Publicidade

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Justo (ou não).

- O Flamengo se classificou para a final da Taça Guanabara após vencer o Vasco por 2 a 1. Resultado justo, mas os vascaínos poderiam vencer. Poderiam até o pênalti mal batido por Edmundo, com defesa fácil de Bruno. O jogo foi equilibrado e o Vasco conseguiu fazer 1 a 0 com Alan Kardec, em belo chute de fora da área, e era salvo pelo ótimo goleiro Tiago. Fábio Luciano empatou de cabeça, em mais uma falha da zaga cruzmaltina. E no segundo tempo veio o pênalti. E depois dele o jogo mudou, com o rubro-negro indo com tudo para o ataque e dominando o adversário, até o gol de Ronaldo Angelim, que contou com um pouco de sorte após a bola bater na trave, passar pelo goleiro Tiago e entrar perto da outra trave. Poderia ser mais, mas o bom goleiro vascaíno salvou. Que não culpem Edmundo pela derrota, pois o Fla foi merecedor de passar a final, por ter mais time e porque joga melhor. Mas é bom ver o Vasco jogando com superação e o quadrado formado por Edmundo, Morais, Alex Teixeira e Alan Kardec pode dar liga.

- No sábado, o Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 0 e também garantiu a vaga para a final da Taça GB. Venceu quem merecia, venceu quem foi escalado melhor e quem tem jogado melhor. Foi um jogaço, com os dois times atacando e o alvinegro chegando com mais perigo. Wellington Paulista fez o primeiro, após ter sido parado pela trave e pelo goleiro Fernando Henrique em lances anteriores. O Flu parecia desorganizado e com Thiago Neves muito bem marcado por Diguinho o que fez Renato Gaúcho, no segundo tempo, colocar Conca para ajudar na armação. Mesmo assim não deu. No finalzinho, Lúcio Flávio, de pênalti, deu números finais ao jogo e garantiu os alvinegros na decisão. Alguns pontos fundamentais do jogo: Renato escalou mal, devia ter entrado com Conca no meio desde o início no lugar do fraco volante Ygor; aliás, o time não rende o que pode nesse esquema tático utilizado pelo treinador, e foi facilmente neutralizado por Cuca. Outro ponto fundamental: Diguinho e Túlio jogaram muito bem e auxiliam a não muito confiável zaga; e Wellington Paulista foi muito importante ontem. Enfim, venceu quem teve o melhor treinador.

- No Paulista, um fim de semana quase perfeito para o Palmeiras: o time goleou com todos os méritos o Juventus, no sábado, por 4 a 0 , foi o único grande a vencer na rodada e ficou a um ponto do G4 ao ver quase todos os rivais diretos não vencerem suas partidas. Além disso, o time jogou muito bem e parece que Luxa encontrou o esquema perfeito. Diego Souza, que fez o primeiro, jogou o que sabe e achou sua posição no esquema. Alex Mineiro marcou o segundo, após cruzamento de Élder Granja, que junto com Leandro (que participou de três gols), funcionou muito bem. E Valdívia jogou com sua incrível habilidade de sempre, marcando um gol e meio, já que apenas "deixou" o zagueiro David fazer o quarto. Festa verde, com Denílson estreiando bem e deixando a torcida empolgada pelo que pode vir pela frente.



- O São Paulo teve muita dificuldade e perdeu a primeira no campeonato: 3 a 2 para o Marília, fora de casa. O time da casa veio com tudo e chegou ao 2 a 0, gols de Camilo e Júlio César, mas o tricolor conseguiu descontar ainda no primeiro tempo, com Hernanes, e empatou no começo do segundo com Jorge Wagner, dando pinta que iria virar. Mas Magno, aos 33 minutos, deu a vitória ao MAC, quando o São Paulo era melhor em campo. Amanhã, nova batalha tricolor, agora no TJD-SP para o julgamento de Adriano, que pode pegar de 120 a 540 dias após cabeçada em Domingos, no clássico San-São.



- Com a mesma sina de sempre, o Corinthians não venceu em dia de festa: ficou no empate com o Bragantino por 1 a 1, no dia do jogo 5 mil, onde compareceram vários ídolos do Timão, como Sócrates. Os gols foram de Lulinha e Da Silva e deram um gosto amargo ao clube paulista, mesmo aumentando a invencibilidade para 8 jogos, porque evitaram a chance de entrar no G4.

- E agora à noite, o Santos perdeu mais uma e para o lanterninha do campeonato, o Rio Preto, por 2 a 1. E o alerta volta a ser ligado na Vila, após o time vir melhorando nos útimos jogos. Rafinha fez o primeiro após falha de Betão, que falhou de novo no gol de Ricardinho. Com a entrada de Paulo Henrique, o Peixe melhorou e chegou ao gol de honra com Renatinho, mas não conseguiu pontuar em Rio Preto. O Santos é antipenúltimo colocado.


- No confronto dos líderes no sábado, deu Ponte: 3 a 0 no Guaratinguetá, na casa do adversário. Como joga bola o meia Renato. Outros jogos da rodada: Paulista 4 x 1 Mirassol; Barueri 3x2 Ituano; São Caetano 2x1 Rio Claro; Portuguesa 0x0 Noroeste e Guarani 1x1 Sertãozinho. Ponte, Guará, São Paulo e Norusca formam o G4 hoje, e Guarani, Santos, Rio Claro e Rio Preto formam a zona de descenso. E temos 10 rodadas pela frente e a diferença de Guarani e Noroeste são de apenas 5 pontos. Vai pegar fogo o Paulistão!

- Fazendo um giro pelo país, vamos à Bahia, onde o Tricolor baiano venceu o Fluminense por 2 a 0 e disparou na liderança, e ainda festejou a derrota do rival para o Itabuna por 2 a 1. Por lá, o G4 é formado por Bahia (26 pontos), Vitória da Conquista (22), Atlético (20) e Vitória (19).


- Indo pros pampas, a dupla Grenal conseguiu vencer seus jogos, mas nada de placar elástico. No sábado, o Inter bateu o Guarany de Bagé por 2 a 0, mas não conseguiu chegar a liderança do grupo 2, que é do xará de Santa Maria. E o Grêmio passou apertado pelo Canoas: 1 a 0, gol de pênalti de Roger e assumiu a ponta do grupo 1.


- Subindo novamente, agora para o Campeonato Goiano, onde o Goiás arrancou um empate suado contra o Anápolis, fora, por 2 a 2, após estar perdendo por dois a zero e a vísivel impressão de que Paulo Baier faz uma falta quando não joga. O destaque da rodada foi o veterano atacante Basílio, do Itumbiara, que fez três no 6 a 0 da sua equipe sobre o Canedense e viu seu time chegar a liderança do grupo B, junto com o Goiás. No A, o Vila Nova perdeu para o Trindade por 2 a 0 mas continua na ponta, a frente do Anápolis.

- Pertinho dali, em Minas, o Cruzeiro só conseguiu vencer o Guarani, em Palhoça, por 3 a 2, aos 43 do segundo tempo, com gol de Marcinho. Destaque para o atacante Marcel que fez os dois primeiros gols do time. E a festa da Raposa foi maior após a derrota do rival Atlético para o Social, por 1 a 0 em pleno Mineirão. E o Galo recebeu injustas vaias da torcida, por que tentou o jogo todo o gol, mas a bola não entrou. O líder do campeonato é o surpreendente Tupi, que bateu o Ipatinga fora de casa por 1 a 0, e chegou a quatro vitórias em quatro jogos.


- No Paraná, o Atlético entrou para a história ao chegar a 11ª vitória seguida, igualando o início de temporada do time de 1949, com um memorável 8 a 1 sobre o frágil Iguaçu. E tem tudo para quebrar a marca de quase 50 anos, na quarta contra o Cianorte, na Arena. E Ney Franco convocou a torcida.

- Ainda pelo Paranaense, o Coritiba venceu o Cianorte por 1 a 0, gol de Leandro Donizete, e livrou um pouco a pressão do Couto Pereira. E o Paraná entrou na zona de classificação, ao golear a lanterna Lusa/CAC por 4 a 1, em Cambé. E o meu Londrina deixou a vitória escapar no finalzinho contra o J. Malucelli e só empatou por 1 a 1.

- Em Pernambuco, o Sport aplicou uma goleada daquelas, para esqucer a derrota de quarta-feira: 8 a 0 no Serrano, que é o terceiro colocado, com destaque para o experiente atacante Leandro Machado, que fez um hat-trick. Já no Santa Cruz, Fito Neves terá muito trabalho pela frente: mais uma derrota, agora para o Ypiranga por 2 a 1, que deixa o time fora do G6, que classifica para a disputa do segundo turno (no complexo regulamento do campeonato). O Naútico só joga na segunda-feira.

- E chegamos ao Ceará, onde o Icasa empatou com o Fortaleza por 1 a 1 na segunda partida da final do primeiro turno, e conquistou o título e a vaga na final do campeonato. Marciano abriu o placar para o Icasa e Paulo Isidoro empatou no último minuto de jogo. Surpresa.

- Um rápido giro pela Europa: o Manchester goleou o Arsenal ontem, por 4 a 0, em partida válida pela Copa da Inglaterra, com gols de Fletcher (2), Rooney e Nani, em um jogo de um time só, em que os Gunners não deram nenhum sinal de reação. E o Liverpool perdeu para o Barnsley, da segunda divisão inglesa.




- Na Itália, só da Inter: com dois gols do hondurenho Claudio Suazo, o time venceu o Livorno por 2 a 0 e abriu 11 pontos de vantagem para a vice-líder Roma, que perdeu para a Juve por 1 a 0, gol de Del Piero. E o Milan empatou de novo, agora contra o Parma, em zero a zero.

- Ronaldinho Gaúcho entrou no segundo tempo, deu a vitória ao Barça, após marcar o segundo gol do 2 a 1 sobre o Zaragoza, e fez com que a diferença para o Real Madri caísse para cinco pontos, já que time madrilenho perdeu para o Bétis por 2 a 1, com destaque para a bela atuação de Edu, ex-São Paulo. E o grande nome brasileiro na Espanha foi Diego Alves, do Almería, que atingiu a marca de 618 minutos sem tomar gols, após a vitória do seu time sobre o Murcia, por 1 a 0, e quebrou o recorde de Iker Casillas, que ficou 575 minutos invicto em Campeonato Espanhol O recorde na Espanha é de Abel Resino, que ficou 1275 minutos invicto pelo Atlético de Madri, em 1991. Grande Diego, ex-Atlético/MG, e com idade olímpica. Viu Dunga!?

- Para encerrar, a bela imagem do torneiro de enterradas, parte do All Star Game da NBA. O "Superman" aí eh Dwight Howard, do Orlando Magic. Vou dar mais atenção sobre a NBA no início dos playoffs. E a imagem não é montagem.

Boa semana a todos. Lembrando que terça-feira tem o início da oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. Fantástico.

Nenhum comentário: