Publicidade

domingo, 18 de janeiro de 2009

Grêmio 2009

Depois do vice-campeonato brasileiro, para muitos surpreendente, o Grêmio começa bem o ano de 2009. O time continua não sendo nenhuma maravilha e faltam algumas peças, mas é um grupo de pegada. Lembrando sempre que o grande foco do clube está, logicamente, na Libertadores e pode sim repetir a campanha de dois anos atrás, onde foi vice-campeão com um time tido como fraco para muitos.

A base da boa equipe do ano passado se manteve, principalmente as principais peças: o goleirão Victor, o zagueiro Léo e o meia Tcheco. Eles agora se juntam a bons reforços e podem fazer o técnico Celso Roth conseguir novamente surpreender a muitos. Roth, aliás, que terá novamente que enfrentar a desconfiança da torcida e de muita gente para se manter no cargo.

O time perdeu poucos jogadores. O principal que saiu foi o ótimo volante Rafael Carioca, para o Spartak Moscow/RUS. Além dele saíram o lateral-direito Paulo Sérgio, os zagueiros Pereira e Jean, e os atacantes Soares e Marcel. Nada demais. De bom mesmo, só saiu Carioca.

Os que chegaram são melhores e podem fazer do Grêmio muito mais competitivo. Conseguiu fechar bem algumas posições carentes, como a lateral-direita, agora de Ruy, vindo do Náutico, e a lateral-esquerda, onde Jadílson e Fábio Santos, ambos ex-Cruzeiro e São Paulo brigaram por uma vaga. E o ataque fica muito mais bem servido com a chegada do artilheiro Alex Mineiro, vindo do Palmeiras. Também chegaram os zagueiros Rafael Marques, do Goiás, e Fábio Ferreira, do Corinthians, além do bom volante Diogo, do Figueirense.

Com tudo isso, Celso Roth pode escalar a equipe em duas formações diferentes. No 3-5-2, o time provável é Vítor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Wiiliam Magrão, Souza, Tcheco e Jadílson; Reinaldo (Perea) e Alex Mineiro. Se mudar para o 4-4-2, Rafael Marques daria lugar a Orteman ou Diogo.

No gol, Victor mostrou ser muito bom goleiro e é dono absoluto da camisa 1. Na direita, Ruy supre bem a saída de Paulo Sérgio, mas atua melhor como ala. Precisa apenas melhorar o cruzamento e a marcação. A zaga formada por Réver e Léo é segura e muito boa. Rafael Marques é, digamos, médio. E Fábio Ferreira precisa mostrar que sabe jogar. Na esquerda, Jadílson vem atuando bem faz algum tempo e deve assumir a esquerda, com Fábio Santos como sombra. Uma defesa compacta.

No meio, William Magrão tem tudo para se firmar como um dos bons volantes brasileiros. Sabe marcar e sair jogando, como volante "moderno". Ao seu lado, Souza fará o papel de "curinga", caindo mais pela direita quando o time jogar no 4-4-2 e dando mais saída de bola ao time. Tcheco segue sendo o cérebro e líder do time. os três tem vaga cativa na equipe, e podem ganhar a companhia de Orteman, que ainda não teve muitas oportunidades de provar seu futebol, ou do bom volante Diogo.

No ataque, Alex Mineiro será a grande referência. Sabe fazer gols, tem bom posicionamento e joga bem, apesar da queda de produção no fim do Brasileiro com o Palmeiras. Só que precisa de alguém mais regular como companheiro de setor. Perea é bom atacante, mas muitas vezes some no jogo. O mesmo acontece com Reinaldo. Ainda falta um bom atacante, principalmente que saiba cair mais pelos lados do campo.

Esse é o Grêmio 2009. Um time com uma boa defesa, um meio campo trabalhador e com bom toque de bola e um ataque perigoso. Ainda faltam um reserva para Ruy, um bom zagueiro para suprir uma provável saída de Léo, um camisa 10 para acompanhar Tcheco, além de um atacante. Como visto, não é um timaço. Mas é uma equipe com a cara do Grêmio. E quando isso acontece, o Imortal vai longe.

Nenhum comentário: