Publicidade

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Internacional 2009

O Internacional completa em 2009 o seu centenário. Mais uma vez, o Colorado começa o ano com poucos reforços e com uma equipe formada durante o Brasileirão do ano passado. Também começa mais um ano como grande favorito para as competições que irá disputar e com um dos melhores elencos do Brasil. Só não pode deixar acabar mais um ano montando o time para a próxima temporada, e nem seguir o exemplo de tantos clubes que passam o ano do centenário a "ver navios".

O ponto positivo foi manter os principais jogadores. A única perda importante foi a saída de Edinho, volante que deve ser anunciado no Lecce, da Itália. Fora ele, ninguém de peso saiu. Apenas aquela boa galera que diminui a folha salarial, como os colombianos Orozco e Bustos, e o meia-atacante Daniel Carvalho. Segurar Nilmar e Alex foi um ponto positivo, mas a pergunta que fica é: até quando? Será que eles permanecem mesmo após a janela européia do meio de ano? É esperar pra ver.

Quem chegou, vêm para brigar pela vaga de titular. Giuliano, meia-atacante vindo do Paraná, tem potencial para substituir Alex; Marcelo Cordeiro, um dos destaques no Vitória pelo Brasileirão, chega como titular da lateral-esquerda; Glaydson, volante que chega do São Caetano, brigará para ser o substítuto de Edinho; o lateral-direito Arílton, revelação do Coritiba; e o goleiro Michel Alves, ex-Juventude, tem potencial para disputar a vaga com Lauro. Além deles, o time anunciou o atacante Alecsandro, ex-Cruzeiro, e deve oficializar a chegada do lateral-esquerdo Kléber, ex-Santos. Todas peças de nível bom.

O técnico Tite deve manter a base de 2008, como já dito acima. O provável colorado virá no 4-4-2, com Lauro (Michel Alves); Bolívar, Indío (Sorondo), Álvaro e Marcelo Cordeiro (Kléber); Paulinho (Glaydson), Magrão, Guiñazu e D'Alessandro; Alex e Nilmar. Um time excelente, que deve jogar num meio campo em formato de losango, com Magrão e Guiñazu um pouco a frente de Paulinho e deixando D'ale solto.

O goleiro Lauro fechou o ano em alta, deixando o experiente Clemer no banco e com moral após o título da Sul-Americana. Agora, terá a sombra do bom goleiro Michel Alves. Na direita, Bolívar deve seguir por lá, onde não foi mal em 2008. A zaga formada por Indío e Álvaro é boa, mas muitas vezes irregular. As opções Danny Moraes e Sorondo podem solucionar isso. Na esquerda, Marcelo Cordeiro foi muito bem no Vitória e agora terá que provar sua qualidade no Inter. Pode acabar na reserva, caso Kléber venha mesmo para o Beira-Rio. E que Tite não venha com Gustavo Nery.

O meio-campo é forte, mas deve sentir a falta de Edinho, ex-capitão do clube. O garoto Paulinho parace ser o escolhido por Tite para fazer a função de cabeça-de-área, com a opção de ter Glaydson e Rosinei para a posição. Magrão é bom, mas precisa aparecer mais em algusn jogos. Guiñazu é fantástico: tem raça e qualidade em boa sintonia. A responsabilidade de municiar o ataque fica a cargo do "El Cabecón" D'Alessandro. É craque, como ninguém no Brasil. Sem mais.

O ataque deve ser Alex e Nilmar, mas apenas até o meio do ano. Alex fez um ano de 2008 fantástico, o melhor de toda carreira. Isso se deve a posição de atacante, qual desempenhou muito bem, com velocidade, habilidade e boa finalização. Tem muita gente grande interessado nele, e por isso seus dias no Beira-Rio não são longos. Nilmar vive a mesma situação. Agora que as contusões parecem ter deixado o jovem atacante de lado, o 9 do Inter tem tudo para voltar a Seleção. É um dos melhores atacantes no Brasil. Caso os dois venham a sair, Giuliano e Alecsandro serão os prováveis substitutos. Giuliano é uma grande aposta. Tem muitas qualidades parecidas com a de Alex. E Alecsando não é nenhum craque, mas sabe fazer gols. Já provou isso no Vitória e no Cruzeiro.

Tite tem um grande elenco em mãos. Se manter o futebol apresentado na Copa Sul-Americana, o Inter tem tudo para levar titulos no seu centenário. O problema fica para depois de junho. Aí é outra história. Mas, deixo claro: a Copa do Brasil e o Gauchão tem o Inter como grande favorito.

Nenhum comentário: