alguns casos, chegamos as rodadas finais da fase de classificação. Em outros, já vão começando a última fase - caso do Mineiro, Catarinense e Paranaense. Tudo para saciar, em alguns, a saudade do mata-mata.

Como nesse domingo teremos o jogo da Seleção, a grande maioria das partidas acontecerá nesse sábado. O grande destaque, mais uma vez, vai para os clássicos.

- No Morumbi, tem São Paulo e Palmeiras. O São Paulo ainda não convenceu nesse ano, mas vem sendo o mesmo time competitivo de sempre. Já o Palmeiras tenta manter a invencibilidade na competição. Confesso que, em comparação ao outros clássicos, esse está sendo o mais "desanimado". Sem muitas provocações, destaques, expectativas. Apenas um São Paulo e Palmeiras, que pode praticamente garantir a classificação do tricolor, ou a liderança do alviverde.

Lógico que o confronto entre Washington e Keirrison deve ser um espetáculo a parte. Dois artilheiros, que sabem fazer gols. Os segredos de Muricy e Luxemburgo quanto as escalações também tentam ajudar a importância da partida. Felizmente ambos vão escalar os titulares. O São Paulo terá poucos problemas: apenas Miranda, na Seleção, está fora. Borges é dúvida, mas o zagueiro Renato Silva está de volta após cumprir suspensão. No Palmeiras, a coisa é mais complicada. Luxa não terá Fabinho Capixaba, machucado, Pablo Armero, na seleção colombiana, e Diego Souza, suspenso. Nesse quesito "desfalque", o Verdão perde muito.

A vitória serve para motivos diferentes, além do Paulista. Para o Palmeiras, moral para quem terá uma verdadeira batalha contra o Sport, em Recife, no dia 8. E para o São Paulo, convencimento, visto que o time não venceu nenhum clássico até aqui. Para mim, dá Palmeiras, com gol de Cleiton Xavier.

- O Corinthians deve contar com Ronaldo para a partida contra o Guarani, em Campinas. O time precisa da vitória e torcer para um tropeço do Santos paa garantir neste sábado a vaga nas semifinais. Sem Dentinho, William e Jorge Henrique, contundidos, e Cristian, suspenso, o Timão tenta se recuperar do empate frente à Ponte Preta. Finalmente Mano vai escalar Fabinho como primeiro volante, posição que o jogador sabe fazer muito bem. O Bugre está desesperado, é o penúltimo colocado e vem de uma derrota para o São Caetano. As esperanças estão no atacante Fernando Gaúcho. Dá empate.

- Em Barueri, o Santos vai embalado pela vitória sobre o Santo André. O adversário ainda tem remotas chances de classificação, e tem o perigoso atacante Pedrão. No Peixe, a expectativa está depositada nos novos "meninos da Vila", a dupla Paulo Henrique Lima e Neymar. Na frente, a dupla de "vovôs", Kléber Pereira e Roni. E ainda tem Madson voltando ao time titular. Ou seja, Mancini manda um time muito ofensivo. Eu aprovo e, para mim, dá Santos.

- A Lusa só joga amanhã, em casa, contra o Marília. Se vencer, o time se mantem no G4 e pode se aproximar mais da vaga nas semifinais. O MAC está na zona de rebaixamento, mas vem crescendo. Sem gol de mão, a Lusa vence.

- No Rio, o clássico é entre Fluminense e Botafogo. Os dois times estarão desfalcados de seus artilheiros. Fred está mesmo vetado para a partida. Victor Simões, suspenso, não joga. A esperança fica nos pés de Everton Santos e Reinaldo, dois xodós das torcidas. Minhas apostas ficam pelos camisas 10: Maicossuel e Thiago Neves. Quem conseguir aparecer mais, pode levar seu time a vitória.

Um grande jogo no Maraca. No comando das equipes, dois grandes estrategistas. Gosto de dizer que Ney Franco é o novo Parreira. Tanto pelo estilo, o jeito de lidar com a imprensa, com os jogadores, como pelo modo de montar as equipes. O Botafogo, de Ney, tenta se recuperar do empate contra o Americano, na última quarta. O time caiu muito de rendimento na Taça Rio. E será que o Flu vai sair perdendo mais uma vez? O tricolor de Parreira ainda não convenceu, mas está 100%. Leandro volta a lateral-esquerda e Maurício deve seguir no meio. Jogão. Sem palpite.

- O Vasco vai até Volta Redonda enfrentar os donos da casa. Depois da bronca de Dorival, o time tenta voltar a apresentar um bom futebol, diferente do jogo passado. Se vencer, se garante nas semifinais. Leonardo entra na zaga, no lugar de Fernando, e Enrico ganha a chance no meio, no lugar de Carlos Alberto. O comentário da semana ficaram pelas especulações. Juninho Pernambucano e Aloísio podem pintar em São Januário. Seria tudo o que faltava a equipe: um velho e bom ídolo, e um centroavante, o camisa 9, de área, trombador. Vamos ver. Hoje, dá Vasco.

- E o Flamengo tenta manter o embalo da goleada sobre o Madureira, agora contra o Resende. O jogo tem clima de revanche, visto que o Resende eliminou os rubro-negros nas semifinais da Taça Guanabara. Todo cuidado é pouco. E Josiel? Vem mais um hat-trick por aí? Dá empate.

- Vale ficar de olho no jogo Duque de Caxias e Bangu. Caso o time de Moça Bonita vença, e Fla ou Bota tropecem, o Bangu fica perto da vaga.

- Pelo Gauchão, o destaque é o jogo entre Juventude e Internacional, em Caxias do Sul. O Inter está voando, é a sensação do Campeonato. Os dois seguem invictos e decidiram o Gaúcho em 2008. O Grêmio joga segunda-feira, contra o São Luiz, provavelmente com o time reserva.

- No Mineiro, começam as quartas-de-final. O Atlético visita o Uberaba, e o Cruzeiro recebe o Tupi. Amanhã tem Ituiutaba x Democrata/GV e América x Rio Branco. Se não acontecer nenhuma tragédia, é difícil não esperar, de novo, um Cruzeiro e Atlético na final.

- Começa amanhã a fase final do Paranaense, o Campeonato com a tabela mais complexa do Brasil. Incrível. Supermando? Estão de brincadeira? Atlético x J. Malucelli; Coritiba x Paranavaí; Nacional x Iraty; Paraná x Cianorte. Essas são as partidas da primeira rodada.

- Em Pernambuco, o Sport visita o Petrolina, tentando se manter na ponta. Amanhã tem clássico no Arruda: Santa Cruz x Náutico. Quem vencer, segue firme na luta pelo returno.

- Em SC, começa o quadrangular final: Chapecoense x Avaí, e Joinville x Cricíuma.

Tem muito mais pelo Brasil. Volto amanhã, falando sobre o jogo do Brasil e dos jogos do final de semana.

Nenhum comentário: