Publicidade

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Corinthians 2009

O Timão voltou e é, sem dúvida, o grande destaque do mercado e das notícias. Não falo somente por causa de Ronaldo. O Corinthians soube se reforçar bem para o ano da volta a Série A e manteve a base. Com tudo isso, dá para colocar o time como um dos favoritos aos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil.

As saídas não foram importantes para o clube. No máximo, Herrera, que foi bem substituído. Porque ninguém vai ficar lamentando as saídas de Perdigão, Fábio Ferreira e até mesmo de Diogo Rincón.

Já os reforços foram muito bem indicados por Mano Menezes. Todos vieram com grandes chances de se tornarem titulares, o que mostra a boa visão nas contratações. Chegaram os zagueiros Escudero, do Argentino Juniors, e Jean, do Grêmio; o volante Túlio, do Botafogo; e os atacantes Souza, do Panathinaikos/GRE e ex-Fla, e Jorge Henrique, do Botafogo. Além, lógico, de Ronaldo.

Ronaldo talvez não jogue o tanto que o torcedor espera. Entenda o "tanto" como número de jogos e também no sentido de qualidade. Eu torço para que ele volte com tudo, pois fará bem ao futebol brasileiro. Mas ainda é uma incógnita. Pelo menos, se vê um grande esforço do atleta Ronaldo. E também se vê que o Corinthians já lucrou muito com essa chegada.

Com ou sem Ronaldo, o time segue bem. E Mano Menezes deve ter como titular, no 4-4-2, a seguinte equipe: Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Túlio, Cristian, Elias (Morais) e Douglas; Dentinho (Jorge Henrique) e Souza (Ronaldo).

A defesa é a mesma de 2008. Uma boa defesa. Mas Felipe, particularmente, não me passa tanta confiança, mas tem a da torcida. Na lateral-direita, Alessandro precisa ser mais regular, mas Diogo não é uma "sombra" tão grande. A zaga é firme e segura. Joga sem brincadeira e faz muito bem o papel. Os dois já foram muito bem em 2007 e mantiveram a fase em 2008. E na esquerda, André Santos fechou o ano passado em alta, como um dos principais jogadores do Corinthians. E ainda sobraram Jean, uma boa opção de banco, e Escudero, que pode atuar também como lateral-esquerdo.

O meio-campo ganha uma forma mais compacta. Túlio é um bom volante, sabe dar combate e marcar. Cristian não é nada demais, mas foi bem até agora. Caso não corresponda, Eduardo Ramos e Bruno Octávio aparecem como opção, sendo o segundo com mais moral com Mano. Elias aparece como terceiro homem de meio campo, como jogava na Ponte Preta. Pode ser substituído por Morais, o que daria mais velocidade e menor poder de marcação ao setor. E fecha a meia-cancha, um dos melhores jogadores do país: Douglas. É o camisa dez, como antigamente. Tem passe, qualidade na chegada ao ataque, comanda o time em campo. Pode parecer exagero, mas é o jogador que merece mais atenção de Dunga.

No ataque, o time está muito bem servido. Dentinho evoluiu demais com Mano, aprendeu a fazer gols e chegar com mais eficiência ao ataque. Jorge Henrique é o jogador "motor". Sabe fazer o ataque rodar, abre muito bem o jogo pelas pontas e cai como uma luva para jogadores de área, como Ronaldo e Souza. Aliás, Souza precisa mostrar se voltou a fase de jogar mais e falar menos. Mas sabe bem fazer a função de centroavante. E Ronaldo, como já disse antes, ainda é uma incógnita. Se for o Ronaldo que jogou no Milan (sim, no Milan) será o melhor atacante do Brasil. Porém, só saberemos disso em campo.

Enfim, esse deve ser o Corinthians 2009. Ainda faltam opções para a reserva e um lateral-direito. E Kléber ainda é o sonho, embora que o time não precise muito. O que temos certeze é que será um time com a cara de "Corinthians". Uma defesa com xerifes, dois volantes pegadores, um 10 clássico e um ataque perigoso, com um craque. A Fiel tem todo o motivo do mundo para ter esperanças no ano 99 da história do clube.

4 comentários:

Rafael Morientes disse...

cont... Sobre o Felipe acho que voce esta enganado tambem, acho nao tenho certeza porque o torcedor pediu a cabeça dele inumeras vezes ano passado e pelo menos pra mim não demonstra confiança nenhuma. Fechando o time ainda temos o Alessandro que ao meu modo de ver pegara um lugar no MEIO e ressurgirá o ala Denis na lateral direita do Timão. Sobre os dispensados porque será que Lulinha não foi embora tambem? coisas do futebol né!

Rafael Morientes disse...

EU entendo que o Corinthians está bem, atual campeão da Serie B com sobras, tem como tu disse bem um camisa 10 que poucos times o tem, uma defesa sólida e um ataque com Herrera e Dentinho que estremessia qualquer tipo de zaga, não bastasse isso tudo, Mano Meneses pediu e o Timão foi as compras, trouxe nada mais nada menos que Ronaldo, ajeitou o meio como bem destacou o Gutuzo com o Tulio, mas eu tenho um adendo chamado HERRERA, descordo de ti Gutuzo esse é o tipo de jogador COM A CARA DO CORINTHIANS e a diretoria teria de segura-lo ainda mais pra quem quer uma vaga na Libertadorer, Herrera com Ronaldo na frente seria uma especie de Ibrahimovic e Crespo na Inter guardadas proporções. Sobre o

Unknown disse...

corinthians rebaixado mais uma vez hahuahua.
Mal tá meu Palmeiras que não contrata jogador de peso (não gordo como o Ronaldo) ;x

Anônimo disse...

bom axo q o corinthiaans tah com um timee bem competitivo esse ano dah pra lutar por titulos