Publicidade

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Arbitragem, derrotas e sufocos

Foram essas as três palavras que marcaram o início do Campeonato Carioca. Uma passada rápida pela abertura, visto que há estou atrasado.

- O Botafogo teve uma partida difícil contra o Boavista e, ao meu ver, o empate seria o mais justo nessa partida. O time alvinegro sofreu com a falta de entrosamento, o que já era esperado, e com o péssimo gramado em Saquarema. Mas, alguns destaques individuais apareceram. Leandro Guerreiro fez muito bem seu papel como volante, Maicossuel deu velocidade ao meio-campo alvinegro e Victor Simões teve bons lances de ataque. Aliás, o camisa 10 teve a melhor estréia possível, fazendo os dois gols da vitória. O bom volante Tony fez o gol do Boavista, time que deve dar muito trabalho e pode roubar uma vaguinha para as semifinais.

Sobre a arbitragem de Marcelo de Souza Pinto. Acertou ao anular os dois gols. O problema foi a repercussão que deram a tudo que ocorreu, principalmente no "gol" de Alessandro, que entrou por fora. Caso tenha sido informado por alguem da imprensa, teve bom senso em ouvir. Não agiu errado e, ao meu ver, não complicou. Só foi muito atrapalhado para anular o gol. Nada além disso.

- Eu esperava a derrota do Vasco na estréia contra o Americano. Dorival Júnior precisa urgente de um "homem-gol". Pimpão não é esse jogador, nem Élton e muito menos Faioli (!). Os dois primeiros são jogadores que caem mais pelos lados do campo, não são finalizadores. Carlos Alberto não dá certo no ataque e Léo Lima deve ser, no máximo, um reserva. A zaga ganhará o reforço de Leonardo, ex-Santos. Penso que com a entrada dele, somado a Nilton, Fernandinho e um novo atacante, o time pode dar liga. Não para o Carioca, mas para a Série B. O Americano soube se aproveitar do desentrosamento e da falta de referência na zaga e no ataque do Vasco para fazer os gols, ambos do meia Éberson.

- Não vi a derrota do Fluminense para a Cabofriense, por 3 a 1. Outro time que estava sem ritmo e desentrosado. O terceiro gol dá a imagem de um Fluminense muito cansado em campo. Diguinho abriu o placar para o Flu, enquanto Ramon, Roberto e Da Silva fizeram os gols da virada da Cabofriense. Pelo que li, o resultado não foi justo, visto que o Flu pressionou muito o time da casa. Mesmo assim, ainda acredito no time de René Simões.

- E O Flamengo foi presenteado com três pontos contra a Friburguense. Onde o auxiliar Luiz Antonio Muniz de Oliveira estava para ver aquele impedimento? Não vou culpar o árbitro Leonardo Garcia, apesar do mau posicionamento no lance. O meia Vitor Hugo estava tão atrás que, como diria Fernando Fernander, da Band, "pegou um táxi para chegar". E o gol poderia dar os três pontos a equipe de Friburgo. O destaque do jogo foi o goleiro Adriano, que pegou tudo. Menos permitir o desvio de cabeça de Everton, que fez sobrar limpa para Juan marcar.

- Os resultados da primeira rodada do Carioca: Grupo A (além dos jogos de Fluminense e Vasco) - Madureira 1x1 Resende (Adriano Felício/M e Bruno Meneghel/R); Duque de Caxias 1x1 Tigres (Edivaldo/DQ e Clayton/T) ; Grupo B (além dos jogos de Flamengo e Botafogo) - Macaé 2x0 Volta Redonda (Jackson fez os dois); Mesquita 3x1 Bangu (Fabrício, Nil e Nino/M e Bruno Luiz/B). Só para constar, hoje as semifinais da Taça Guanabara seria entre Cabofriense x Macaé e Mesquita x Americano. Será?

Nenhum comentário: