Publicidade

sábado, 31 de janeiro de 2009

Palmeiras 2009

Jovem, rápido e melhor. Essas três palavras definem o que se espera do Palmeiras em 2009. O torcedor, não a toa apelidade de "turma do amendoim" por Felipão, cornetou, esperneou e criticou a diretoria pelas várias dispensas e nenhuma contratação de "peso". Ao meu ver, o Verdão foi um dos que melhor se movimentou no mercado, trazendo as grandes revelações do Brasileirão e outras boas apostas.

O desmanche foi considerável. Da base titular do ano passado, sobraram apenas Marcos, Gustavo, Pierre, Sandro Silva e Diego Souza. Desses, apenas Marcos, Pierre e Diego Souza serão titulares. Ou seja: um novo Palmeiras em campo. Novo nas caras e também na idade.

As saídas, a princípio, foram de bons jogadores. Titulares como o lateral-esquerdo Leandro (Fluminense), o atacante Alex Mineiro (Grêmio), Martinez (futebol japonês) e Elder Granja. Destes, Martinez e Leandro fizeram uma temporada regular. Alex Mineiro foi o artilheiro do time, mas caiu muito de produção na segunda parte do Brasileiro, o mesmo de Elder Granja. Os outros que saíram, como Roque Júnior, Léo Lima (Vasco), Gladstone (Náutico), Maicossuel (Botafogo), Denílson, vão porque não mereciam mesmo continuar. Era preciso novos ares.

Apoiando em jovens revelações, o time contratou alguns antes mesmo do ano acabar, já visando a nova cara da equipe em 2009. Chegaram os zagueiros Danilo, do Atlético/PR, e Maurício Ramos, do Coritiba; o lateral esquerdo Pablo Armero, do América de Cali e da Seleção Colombiana; os meias Willians, do Vitória, e Cleiton Xavier, do Figueirense; e as revelações do Brasileirão, os atacantes Marquinhos, do Vitória, e Keirrison, do Coritiba. Além dele, chega o experiente Edmílson, do Villareal, para ser o líder da equipe. Ótimas contratações, mesmo faltando algumas algumas para setores como a lateral-direita.

Com isso, o Palmeiras 2009 deve jogar no 3-5-2, com Marcos; Danilo, Edmílson e Maurício Ramos; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Pablo Armero; Marquinhos e Keirrison. Um time novo, veloz, com boa qualidade.

Falar de Marcos é muito fácil. O jogador é ídolo da torcida e tem uma história fantástica. Voltou para valer em 2008, com grandes atuações, quando muitos o davam como "aposentado" - até ele próprio. É, sem dúvidas, um dos melhores goleiros do Brasil. E Bruno, seu reserva, tem tudo para ser o sucessor da camisa 1 com muito estilo.

A defesa continuará sendo um ponto de interrogação. Danilo e Maurício Ramos foram bem na dupla Atletiba, mas ainda falta um pouco de segurança. Edmílson pode ser o homem a trazer isso para a dupla, jogando como líbero e podendo sair mais para o jogo, assim com atuou na Copa em 2002. Porém, esse trio é sem sombras muito melhor que o do ano passado, com Roque Júnior, Jéci e etc.

As laterais perderam seus titulares, e apenas uma foi bem reforçada. Pablo Armero é muito bom jogador, tem velocidade, sabe marcar e apoia com precisão. Substitui a altura Leandro, e até melhor. A direita ficará, ao que indica, com Fabinho Capixaba, jovem lateral que veio do Mirassol ano passado e não convenceu quando entrou no time. Talvez com uma sequencia, comece a jogar bem, mas um reforço para a posição seria bom. Um detalhe: antes Fabinho que Sandro Silva como curinga no setor.

O meio-campo é um dos mais qualificados do país. Pierre é o cão de guarda nato, que marca como nínguem. Joga muito. Cleiton Xavier tem a qualidade de passe muito boa e um ótimo chute de fora. Sem exageros, lembra muito Alex quando chegou do Coritiba. Deve atuar mais recuado, dando liberdade para Diego Souza ter mais uma chance de mostrar que valeu a pena o dinheiro gasto com ele. Potencial pra isso tem, basta um pouco mais de vontade. se bobear, Willians, vindo do Vitória, pode deixar o jogador no banco, e com méritos. Outros bom meia a disposição de Luxa é Deivid Saconni, que estava machucado e, particularmente gostaria de vê-lo nesse time.

O ataque foi alvo de críticas de torcedores, por conta da não permanência de Kléber e falta de contratações de peso. Balela. Marquinhos e Keirrison jogaram em 2008 mais que qualquer outro atacante. Mais até que o próprio Kléber. Marquinhos é meia-atacante, sabe vir de trás, tem habilidade e velocidade. Lembra Edílson, o capetinha, quando chegou no Palestra em 93. Já Keirrison é daqueles que é bom ver logo, porque já já parte pra Europa. Uma pena para nós, amantes do futebol brasileiro. É o grande nome do futebol nacional, tem um oportunismo e inteligência fora do comum, além de finalizar e usar bem da habilidade. A melhor contratação do começo de ano. Por incrível que pareça, devido o atraso desse post, vale dizer que Lenny vai buscar seu espaço e pode pintar no time. Se fosse antes do começo dos jogos, eu não falaia isso. Salvo pelo atraso.

O Palmeiras 2009 tem cara de campeão. Como o do começo de 2008 também tinha. Comendo pelas beiradas, sem muita exploração da impresna, Luxemburgo pode levar o Alviverde muito longe, mais que muito torcedor e comentarista corneta acredita. Eu vejo o Palmeiras campeão em 2009, e não é (só) do Paulista.

Nenhum comentário: