Publicidade

sábado, 24 de janeiro de 2009

Mini-guia do Carioca 2009

Começa hoje o mais elegante campeonato estadual do país. O Campeonato Carioca 2009 terá ingredientes especiais: o Flamengo buscando o tri, o Fluminense tentando voltar a ser o clube mais vezes campeão, o Botafogo querendo quebrar a sina de "quase" e o Vasco se reerguendo depois da queda para a Série B do Brasileiro. Além disso, teremos a volta do Bangu, os jogos no interior (a melhor notícia!) e muitos, mais muitos "dinossauros" e rostos conhecidos do torcedor espalhados pelos clubes pequenos.

O Carioca 2009 segue o mesmo regulamento de sempre. São dois grupos e dois turnos: na Taça Guanabara, o primeiro turno, com os clubes se enfrentando dentro do próprio grupo; na Taça Rio, o segundo turno, os grupos se cruzam. Em ambos os turnos, classificam-se dois de cada chave, onde teremos semifinais e final em partidas únicas. O campeão da Taça Guanabara enfrenta o da Taça Rio, logicamente se não o mesmo que levar os dois, pois já fica com o caneco.

Segue a rápida análise dos clubes:

Grupo A

Americano: Time que sempre complicou para os grandes em Campos, busca voltar aos velhos tempos de surpresa. O time será comandado pelo técnico Paulo Marcos e é bem organizado em campo. Tem bons jogadores, como o volante Dejair, o zagueiro Anderson e o experiente meia Rondinelli, que já atuou pelo próprio clube. Merece atenção.

Cabofriense: Com uma equipe jovem, tendo média de 23 anos de idade, o tricolor de Cabo Frio será comandado pelo técnico Ademir Fonseca. Tem como conhecido no elenco Da Silva, jogador que já atuou pelo Flamengo.

Duque de Caxias: Recém-promovido para a Série B do Brasileiro, o time é comandado pelo técnico Marcelo Buarque. Um dos destaques da equipe é o atacante Edivaldo, que já atuou pelo Botafogo, e terá a companhia de bons jogadores como os meias Léo Oliveira e Alberoni. Olho no tricolor da Baixada.

Fluminense: Com várias contratações, o técnico René Simões quer fazer o Flu voltar a ser campeão estadual. Tem em mãos um grande elenco, com grandes jogadores como o atacante Leandro Amaral, o meia Conca, o lateral-esquerdo Leandro e o volante Diguinho, além dos jogadores que tiveram um bom 2008, como Fernando Henrique. Entra no Carioca como grande favorito, mesmo com um possível desentrosamento no começo.

Madureira: Melhor time do interior ano passado e campeão da Taça Rio em 2006, o Madureira quer ir além e chegar novamente nas finais. Para isso, trouxe de volta o técnico Alfredo Sampaio e tem como destaques os meia Abedi, ex-Vasco e Botafogo, e Adriano Felício, e os atacantes Fábio Oliveira e Alex Alves, que se destacou pelo Botafogo e Portuguesa. Para mim, é o time que pode desbancar um dos grandes no grupo.

Resende: Confesso conhecer muito pouco do time que vem para o Carioca. O que se sabe é que o veterano Viola será a estrela do time comandado por Antônio Carlos Roy. A meta é conseguir ao minímo uma vaga para a Série D do Brasileirão. A expectativa é boa para isso. É esperar pra ver.

Tigres: Um jovem clube com estrutura de time grande. É o que se pode falar desse recém-promovido para a primeira divisão do Carioca. Além da ótima estrutura tem um clube empolgado, comandado pelo treinador João Carlos e com os experientes Yan, meio-campista ex-Vasco e Flu, e Sorato, atacante rodado por vários clubes. Fica a expectativa de conhecer esse clube, que parece ter um grande futuro.

Vasco: Entre os grandes, o time da Colina vai ser o "franco-atirador". É um novo time sob comando do bom Dorival Júnior. O objetivo da temporada não é o Carioca, mas o time pode surpreender muita gente. Os destaques da equipe ficam por conta dos "garotos-problema" Léo Lima e Carlos Alberto, mas vale ficar de olho no lateral Fágner e no atacante Rodrigo Pimpão.






Grupo B

Bangu: É sempre bom ver um time tradicional de volta. O Bangu, vice-campeão Brasileiro em 1985, volta para a elite carioca após o títula na Divisão de Acesso. O time pode dar trabalho, mas provavelmente lutará apenas para permanecer na elite. O principal jogador do time é o volante Douglas Silva, ex-Atlético/PR e Flamengo, mas vale um olhar sobre o meia Paulo Roberto e o atacante Bruno Luís. O técnico será Edson Souza.

Boavista: O time mantém boas atuações desde que chegou a elite e pode ser até roubar um lugar dos grandes. O técnico Júlio Marinho tem em mão um bom elenco, com experientes jogadors como o goleiro Sílvio Luiz, ex-São Caetano, o volante Cocito, ex-Atlético/PR, e o meia Rodrigo "Beckham", ex-Botafogo. Alêm deles, juntam-se o meia Têti e o zagueiro Santiago. Um bom time que dará trabalho.

Botafogo: Um novo Botafogo é o que o torcedor alvinegro deve esperar. O que não significa um time fraco. Para quebrar a sina de sempre ficar no "quase" e voltar a ser campeão, o técnico Ney Franco promete um time rápido e bem postado taticamente. Os destaques são o retorno do zagueiro Juninho, o volante Batista e os atacantes Victor Simões e Reinaldo. Um time que ainda precisa de entrosamento, mas é um grupo que pode dar trabalho. Mas não entra como favorito.

Flamengo: Com a mesma base de 2008, o rubro-negro entra em busca de mais um tri. Comandado por Cuca, o time tem potencial para isso e entra como um dos favoritos. São poucas novidades no elenco, como o meia Zé Roberto, ex-Botafogo, e o volante Willians, do Santo André. O resto são os mesmos destaques: Ibson, Léo Moura, Juan, Fábio Luciano e, claro, o folclórico Obina. Com um time que começa o ano entrosado, diferente dos principais rivais, pode fazer disso a grande diferença.

Friburguense: Lutar para não cair é a meta do Friburguense. Com um time modesto e sem nenhuma estrela, a equipe será treinada por Cleimar Rocha. Entre os poucos destaques estão o zagueiro Cadão e o atacante Ziquinha.

Mac: O time não poderá atuar em casa e mandará os jogos em Araruama, o que pode atrapalhar. Tem um bom treinador (Dário Lourenço) e mescla bem jovens e experientes, como o goleiro Lugão, ex-Volta Redonda, e os atacante Roma, ex-Flamengo, e Léo Macaé. Também tem bons jogadores como o meia Gláuber. Tenta uma vaga na Copa do Brasil e na Série D.

Mesquita: A equipe que quase caiu ano passado tenta dias melhores. Para isso, o time dirigido por Rubens Filho terá o experiente meia Esquerdinha, ex-São Caetano, como líder em campo. Resta saber se dará certo.

Volta Redonda: Outro que quer voltar a ser a pedra no sapato dos grandes e chegar novamente a uma final. O técnico Aílton Ferraz tem em mãos um elenco reformulado e com o zagueirão Júnior Baiano como grande estrela. Jogar em casa, no Raulino de Oliveira, voltará a ser uma grande arma. Olho no Voltaço!

Esses são os clubes que tentarão o caneco ou pelo menos um lugar ao sol. O grande destaque é a volta dos times grandes ao interior do estado, levando alegria aos torcedores e aumentando as chances dos "pequenos" surpreenderem.

Para mim, Fla e Flu entram como favoritos. Mas ainda vejo ou Bota ou Vasco dando muito mais trabalho do que imaginam. É esperar pra ver.

Segue a primeira rodada: sábado - 16h, Macaé x Volta Redonda; Mesquita x Bangu; Madureira x Resende; Boavista x Botafogo; 18h15, Vasco x Americano; 20h30, Duque de Caxias x Tigres; domingo - 17h, Flamengo x Friburguense; 19h15, Cabofriense x Fluminense.

Nenhum comentário: