Publicidade

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Flamengo 2009

Um "novo-velho" Flamengo. Apenas três reforços, e com a base de 2009 mantida. A grande diferença está em Cuca. Um técnico sedento por tíulos e querendo espantar a fama de "pé-frio" ou de "bonzinho demais". O grande mal de início de temporada é achar que todo time precisa se reforçar. Logicamente que isso é bom e muitas vezes necessário. Mas, manter uma base pe melhor ainda.

Do time comandado por Caio Júnior, saíram o volante Jaílton, que foi pro Flu, eDiego Tardelli, para o Atlético-MG, entre outros menos importantes. Chegaram do Santo André o zagueiro Douglas, o volante Willians, além do meia Zé Roberto, ex-Botafogo e vindo do Schalke 04.

A chegada mais importante foi Cuca. Foi a melhor escolha, entre outros comentados. Se a diretoria e a torcida tiver paciência, veremos um Flamengo forte. A idéia do treinador é aproveitar a base formada por Caio Júnior e dar chance a alguns "esquecidos".

A formaçao tática ainda não está definida. O Fla 2009 pode vir num 3-5-2, com Bruno; Aírton (Douglas), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Kléberson, Ibson, Zé Roberto e Juan; Marcelinho e Obina. Ou no 4-4-2, com Willians no lugar de um zagueiro, provavelmente Aírton, e com Ibson jogando mais solto.

A defesa é forte. Bruno é ótimo goleiro. Muito "mala", mas é bom goleiro. Léo Moura e Juan foram os jogadores que comandaram o time em 2008. Quando eles funcionaram, o time foi bem. Falta apenas um poder maior de marcação para ambos. E a zaga é firme, segura e experiente. Só não posso opinar sobre Aírton ou Douglas como terceiro zagueiro.

O meio-campo é técnico, mas de pouca marcação. Se for no 3-5-2, Kléberson e Ibson vão dar uma saída de bola muito boa, mas sem muito poder de marcação. Willians, Toró ou Jonatas podem fazer isso, dando maior liberdade aos dois. E o 10 da equipe será Zé Roberto. É bom jogador, mas precisa ter a cabeça no lugar e querer ser atleta. Melhor que Marcelinho Paraíba ele é. Mas os dois podem formar uma dupla de ligação e com boa chegada ao ataque, caso Cuca jogue num 4-3-2-1.

Falando em ataque, eis o grande problema de Cuca. Obina é o xodó, mas não inspira confiança. Vandinho e Josiel precisam mostrar se tem potencial. O primeiro ainda me dá esperanças, mas o segundo nem tanto. Caso Marcelinho não queira ser mais atacante, será mais um problema para Cuca. Quem pode aparecer como surpresa é o ótimo garoto Everton, que veio do Paraná ano passado. É esperar para ver.

Ainda faltam peças, como bons reservas para os laterais e um bom atacante, alguém que chegue para definir. Fala-se em Mota, ex-Cruzeiro, no qual não vejo como solução. Também é preciso pensar um substituto para Ibson, que deve mesmo partir no meio do ano.

Com o que tem em mãos e com um bom atacante, veremos um bom Flamengo. Particularmente, eu espero um time jogando um futebol parecido com o apresentado no 5 a 2 sobre o Palmeiras, ano passado. Cuca tem capacidade para isso, mas a palavra-chave do Flamengo em 2009 é uma: paciência.

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

Rodrigo, quando você tiver a sua avaliação do elenco do vasco podde nos passar.

Aceito sim, será muito bem vinda uma opiniao diferente para o nosso blog!

Abração

Carlos Junior
O SENTIMENTO NAO PARA
www.vascaominhapaixao.blogspot.com