Publicidade

sábado, 19 de janeiro de 2008

Carioca 2008: estrelas e estréias.


Começa nesse fim de semana mais um Campeonato Carioca, com 16 equipes na disputa. São dois troféus em disputa, além do Estadual, visto que temos a Taça Guanabara (1º turno) e a Taça Rio (2º Turno). Eu, particularmente, gosto da fórmula.


Desta vez, os 4 grandes querem evitar as surpresas de pequenos entre os finalistas. Mas, com sempre, um Americano, um Volta Redonda, um América sempre pinta pra estragar isso. E quer saber: ainda bem. Embora fizeram algo que mancha o estadual: os "pequenos" não receberão os grandes em seus estádios. Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo jogarão somente em casa, seja no Engenhão, São Januário ou Maracanã. Fato que mancha o estadual e decepciona a torcida, o que me faz torcer ainda mais para os "pequenos" surpreenderem.

Vamos a uma rápida análise dos times.


GRUPO A


América: O América, segundo time de muitos cariocas, mantém o costume de trazer velhos conhecidos no elenco. Entre eles o lateral Bruno Carvalho, o veterano zagueiro Válber, o meia Fábio Augusto e o atacante Marco Brito. O ténico é Ademir Fonseca. Pode surpreender.

Boavista: O time estreiou ano passado no Carioca e quer fazer um papel melhor do que o 11º lugar conquistado. Para isso o time trouxe alguns jogadores, destaques para os ex-vascaínos Roberto Lopes, volante, e Fábio Braz, zagueiro. Destaques fracos, diga-se de passagem. O técnico Edinho, ex-zagueiro da seleção brasileira, terá trabalho e aposta em jovens como o zagueiro Hélder, ex-Flamengo, e o atacante Diogo, que vem de Israel. Não deve trazer perigo.
Cardoso Moreira: Estreante na primeira divisão estadual, o clube do Norte Fluminense quer fazer bonito. Tem no banco o ex-jogador e agora técnico Charles Guerreiro e não mudou muito da base que conquistou o acesso. Destaques para o volante Rodrigo Gama, filho do ex-jogador Júnior, o lateral Neném. ex-Palmeiras e Cruzeiro, o goleiro Macula e o atacante Jordan.

Duque de Caxias: Mais um caçula, o Caxias já pensa grande e quer chegar as semifinais de um dos turnos. Trouxe o irreverente atacante Viola para ajudar e dar experiencia ao jovem elenco, comandado pelo técnico Manuel Neto. Destaco o bom meia Madson. Olho nele.

Flamengo: Atual campeão, o time quer o bi para igualar o número de títulos do rival Fluminense. E tem um bom time para isso, embora a Libertadores pode "atrapalhar" na conquista. O time se reforçou muito bem com o zagueiro Rodrigo, vindo da Rússia, repatriou o volante Jonatas, trouxe o ágil Marcinho do Atlético/MG e o atacante Diego Tardelli do São Paulo. Estréia também o pentacampeão Kléberson, que quer voltar a boa fase. Joel Santana tem tudo para mais uma vez ser campeão carioca. É o meu favorito.

Fluminense: Maior campeão carioca, o time agitou o mercado e trouxe nomes de peso para reforçar o já bom elenco que conta com Renato Gaúcho como treinador. A expectativa está no trio de ataque Dodô, Leandro Amaral e Washington, além do meia argentino Dário Conca, que vem do Vasco. Mas, o meu grande destaque desse time são os excelentes Arouca e Thiago Silva. Vem pra ganhar, mas tem o mesmo "problema" do rival Flamengo: a Libertadores.

Macaé: Pensando longe, o Macaé estréia na primeira divisão carioca. E, para mim, tem tudo para conseguir isso. Tem no time o bom goleiro Cássio, ex-Vasco, o meia Zada, ex-Fluminense e Vasco, e o atacante Bruno Mezenga, ex-Flamengo. Olho nos jogadores Andrezinho, meia, e Jones, atacante. Todos comandados pelo ex-jogador Tita.

Volta Redonda: Sempre surpreendendo, o Voltaço quer repetir isso mais uma vez. Não investiu como em anos anteriores, mas mesmo assim quer ir além do 5º lugar obtido ano passado. Conta com jogadores já conhecidos do Vale do Aço, como o goleiro Lugão, o lateral Schneider, o bom meia Glauber e o atacante Léo Guerra, sobre comando de Valter Ferreira.


GRUPO B

Americano: O time de Campos quer fazer algo melhor que o decepcionante 10º lugar do ano passado. Decepcionante porque o time ficava entre os 4 primeiros desde 2001. Para voltar aos bons tempos, nada de grandes reforços ou experientes atletas. Os destaques do time comandado por Sérgio Alexandre são o lateral esquerdo Rondinelli, que já passou por Cruzeiro e Goiás, e o zagueiro Ciro, ex-Vasco. Olho no atacante Alexandre.

Botafogo: Agora vai. Esse é o pensamento do Alvinegro carioca. Depois de um 2007 de quase, o time quer começar 2008 com o título estadual. O técnico Cuca não contará com jogadores como Dodô e Zé Roberto, mas considera o elenco atual tão bom quanto o do ano passado. Entre os destaques estão o goleiro uruguaio Castillo, reserva em sua seleção e que vem para espantar o "fantasma" que assombra a posição no clube. Além dele veio bons jogadores como Túlio de Souza, ex-Coritiba, o meia esquerda Zé Carlos, que vem do Japão, e o lateral esquerdo Triguinho, ex-São Caetano. Será que agora vai mesmo?

Cabofriense: Com uma parceria com o Cruzeiro, a equipe da região dos Lagos tenta chegar mais uma vez as semifinais de turno. Para conquistar esse feito, trouxe de volta o goleiro Gatti, além de contar com os bons jogadores Oziel, lateral-esquerdo, e o meia Têti. O técnico é Aílton, ex-jogador.

Friburguense: Não ser apenas mais um no torneio. Essa é a meta do Friburguense, que conta o técnico Cleimar Rocha, desde 2005 na equipe. nas quatro linhas, destaque para o lateral Sérgio Gomes, o zagueiro Cadão e o bom volnate Bidu, figuras carimbadas no elenco. Olho no atacante Paulo Roberto.

Madureira: Com nomes conhecidos e um técnico campeão, o Tricolor tenta repetir os feitos de 2006 e 2007, onde foi campeão da Taça Rio e vice da Taça Guanabara, respctivamente. O treinador é Carlos Roberto, campeão carioca com o Botafogo em 2006. No time, o destaque é o xerife Odvan, que volta ao time. Além dele, destaque para Thiago Coimbra, filho de Zico, que quer se afirmar no futebol não apenas pelo nome. Outras figuras conhecidas são o goleiro Ciarelli, ex-BBB, e os atacantes Muriqui e Creedence, este último que merece um olhar mais atencioso. Olho no Madureira.

Mesquita: de volta a primeira divisão, o Mesquita quer fazer bonito. Nada de jogadores famosos ou experientes, mas como um base do ano passado e com vários jogadores repatriados, o técnico Mário Marques promete muita disposição. Entre os reforços que vieram de fora estão o atacante Márcio Orelha, ídolo na Indonésia, o zagueiro Vágner Eugênio, que vieo da China, e o meia Fábio Costa, vindo da África do Sul, além dos atacantes "europeus" Leandro Netto e Neno. É ver o que vai dar.

Resende: Um vovô de 98 anos que estréia na primeira divisão carioca, o Resende aposta na mescla de juventude e experiencia. O técnico Roy conta com o experiente zagueiro Márcio Costa como líder da equipe, que tem outros jogadores como o rodado atacante Jack Jones e o argentino Germán Arangio, revelado pelo Racing e campeão mundial sub-20 com a seleção argentina em 95. Pode incomodar.

Vasco: Dos grandes, o mais fraco no papel. Assim vem o Vasco para o Campeonato Carioca. Tem bons valores como o goleiro Tiago, vindo da Portuguesa, e a revelação Alex Teixeira; e no comando Romário, jogador-treinador, e seu auxiliar (ou co-treinador) Alfredo Sampaio. Além deles, o time conta com o rodado e polêmico meia Beto. O cérebro e craque do time deve ser Morais. Mesmo com tudo isso, é difícil apostar na equipe cruzmaltina.


A bola rola já nesse sábado com Fluminense x Cardoso Moreira, Botafogo x Resende, Volta Redonda x Macaé e Cabofriense x Mesquita. Amanhã jogam Flamengo x Boavista-RJ, Friburguense x Americano, América-RJ x Duque de Caxias e Vasco x Madureira. E viva o mais charmoso campeonato do Brasil, apesar de tudo...




Um comentário:

CerestaBoy disse...

Esta do carioca está ainda mais interessante, gostei muito , não é todos os lugares que dão a pretensão antes do inicio como do resende , da friburguense e etc, very show..