Publicidade

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Decisões

Mais um fim de semana movimentado, agora com clássicos decisivos no Rio, na Inglaterra e vários jogos importantes. Vamos lá:

Carioca

- As semifinais da Taça Guanabara vão pegar fogo. Hoje tem o clássico Fluminense e Botafogo. Será o confronto da "máquina tricolor" contra o "carrossel alvinegro". Jogaço, com destaques para os camisas 10 Thiago Neves e Lúcio Flávio, que tem conduzido seus times até aqui. É a chance de o Flu provar que não é um time bom só no papel, e do Fogão tirar a sina de "quase" que envolve a equipe. Renato Gaúcho vai com Dodô no banco e Conca e Arouca no meio. Já Cuca vêm com o time completo e com o excelente Jorge Henrique no ataque. Vou de Botafogo, nos penâltis e com o brilho do goleiro Castillo.

- E amanhã tem o clássico das multidões, Flamengo e Vasco, o confronto de maior rivalidade atual no Rio. É o jogo do badalado rubro-negro contra o desacreditado time da colina. Os destaques da partida são os goleiros Bruno e Tiago. Mas o nome mesmo é Edmundo, que volta ao Vasco justamente contra o maior rival, e mesmo sem estar 100% é a grande esperança da torcida cruzmaltina, que tem Beto e Wagner Diniz como dúvidas. No Fla, Toró é a dúvida e Kléberson deve ser titular, e a esperança passa o pelos pés de Ibson. E, como em todo clássico, a superação vence. Dá Vasco, com gols de Edmundo e Tiago.

Paulista

- Em Ribeirão Preto, o Palmeiras (10º) segue sua "turnê" pelo interior, agora para enfrentar o Juventus (12º). A vitória é extremamente importante para ambas equipes seguirem buscando uma vaga nas semifinais. Pelo Verdão, a expectativa fica pela possível estréia de Denílson. Já pelo Moleque Travesso, Vampeta volta para ajudar o time a aprontar mais uma. O que eu acho díficil.


- Embalado pela fácil classificação na Copa do Brasil, o Corinthians (6º) tenta embalar contra o Bragantino (9º). E tem comemoração antes do jogo: o Timão comemora seu jogo número 5.000, com muitos ídolos e festa no Morumbi. Mas, sempre que o Corinthians joga em dias festivos, dá problema.





- Único grande entre os quatro primeiros, o São Paulo (3º) deve vir com quatro alterações para o confronto contra o Marília (14º), fora de casa. Sem poder contar com Adriano e Richarlyson, suspensos, e Joílson machucado, além de Carlos Alberto, Miranda e Dagoberto como dúvidas. O MAC confia na atuação em casa, onde sempre dificulta a vida dos adversários. O trunfo dos tricolores está no entrosamento da dupla de ataque, formada por Borges e Aloísio. São Paulo vence.





- E o Santos (16º) quer se afastar da zona de rebaixamento e enfrenta o Rio Preto (20º). O time vem crescendo a cada partida e vem motivado após o empate contra o Cúcuta, na Colômbia. Não pelo resultado, mas pelo bom jogo apresentado. Leão afastou os jovens Tiago Luís e Alemão e deve contar com os "gringo" Molina e o atacante Wesley, que entrou bem contra o time colombiano. E na direita, volta o bom Dênis. É a chance de vencer e embalar, e eu confio que dá peixe.


- O grande jogo da rodada é o confronto dos líderes Guaratinguetá e Ponte Preta. O líder Guará vem embalado pelas sete vitórias consecutivas (lembrando que o time só perdeu na estréia para o São Paulo) e tem a volta de seus principais jogadores: o meia Michael e o atacante Dinei. Já a Ponte, vice-líder, vem com o melhor ataque da competição e com a expectativa de surpreender. Tem cara de bom jogo.

- Outros jogos do Paulista: no sábado - São Caetano (18º) x Rio Claro (19º); Barueri (8º) x Ituano (5º); Paulista (17º) x Mirassol (11º); domingo tem - Guarani (15º) x Sertãozinho (11º) e Portuguesa (7º) x Noroeste (4º).

Baiano

- Depois de perder para o lanterna na quarta-feira, o Bahia enfrenta o Fluminense, em Feira de Santana, para se recuperar e se manter na ponta.

- Já o Vitória, após se classificar na Copa do Brasil, enfrenta o Itabuna, fora de casa, e tenta voltar ao menos a vice-liderança, que hoje é do Atlético, que recebe o Colo-Colo.

Gaúcho

- Com o time ideal, mesmo sem Nilmar, o Inter recebe o lanterna do grupo, o Guarany de Bagé. Mais um jogo com cara de goleada e rumo a liderança do grupo 2.

- Pelo mesmo grupo do Inter, o Juventude segue buscando afirmação, agora contra o terceiro colocado, o São Luiz. Jogo complicado.

- Ainda sem Celso Roth, o Grêmio busca manter a invencibilidade contra o Canoas, amanhã, na casa do adversário. O grupo sentiu a demissão surpreendente de Vagner Mancini e tem um jogo complicado. O tricolor é vice-líder do grupo 1, atrás do Esportivo.

Goiano

- Tentando se manter na ponta do grupo 2, o Goiás enfrenta o Anápolis, vice líder do grupo 1, fora de casa. Caio Jr tem o desfalque de Paulo Baier, suspenso, e conta com Anderson Aquino para levar o time a vitória.

- Líder do grupo 1, o Vila Nova joga também fora de casa, contra o Trindade. E o Itumbiara, de PC Gusmão, sensação do campeonato pela boa campanha e pela vice-liderança do grupo 2, pega hoje o Canedense, lanterninha do grupo 1.

Mineiro

- O Atlético (4º) joga contra o Social (9º), querendo espantar qualquer tipo de zebra. O meu destaque fica para Bruno Barros, lateral-esquerdo que joga no lugar do suspenso Agustin Viana. Olho nele, porque sabe jogar bola.





- Adílson vai poupar acertadamente alguns jogadores para o confronto do Cruzeiro (3º) contra o Guarani (7º). Lembrando que a Raposa está 100% esse ano: foram três vitórias pela Libertadores e duas no Mineiro. E jogando bem, o que é melhor.

- E o Ipatinga (8º) recebe o líder do campeonato, Tupi. Lembrando que o Tigre não empolgu até agora e joga sem Gérson Magrão e Leandro Salino; e o Tupi vem jogando bem e tem seu primeiro grande confronto.

Paranaense

- Para entrar na história, o líder Atlético busca contra o Iguaçu (14º) a 11ª vitória em onze jogos, hoje, em União da Vitória. A única vez que o time conseguiu isso foi em 1949, justamente quando o time ganhou o apelido de Furacão. E pode anotar: vai superar a marca.




- Com a volta do bom atacante Keirrison, o Coritiba (5º) quer vencer o Cianorte (12º), na casa do adversário, para afastar a pressão de não ter convencido até agora. Se perder, o alerta será ligado no Couto Pereira.

- E o Paraná (9º) vai até Cambé enfrentar o lanterna CAC/Lusa, do nosso amigo André Marques, buscando a segunda vitória sobre o comando de Paulo Bonamigo. O tricolor vem de um empate sem gols contra o Trem/AP, pela Copa do Brasil. Já o Cac, tenta a segunda vitória na competição.

- O jogo da rodada fica por conta do meu Londrina (6º), que quase parou o Furacão, contra o J. Malucelli (3º). Adap Galo (10º) x Cascavel (8º); Iraty (2º) x Real Brasil (11º); Toledo (4º) x Paranavaí (13º) e Eng. Beltrão (7º) x Rio Branco (15º) completam a rodada.

Pernambucano

- Revanche. Essa é a palavra na Ilha do Retiro para amanhã, quando recebe o Serrano, time para o qual perdeu na quarta, por 1 a 0 que quebrou a invencibilidade no campeonato. O time já não conta com Adriano Gabiru, que saiu do time e quer se manter na ponta. O adversário é terceiro colocado e quer vencer de novo para se aproximar mais do Leão da Ilha.

- O Santa Cruz, sem Zé do Carmo, que foi demitido após a derrota para o Fast/AM na Copa do Brasil, enfrenta o Ypiranga fora de casa, sobre os olhares de Fito Neves, que assume o time novamente. O time conta com a volta do meia Nildo para vencer e subir na tabela.

- Com Roberto Fernandes garantido, mesmo com a proposta do São Caetano, o Náutico só joga na segunda, contra o Petrolina, fora. Mas, o time torce por uma derrota do Sport, para ficar somente um ponto atrás e com um jogo a menos que o rival.

Catarinense

- Avaí, Cricíuma e Figueirense disputam a tapa a liderança do campeonato. Hoje o Figueira (3º) recebe o Metropolitano (4º). Amanhã, o líder Avaí, com o melhor ataque e uma média de mais de 3 gols por jogo, vai a Brusque pegar o time da casa. E o vice-líder Criciúma recebe o Tubarão. Está quente o Catarinense 2008.

Cearense

- Encerrando o giro pelo país, tem o segundo jogo da final do primeiro turno amanhã, entre Fortaleza e Icasa. Caso o tricolor vença (independe o número de gols), tem prorrogação e, se empatar, penâltis. O campeão do primeiro turno garante vaga na final.

Internacionais

- Na Europa, o grande confronto fica por conta de Manchester United e Arsenal, pelas oitavas-de-final da Copa da Inglaterra. Espero que realmente seja um jogaço, diferente de Chelsea e Liverpool que fizeram um jogo sonolento semana passada. Lembrando que a partida é em jogo-único e será disputada no Old Trafford, a casa dos Reds Devils. É quase uma final virtual, já que os dois lideram o Campeonato Inglês - Arsenal com 63 e Manchester com 58.

- Na Itália, o grande confronto será entre Juventus e Roma, em briga pela vice-liderança, embora a Juve, caso vença, fica ainda um ponto atrás do time de Totti. Dos times milaneses, o Milan recebe o Parma tentando superar o drama de Ronaldo, e a Inter quer ser mais líder ainda contra o Livorno.

- Para encerrar, Ronaldinho Gaúcho recebe elogios de Rijkaard mas não deve começar jogando contra o Zaragoza. E o Real Madrid tenta superar o Bétis e chegar a, quem sabe, 11 pontos de vantagem na ponta.

Bom apetite a todos.

Nenhum comentário: