Publicidade

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cruzeiro 2009

A Raposa fez o melhor possível para montar um bom time em 2009: manteve a base. Fato raro, visto que os Perrela sempre adoraram vender e encher os cofres. Manter Wágner, Ramires e Guilherme foi uma ótima notícia para a torcida cruzeirense. A lamentar somente a não contratação para a defesa, tão frágil e criticada em 2008.

O time perdeu poucos jogadores que vinham atuando. O único importante que saiu foi lateral-esquerdo Jadílson, que foi para o Grêmio. De resto, o time manteve os mesmos atletas e ganhou bons reforços, que fazem do time mais maduro e experiente.

A dúvida é: porque tantos atacantes? Ao meu ver, uma prévia que Guilherme parte depois da Libertadores. Três jogadores de frente chegaram: Wellington Paulista, do Botafogo; Soares, do Grêmio; Jael, ex-Atlético-MG; e Alessandro, ex-Fla e Flu e que estava no Japão. Além deles, vieram o lateral-direito Jancarlos, do São Paulo, e o zagueiro Leonardo Silva, do Vitória.

Aliás, manter Adílson Batista foi uma das decisões acertadas do Cruzeiro. O time que deve ser por ele escalado deve vir no 4-4-2, com Fábio; Jancarlos, Leonardo Silva, Thiago Heleno (Espinoza) e Sorín; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Wágner; Guilherme e Wellinton Paulista (Thiago Ribeiro). Mas também pode ir para um 3-5-2, visto que Sorín deixou de ser lateral faz muito tempo (se foi algum dia...). Com isso, Marquinhos Paraná saíria para a entrada de Espinoza, ou não, sendo o próprio Paraná um "falso" terceiro zagueiro.

No gol, Fábio é bom goleiro já faz tempo. As vezes apronta as suas, mas é confiável e está mais experiente. Na lateral-direita, Jancarlos foi uma boa contratação e terá o jovem Jonathan no seu encalço. Na zaga, o grande problema. Nem Leonardo Silva, nem Expinoza ou Thiago Heleno e Léo Fortunato são bons zagueiros. Faltam opções mais regulares para essa posição. Na esquerda, como já disse antes, Sorín não é lateral, é um ala. E isso pode fazer diferença. Porém, o jovem Fernandinho é muito bom jogador e pode substituí-lo.

No meio, o mesmo time do ano passado, com muita qualidade e pegada. Fabrício é um ótimo volante e lidera bem o time em campo. Marquinhos Paraná tem boa saída de bola e chega como homem surpresa. Ramires dispensa comentários e deve ser, ao lado de Hernanes, a dupla ideal de volantes "modernos", daqueles que sabem marcar e sair com qualidade ao ataque. E Wágner dá qualidade ao meio-campo e é o motor do time, o camisa 10. E o jovem Bernardo vêm ai. Anotem.

No ataque, Guilherme é favorito a ser titular, e assim deve ser. É outra grande revelação do Cruzeiro e deve fazer em 2009 o ano da afirmação. Seu companheiro ainda é indefinido. Wellington Paulista foi irregular no Botafogo. Soares, ex-Londrina, não foi bem no Flu e no Grêmio, mas foi ótimo no Figueirense, sob comando de Adílson Batista. E Alessandro, ao meu ver, larga em desvantagem. Sobra ainda Thiago Ribeiro, que não mostrou muita coisa em 2008, e Jael, ex-Galo, que é uma ótima promessa.

Enfim, esse é o Cruzeiro. Penso que dará certo e pode fazer o "Trem Azul" voltar a ativa. Tomara que sem descarrilhar. Para isso, ainda faltam zagueiros e um lateral-esquerdo para suprir Sorín. Mesmo assim, olho na Raposa, que têm a Libertadores pela frente e pode ir muito mais longe que pensam.

Nenhum comentário: