Publicidade

sábado, 17 de janeiro de 2009

Fluminense 2009

O Fluminense é, sem dúvida, o time que melhor contratou até agora. Com isso, começa mais um ano com um dos melhores elencos do Brasil, junto ao São Paulo e ao Internacional. Assim, o torcedor tem grandes esperanças que 2009 pode ser um ano muito melhor que 2008. E olha que o ano passado foi até que bom.

É claro que o time perdeu peças importantes, todos titulares e que fizeram uma temporada muito boa pela equipe, principalmente na Libertadores. Porém, teve capacidade de repor pelo menos em mesmo nível. Outro ponto positivo foi a manutenção de René Simões. Treinador do tipo "paizão" e psicólogo, que conquistou a confiança do grupo e pode fazer muito mais nesse ano.


A debandada foi considerável. Saíram quatro dos cinco bons jogadores da equipe: o lateral-esquerdo Júnior César, o volante Arouca e o atacante Washington foram todos para o São Paulo; e Thiago Silva, um dos melhores zagueiros brasileiros, foi para o Milan. Além deles, saíram o zagueiro Roger, dispensado, o volante Ygor, para a Portuguesa, e o atacante Somãlia, que foi ao Náutico.

Porém, René e a diretoria trabalharam bem para reforçar o elenco. Foram 11 reforços: o lateral-direito Mariano, do Atlético-MG; os zagueiros Xandão, do Guarani, e Cássio, do Avaí; o lateral-esquerdo Leandro, do Palmeiras; os volantes Jaílton, do Flamengo, e Diguinho, do Botafogo; os meias Masquinho, do Figueirense, Leandro Domingues, do Cruzeiro, e Leandro Bonfim, do Vasco; e os atacantes Leandro Amaral, do Vasco, e Roger, do Sport. Só faltou um goleiro para ser um time. Todos boas peças que buscarão vaga no time titular.

Com tantas opções, o técnico René Simões pode atuar tanto no 4-4-2 como no 3-5-2, mas sem mudar os 11 titulares. Isso se deve a Jaílton, que pode fazer a função de terceiro zagueiro. O provável time é: Fernando Henrique; Wellington Monteiro, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Jaílton, Diguinho, Leandro Domingues e Conca; Leandro Amaral e Roger. Sem mistérios.

Fernando Henrique está em alta com a torcida, e merece isso. Já vinha atuando bem, mas algumas falhas deixavam o torcedor ressabiado. Em 2008, fechou o gol e a grande fase o fez titular absoluto do time. Na lateral-direita, Wellington Monteiro segue no time, mas não é nada demais. Mariano tem bom potencial e pode roubar a vaga. Na zaga, Luiz Alberto segue capitão e chefe do setor, e terá agora a companhia de Edcarlos, o que ainda não me pega. Xandão é uma grata revelação do Guarani e pode ganhar o espaço. Na esquerda, Leandro é, se não melhor, no mesmo nível que Júnior César, e vem crescendo nas últimas temporadas.

O Flu tem hoje um meio-campo que mescla pegada, qualidade e velocidade. Jaílton deve ser o homem de combate, podendo atuar também como terceiro zagueiro. Diguinho foi um dos melhores volantes do Brasileirão, sabe roubar bem a bola e sair com qualidade. E sobra Fabinho, que cresceu na mão do atual treinador. Mais a frente, Leandro Domingues tem velocidade e sabe conduzir bem a bola, mas é muito irregular. Já o argentino Dario Conca é muito bom jogador. Digo sempre que o grande problema do argentino é a falta de mídia, porque saber jogar como ninguém. Só precisa chamar mais o jogo para si. E esse pode ser o seu grande ano. E Tartá e Maicon, garotos de Xerém, merecem espaço.

No ataque, Leandro Amaral volta para tentar fazer o que não pode no ano passado e tem agora a missão de ser o nome do ataque tricolor. Só que, diferente de 2008, não tem ao lado grandes nomes como Dodô e Washington. Tem Roger, que chega do acordo para liberar Arouca ao São Paulo. Além dele, René tem Ciel (!) e Alan, ex-Londrina e que já surpreendeu nos treinos e pode ganhar mais chances esse ano. Mas ainda falta um atacante.

Esse é o Flu 2009. Ainda faltam peças para a lateral-direita, um zagueiro experiente, um meia mais regular para atuar junto com Conca e um atacante. Para o ataque, se fala em Fred, do Lyon. Seria excelente. Mesmo sem essas peças, eu vejo o Flu como grande favorito para o Carioca e como candidato para levar a Copa do Brasil. Olho no tricolor!

Nenhum comentário: