Publicidade

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mini-guia do Paulistão

Começa quarta-feira, dia 21, o Paulistão 2009. Esse que deve ser um dos mais disputados dos últimos anos. Os times se reforçaram muito bem, teremos grandes artilheiros, velhos conhecidos e, com certeza, muita alegria para o torcedor. Todos querendo repetir o gesto do Palmeiras em 2008.

Segue um "mini-guia", analisando brevemente os 20 clubes do Paulistão.

Barueri: Recém-promovido a Série A do Brasileirão, o time tem uma "novidade": três técnicos. No banco, ficará Toninho Moura, e terá o auxílio de Luis Carlos Goiano e Diego Cerri. É o tipíco time "arrumadinho", com a mesma base de 2008 e que tem sua grande força no ataque. Os destaques vão para os atacantes Basílio (ele mesmo!) e Pedrão, o meia Xuxa e o zagueiro João Leonardo. Lembro que a equipe foi campeã do Interior ano passado e podem dar muito trabalho. Merece atenção e pode ir longe.

Botafogo: Tradicional clube do Estado que volta à elite, o Botafogo vai, a princípio, buscar não cair. Embora que o elenco é regular e experiente. São vários conhecidos da torcida: o goleiro Paulo Musse, o volante Augusto Recife, o atacante Frontini, o volante Jonílson (ex-Vasco) e o meia Walter Minhoca (lembra dele?), comandados por Arthur Neto. Não deve ir além do meio da tabela.

Bragantino: Mais um que manteve a base do ano passado, o Braga tentará dar trabalho aos grandes. Para isso, os mesmos de sempre: o técnico continua sendo Marcelo Veiga, que ainda terá os volantes Moradei e Somália (que atuará como ala-direito), e os atacantes Nunes e Malaquias como esperanças. Aliás, Nunes é o grande nome desse time. E, para não fugir à regra, tem seus "dinossauros": Paulinho Kobayashi e Sérgio Manoel. Vai dar trabalho, mas não muito.

Corinthians: Um dos mais badalados clubes, devido a presença de Ronaldo. Mas, não é favorito por isso. Tem um ótimo time em mãos, a base do ano passado e uma torcida louca por títulos. Assim é o Corinthians 2009: muito mais que Ronaldo. Os destaques ficam por conta do lateral André Santos e do fantástico meia Douglas, além do técnico Mano Menezes. Olho em Jorge Henrique, que não veio para ser reserva. E, lógico, fica a expectativa em ver Ronaldo jogando. Tudo isso faz do Timão favorito ao título.

Guarani: Buscando voltar aos velhos tempos, o Bugre começa 2009 animado após a volta à Série B do Brasileirão e quer fazer bonito desde o Paulistão. O técnico Luciano Dias terá a disposição o veterano Amoroso, que volta ao time depois de vários anos e clubes na carreira. É o grande nome desse time, que terá no ataque a companhia do bom Fernando Gaúcho. É um time muito reformulado, teve 15 reforços e vários saíram. Incógnita.

Guaratinguetá: Esqueça o Guará de 2008. Aquele time que liderou o Paulistão do ano passado e chegou as semifinais, caindo frente à Ponte Preta não é sombra desse time de 2009. No comando, o ex-xerife Argel, que contará com vários jogadores conhecidos (como quase todos os clubes): o lateral-direito Jamur (ex-Londrina), os meias Guaru (ex-Santos) e Ricardinho (ex-Palmeiras, Botafogo e Vitória), e os atacantes Douglas (ex-Santos), Wellington Amorin e o rodado centroavante Rodrigão. Porém, o grande destaque fica por conta dos remanescentes: o meia Nenê, o zagueiro Renato e o volante Ale. Mesmo sendo um time bem diferente, eu ainda aposto que o Guará vai brigar de novo para ficar entre os quatro. O grande problema é a falta de entrosamento.

Ituano: Mesmo com a ajuda da Traffic, o Ituano é candidato a não ir muito longe no Paulistão. Comandado pelo novato Vinícius Eutrópio, os destaques são o experiente goleiro Alexandre Faváro, e os atacantes Alex Afonso, que volta ao clube, e o jovem e bom atacante Anderson Aquino, que tem tudo para ser o "cara" da equipe. Mesmo assim, nada animador.

Marília: Rebaixada para a Série C do Brasileirão, o MAC terá que se cuidar para não enfrentar um novo rebaixamento. O time apostou mais em desconhecidos e promessas, como o goleiro paraguaio Antony, ex-Talleres/ARG e o atacante Gílson, do Iraty. Os mais conhecidos do clube são o zagueiro Régis, ex-Flu e São Paulo e o meia Fabiano Gadelha, que já está um bom tempo no time. Muito pouco para o técnico João Martins ir longe.

Mirassol: Depois de uma boa campanha em 2008, o time comandado por Roberval Davino tenta fazer bonito novamente. Para isso, o de sempre no interior: reforços conhecidos e/ou experientes. Chegaram o goleiro Mauro, ex-Santos e Paraná, o jovem lateral-esquerdo Carlinhos, que veio por empréstimo do Santos, e os atacantes Luís Ricardo, ex-Ponte, e Finazzi (é, ele mesmo). Além deles, vale ficar de olho no lateral Alex Silva e no volante Júnior Maranhão. A idéia é conquistar uma vaga na Série D, o que não deve ser difícil para o clube.

Mogi-Mirim: Com o pentacampeão Rivaldo como presidente do clube, o Sapão volta a elite paulista para, no minímo, não cair. Tarefa para o técnico Gélson Silva, que terá como grande estrela do time o experiente meia Giovanni, ex-Santos. Além dele, vale destacar o goleiro Fabiano Heves, o zagueiro Neguette e o atacante Leandrinho. Comparando a outros clubes, é pouco. Mas, pode escapar.

Noroeste: O time quer voltar a dar trabalho aos grandes e chegar longe no Paulistão. Para isso, o clube de Bauru, comandado por Ruy Scarpino, tem um bom time. Sem "medalhões", mas com jogadores rodados e com boa qualidade. Destaques para o zagueiro Bonfim, o meia Luciano Bebê e, principalmente os atacantes Careca, vindo do Corinthians, e Marinho, ex-Atlético-MG. O Noroeste merece muita atenção e pode novamente fazer bonito.

Oeste: Buscando fazer de sua casa a grande força, o time de Itápolis tem como treinador um velho conhecido dos torcedores aqui da minha cidade, Londrina. É Roberto Fonseca, grande nome desse time e responsável pelos dois últimos acessos do clube. Em campo, um time sem estrelas, mas bem entrosado e arrumado em campo. Os nomes mais conhecidos foram bons reforços para o time: o goleiro Gottardi, ex-Lusa, o lateral-direito Filipi e o volante Dionísio, ambos vindos do Santos, e o atacante Daniel, ex-Corinthians. Olho no Oeste.

Palmeiras: Atual campeão paulista, o time que entra em campo não parece ser tão bom quanto o de 2008, comandado por Valdívia. Desta vez, a equipe terá a disputa da Libertadores, o que pode fazer o time deixar meio de lado o Paulista. Mesmo que colocasse toda a sua atenção, hoje, com o elenco em mãos, não entra como favorito, mas como alguém que pode chegar. A aposta foram nas grandes revelações do Brasileirão: o zagueiro Maurício, do Coritiba, o meia Cleiton Xavier, do Figueirense, e os ótimos atacantes Marquinhos, do Vitória, e o artilheiro e novo camisa 9, Keirrison. Somados ao experiente goleiro Marcos e ao meia Diego Souza, o fato é: se não for atrapalhado por causa da Libertadores e chegar nas semifinais, o título pode ficar no Palestra.

Paulista: Em 2009, o Galo comemora seu centenário, o que sempre é um grande perigo no Brasil. Ano de centenário nem sempre trás boas coisas. O Paulista precisa fazer uma boa campanha para apagar o desempenho pífio dos últimos dois anos. No banco, o experiente Luis Carlos Ferreira terá um elenco mediano, sem nomes muito conhecidos e que chegou recentemente. Os nomes do time são os meias Francisco Alex, prata do São Paulo, Alex Oliveira, rodado por vários clubes. e o atacante Léo, que despontou no próprio Paulista, no título da Copa do Brasil. em 2005. É difícil esperar que o clube ao menos consiga uma vaga para a Série D. Se escapar do rebaixamento, já estará de bom tamanho.

Ponte Preta: Atual vice-campeã, a Macaca quer repetir o bom Paulista do ano passado e chegar novamente entre os quatro. O técnico é Sérgio Soares, que conseguiu o acesso do Santo André para a Série A do Brasileirão. Alguns jogadores continuam no clube, como o goleiro Aranha, o volante Bida e o maestro do time no ano passado, o meia Renato. Junto a eles, soma-se o atacante Leandrinho e o atacante argentino Gustavo Savóia. Muito além do Paulista, a Ponte tem como meta subir novamente a Série A do Brasileiro. Então, o estadual deve ser apenas um laboratório.

Portuguesa: A Lusa tenta juntar os cacos da queda para a Série B do Brasileiro e recomeçar o projeto para subir novamente. O time é bem organizado, comandado por Estevam Soares, que deu qualidade ao clube no ano passado. Os destaques são vários, desde os experientes com os laterais César Prates e Athiron, e o atacante Christian, até os bons remanescentes como o zagueiro Bruno Rodrigo, e os meias Edno e Fellype Gabriel. Olho na Lusa, que pode beliscar um vaguinha nas semifinais.

Santo André: promovido a Série A do Brasileiro, o time do ABC é só alegria. A expectativa é fazer um bom 2009, a começar pelo Paulista. O time será comandado por Sérgio Guedes, vice-campeão paulista com a Ponte no ano passado. No time, os experientes Marcelinho Carioca e o eterno volante Fernando terão boas companhias, como Dininho, zagueiro ex-Palmeiras e Flamengo, Élvis, meio-campista autor do gol que deu o título da Copa do Brasil ao Santo André, e o atacante boliviano Pablo Escobar, vindo do Ipatinga e que merece atenção. O ponto negativo foi o grande desmanche que o time sofreu nesse começo de ano. Porém, o time deve começar a mostrar sua cara.

Santos: No estilo "mineiro", o Santos é a grande aposta desse blogueiro que vos escreve. O time foi bem montado, manteve as peças principais e se reforçou bem. Com isso, coloco o Peixe como um dos favoritos ao título Paulista. Os bons Fábio Costa e Kléber Pereira ganham a companhia do meia Lúcio Flávio, do experiente atacante Roni e do meia-atacante Bolaños, além do experiente lateral Léo, que retorna ao clube. Para o técnico Márcio Fernandes, falta apenas um bom lateral-direito. Mesmo assim, o Peixe vêm com tudo para ser campeão.

São Caetano: Voltar a ser o velho "Azulão" não será fácil, mas é a missão. Para isso, o comando fica com Osvaldo Alvarez, o Vadão, que terá a base do time de 2008 somado a alguns reforços. Chegam o lateral Iran, ex-Corinthians e Botafogo, os zagueiros Marco Aurélio e Everaldo. Esses se juntam ao bom trio de frente formado por Vandinho, Luan e Tuta. Pode não chegar as semifinais mas, como sempre, dará trabalho.

São Paulo: Com a pinta de "todo-poderoso", o atual campeão Brasileiro não tem o Paulista como prioridade, que será dada logicamente à Libertadores. Porém, o grupo é forte o bastante para ir bem em ambas competições. Os reforços Washington, Júnior César, Arouca, Wagner Diniz e Eduardo Costa somam ao elenco tricampeão brasileiro. Com tudo isso, o time do técnico Muricy Ramalho não terá muito trabalho para chegar as semifinais. Mas ser campeão é outra história.
A primeira rodada será formada pelos seguintes jogos:
Quarta-Feira, 21: 16h30 - Santo André x Palmeiras; 19h30 - Mogi-Mirim x Mirassol; São Paulo x Ituano; Marília x São Caetano; Paulista x Noroeste; Oeste x Ponte Preta; 21h30 - Guarani x Portuguesa;
Quinta-Feira, 22: 19h30 - Corinthians x Barueri; Botafogo x Bragantino; 21h30 - Santos x Guaratinguetá;
Façam suas apostas.

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

Oi Rodrigo, enquanto espero a tua avaliação do Vasco.

Postei lá avaliação dos clubes cariocas, dos rivais, botei teus creditos!

queria por o teu banner, + tu não tem!

se tiver me manda o link!

o link da reportagem esta abaixo, me responde nele.

http://vascaominhapaixao.blogspot.com/2009/01/qual-dos-dos-rivais-ser-vice-em-2009.html