Publicidade

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Atlético-MG 2009

O Galo vem em 2009 para esquecer o ano do centenário e tentar montar uma equipe competitiva. No comando, nada melhor que Émerson Leão. Muitos podem torcer o nariz, mas faz muito tempo que Leão não chega para montar um clube desde a pré-temporada.

Junto com ele, retornam de empréstimo o atacante Éder Luís, que estava no São Paulo, e o lateral-esquerdo Thiago Feltri, vindo do Goiás. Os reforços até agora foram seis: o lateral-esquerdo (e agora meia) Júnior, ex-São Paulo; os volantes Júnior, ex-Grêmio, Carlos Alberto, ex-Corinthians, e Renan, ex-Vitória e São Paulo; o meia-atacante Lopes, ex-Palmeiras e que estava no futebol japonês; e o atacante Diego Tardelli, ex-Flamengo. De quem saiu, ninguém importante ao clube. No máximo Jael, atacante que foi para o rival Cruzeiro.

Leão deve escalar o time no 3-5-2, com a seguinte formação: Juninho, Leandro Almeida, Marcos e Welton; Carlos Alberto, Rafael Miranda, Renan, Junior e Thiago Feltri (Junior); Diego Tardelli e Éder Luís.

No gol, Juninho é um bom nome. Tem uma boa sombra, o reserva Edson. Não comprometem, mesmo não sendo fora-de-série. A zaga mescla a experiência de Marcos, com a liderança do jovem Leandro Almeida, ótimo zagueiro, e a prata-da-casa Welton. Um defesa razoável.

Nas alas, Carlos Alberto deixou mesmo de ser volante e se torna ala-direito, como vinha sendo utilizado por Mano Menezes no Corinthians. Particularmente não vejo muito além da revelação Sheslon, que apareceu bem no clube no fim do Brasileiro-2008. Na esquerda, Thiago Feltri deve assumir a lateral, caso o experiente Júnior seja deslocado para o meio-campo. Porém, sendo Feltri ou Júnior na esquerda, o time estará bem servido.

No meio, Rafael Miranda é um bom cabeça-de-área, mesmo tendo caído de produção na temporada passada. Renan é o "xodó" de Leão, que pediu a contratação do jogador que foi lançado por ele em 2005, no São Paulo. Sabe jogar e marca bem. A ligação, a princípio, ficará a cargo de Júnior. Um teste, que pode ou não dar certo. Eu prefiro Renan Oliveira, bom jogador que pode estourar com grande revelação esse ano. Tem também Lopes. Se o "Tigrão" jogar o que fez no Palmeiras, pode ser a melhor contratação do clube. Mas não sabemos como ele estava no Japão. Pode-se também dar uma chance ao garoto Tchô, eterna esperança de um dia dar certo no time principal, mas que sofreu por contusões. Entre os 4, melhor Renan Oliveira.

O melhor setor da equipe é o ataque, que deve ser formado pelo rápido e habilidoso Éder Luís e o atacante Diego Tardelli. O primeiro não foi bem no São Paulo, devido ao posicionamento diferente do que jogava no próprio Galo. O segundo começou 2008 bem no Flamengo, mas a contusão no braço tirou ele de grande parte da temporada.

Ao meu ver, precisa ainda de um ala ou lateral-direito que passe mais segurança, e um camisa 10. Mas, no papel, é um time que pode dar mais alegrias a torcida do que a equipe do ano passado. E a grande esperança está em Leão.

Nenhum comentário: