Publicidade

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Fim de semana dos bons

Fim de semana agitado no Brasil e no Mundo do Futebol. Nos estaduais, vários clássicos.
Na Europa, só jogão. Na África tem decisão. Muita coisa boa.

Paulista
- Principal jogo é sem dúvida São Paulo (5º) e Santos (14º), domingo, às 16hs, no Morumbi. O time de Muricy não convenceu até agora, mas vem jogando melhor que o time de Leão e conta com reforços de Richarlyson, Joilson e Hernanes. Já o Peixe tenta superar o rival e a desconfiança da torcida e vê nisso a chave para ganhar moral. Vou de zebra, dá Santos.

- O Palmeiras (14º) joga hoje, às 20h30, contra o Guarani, em São José do Rio Preto. O time de Luxa precisa vencer pra espantar a pequena crise que já cerca o clube e com um detalhe interessante: como o treinador absorve o efeito de uma má campanha. O Palmeiras está exatamente com a mesma campanha do Santos, e lá está um barulho imenso, enquanto que no Palestra tudo normal. O Guarani quer aproveitar isso e manter a série de vitórias que tirou a equipe da zona de rebaixamento. Pra mim, dá empate.
- Já o Corinthians (10º) vai a Itu enfrentar o bom time do Ituano, 4º colocado. O Corinthians tenta quebrar a série de empates da equipee voltar a vencer e, como todos os grandes, convencer esse ano. Já o Ituano quer manter a boa fase e vem de uma boa vitória sobre o Sertãozinho. Ituano vence.
- Outros jogos da rodada: hoje tem Noroeste (3º) x Bragantino (8º); Mirassol (6º) x Portuguesa (13º); Amanhã jogam Juventus (9º) x Barueri (7º); São Caetano (16º) x Paulista (19º); Ponte Preta (2º) x Rio Preto (20º) e Sertãozinho (17º) x Marília (11º). O líder Guaratinguetá só joga na terça contra o Rio Claro (18º), fora de casa. É a festa do interior no Paulista.

Carioca
- Os técnicos tiraram o brilho do Fla-Flu, que virou muito mais um amistoso do que um clássico. Logicamente os treinadores estão certos, mas o torcedor perde a chance de ver um grande clássico com todas as estrelas em campo. Mesmo sendo os reservas, vale a pena conferir, porque os reservas vão vir com a faca nos dentes, entre eles Diego Tardelli e Cícero, que buscam uma vaga no time titular. Dá empate.



- O Botafogo recebe o Madureira da mesma forma: poupando os titulares. Bom para o Madureira que pode se aproveitar disso e se classificar, caso o Vasco perca para o Cabofriense em São Januário, lembrando que o Cabofriense também pode se classificar, caso vença e o Madureira não. Mas, não creio em surpresas: Empate no Engenhão e vitória vascaína.

Baiano

- Tem Ba-Vi em Salvador, no Barradão. É o confronto do líder Bahia e do vice-líder Vitória. Vai ter festa e com certeza será um jogaço. Sem palpite, mas o Vitória leva vantagem por jogar em casa.

Gaúcho

- Não é clássico, mas Grêmio e Novo Hamburgo tem olhares atentos devido a estréia de Roger com a camisa tricolor. E, eu em particular, quero ver também a estréia de Perea, atacante colombiano que jogou pela sua seleção e fez os dois gols do empate em 2 a 2 com o Uruguai. E pelo Novo Hamburgo, tem a estréia do eterno Zé Alcino.


- O Inter tem as voltas de Guiñazu, Edinho e Wellington Monteiro em Pelotas, contra o Brasil. Tem tudo pra voltar a jogar, principalmente com a volta do bom meia argentino. Dá Inter e de goleada.
- E o Juventude perdeu pro Guarany de Bagé por 1 a 0. Ano complicado pro Ju.
Goiano
- Clássico no Serra Dourada: Goiás e Atlético. Destaque para os ataques de ambos times. de um lado, o trio Paulo Baier, Alex Terra e Alex Dias pelo Goiás e Anaílson, Sorato e Neto Potiguar pelo Atlético. Vai pegar fogo e o time de Caio Jr vence.

- Tem outro bom jogo pelo Goiano: os vice-líderes Vila Nova e Itumbiara se enfrentam em Goiânia. É o Vila de Túlio Maravilha contra o time do técnico PC Gusmão e do experiente Caíco. Outro jogão. Dá Vila, com gol de Túlio, rumo aos mil.

Mineiro
- Tem confronto de centenários em Nova Lima: Vila Nova e Atlético se enfrentam buscando a segunda vitória na competição. O Vila tem o meia Tucho e o Galo confia em Marques. Dá Galo.

- Já o Cruzeiro recebe o Democrata de Sete Lagoas com um time misto. Mais um que, corretamente, vai priorizar a Libertadores. E mesmo com um time misto, é um bom time. Dá Cruzeiro.

Paranaense

- Tem mais um clássico de afirmação contra "xô má fase". O Paraná recebe hoje o Coritiba na Vila Capanema, contando com a estréia de Paulo Bonamigo como treinador do clube e buscando ânimo ao time que não faz boa campanha e é apenas 10º colocado e fora da área de classificação. Já o Coxa de Dorival Júnior busca reassumir a vice-liderança e tenta a primeira vitória em clássico no ano. Pra mim, dá Paraná.

- E amanhã tem Atlético e Londrina, na Baixada. E, mesmo torcendo pro Londrina, é provável que venha a 10ª vitória em 10 jogos. O time perdeu Ferreira para o futebol arábe, mas tem bons jogadores e a equipe está entrosada, devido a manutenção da base. O Tubarão perdeu o artilheiro Rafael Akai, suspenso e não pode contar com o experiente Zé Elias, o Zé da Fiel, que só estréia em 15 dias. Espero que não, mas dá Atlético.

Pernambucano

- O Sport, líder absoluto do campeonato com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, o Naútico, enfrenta o Salgueiro fora de casa, buscando ampliar a vantagem e conta com a moral de Enílton, que fez dois gols no meio de semana que deram a vitória ao Leão.

- Já o Naútico pega o Sete de Setembro em casa, buscando a terceira vitória seguida e não deixar o rival Sport escapar.

- E o Santa Cruz recebe o Porto com a dupla de ataque Roma (lembra dele flamenguista?) e o bom Rafael Rebelo para se reabilitar depois da derrota para o Central. Força Coral.

Internacionais
- Pelo Italiano tem Ronaldo de volta ao Milan contra o Siena, mas não terá a companhia de Kaká e Pato, ambos contundidos. E segue a perseguição da Roma à Inter.





- Na Espanha, tem Sevilla e Barcelona, com Gaúcho no banco e o artilheiro Luís Fabiano em campo. Já o líder Real Madrid recebe o Valladolid em casa.
- Tem clássico também na Inglaterra: Manchester United e Manchester City, onde será prestada homenagem aos oito jogadores dos Red Devils mortos na tragédia aérea de Munique. E o United jogará com uma réplica da camisa utilizada na época. Homenagem devida pela morte de uma geração de craques que fez história no futebol inglês.
- E outro clássico é o confronto Chelsea e Liverpool. Jogaço-aço. Lampard volta ao Chelsea e os Reds apostam em Gerrard. Imperdível.

- Começa nesse fim de semana o Clausura do Argentino, com Riquelme pelo Boca, D'Alessandro no San Lorenzo e El Loco Abreu no River. Excelente.



- E o jogão de todos: a final da Copa da África, entre Camarões e Egito. Os Leões vem voltando aos bons tempos, está motivado após eliminarem Gana, os donos da casa, e conta com o artilheiro Samuel Eto'o contra os atuais campeões, o Egito, que deu um baile na Costa do Marfim. Olho no Egito na próxima Copa do Mundo.

Ótimo fim de semana com muito futebol. E bom futebol.

Nenhum comentário: