Publicidade

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Abertura do Paulistão

O Paulistão 2009 começou assim para os grandes: para Santos e Palmeiras, muito bom. Já Corinthians e São Paulo tiveram uma estréia em nível bom, mesmo com os empates em casa. Como isso? A frase de Muricy Ramalho na coletiva após o jogo contra o Ituano explica: "vocês (jornalistas) observam resultados. Eu vejo futebol e sei que meu time foi bem". Pelo interior, destaque para as estréias de Guarani e Bragantino. Vamos aos jogos:

- O Palmeiras teve uma vitória magrinha sobre o Santo André, em Ribeirão Preto, por 1 a 0. Porém, um resultado de extrema importância por dois motivos: primeiro porque ameniza as derrotas na pré-temporada e dá moral ao grupo; segundo porque cala os cornetas, que sem motivo fizeram barulho até agora contra a diretoria. O time não foi uma maravilha, a defesa ainda falha demais e o ataque se atrapalhou muito. Porém, enfrentou um bom time e conseguiu importantes três pontos.

Vale destacar a atuação de Pierre, sempre guerreiro, Cleiton Xavier, autor do gol e quem criou a maioria das jogadas de perigo do time, e Lenny que, mesmo sem fazer gols, se movimentou bem, deu a assistência para Xavier. O Santo André jogou muito bem, mas deu muito espaço nas laterais. Mesmo assim, deve dar trabalho para muita gente grande.

- Não acompanhei a estréia do São Paulo, mas pelo pouco que vi, o empate foi extremamente injusto. O Ituano veio para jogar atrás e achar um gol e conseguiu isso. O tricolor pecou pelo preciosismo nas finalizações. Ao que me disseram, grande atuação de Hugo, que fez o gol são-paulino. O gol do time de Itu foi de Miranda, contra.

Voltando ao que disse Muricy na coletiva: o Paulista será um laboratório até o time entrar em forma e o que vale é o time evoluir. Jogou bem e teve azar. Coisas do futebol.

- Nos outros jogos de quarta-feira, o Mirassol venceu o Mogi-Mirim, fora de casa, por 2 a 0, com dois gols de Acleisson; Oeste e Ponte Preta empataram em 0 a 0; o São Caetano também venceu fora de casa, batento o Marília por 2 a o, com gols de Tuta e Vandinho; o Paulista venceu o Noroeste, em casa, por 2 a 0, com gols de Freira e Maizena; e o Guarani bateu a Portuguesa por 1 a 0, com gol de Fernando Gaúcho.

- No Pacaembu, o Corinthians era o franco favorito no confronto contra o Barueri. Só esqueceram de avisar o adversário. Que bela partida fizeram os visitantes. Marcando bem, explorando a afobação corintiana e jogando pelos lados do campo, aproveitando cada espaço adversário. Foi assim que fez o primeiro gol. Outro ponto positivo do time de Barueri: Pedrão, que já se destaca há algum tempo pelo time e mostra cada vez mais que sabe fazer gols. Marcou os dois no empate. Olho nele.

Já o Corinthians foi muito afobado, querendo matar o jogo logo. Começou a se irritar com a boa marcação adversária e bateu demais, principalmente Elias. Aliás ele, Alessandro e Cristian fizeram uma partida muito ruim. Douglas foi apagado e Souza foi "Souza", esperando cair no pé. Depois que Pedrão fez o segundo gol, de pênalti, o time jogou como Corinthians: na pressão, na raça e no sufoco. Deu certo. "Achou" um pênalti, bem convertido por Chicão e um gol no finalzinho com Jorge Henrique, completando o cruzamento de Otacílio Neto. Por pouco que Souza não virou no finalzinho, gol esse que foi salvo por um verdadeiro milagre feito pelo goleiro Renê. O placar em 2 a 2 foi de certa maneira justo, porque o empate parecia mais real pela partida feita por ambos. E o Barueri deu provas que não será só mais um no Paulista esse ano.

- O Santos jogou fácil contra o Guaratinguetá. O adversário tem até um bom time, mas falta muito ainda. As armas mortais do Peixe foram Madson, que fez uma grande partida, principalmente no primeiro tempo, Lúcio Flávio, que provou que será mesmo o maestro do time, e o bom e velho Kléber Pereira, que fez os dois gols do jogo. O que se viu foi um Santos bem organizado em campo e usando bem as laterais. No segundo tempo ficou claro o cansaço, mas mesmo assim, deu para garantir os três pontinhos.

- O Bragantino bateu o Botafogo, em Ribeirão Preto, por 4 a 2 e é, por hora, o líder do Paulista. Os gols do jogo foram marcados por Pará (2), Malaquias e Danilo Bueno para o Braga, e Thiago Silvy e Frontini para o Bota.

Muita coisa vai rolar ainda, mas deu para sentir a primeira impressão de cada time. Porém, nada melhor que a paciência

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

Ea Rodrigo

Meu e-mail é:

solraccjr@hotmail.com

valeu