Publicidade

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O melhor Paulistão dos últimos anos


Hoje começa o Campeonato Paulista 2008, com a expectativa de ser um dos melhores desde 99. Grandes elencos, os melhores treinadores do país, bons jogadores repatriados... Enfim, temos tudo pra ver um dos melhores estaduais em São Paulo. Segue um rápido balanço dos vinte clubes:

Barueri: Tem nos veteranos a grande esperança de fazer uma boa campanha, visando desde já a Série B deste ano. Entre os destaques do time comandado por Gélson Silva, estão o zagueiro Ávalos, ex-Santos, o lateral-esquerdo Márcio Careca, ex-Palmeiras e Paraná, o rodado volante Amaral, ex-Palmeiras e Corinthians e o atacante Alberto, ex-Santos. O meu destaque vai para o atacante Pedrão.

Bragantino: O clube teve um otimo 2007 (semifinais do Paulista e campeão da Série C) e pretende continuar bem em 2008. Tem o técnico Marcelo Veiga, que se identifica com o time , mas não conta com grandes nomes ou veteranos famosos. Do time de 2007, estão dois bons volantes: Somália e Moradei, que volta após emprétimo do Corinthians.

Corinthians: Tentar se reerguer. Essa é a missão do Timão nesse ano, a começar pelo Paulista, com o time extremamente reformulado e um ótimo treinador no comando. Mano Menezes será o comandante do elenco, que conta com o grande goleiro Felipe, o uruguaio Acosta e outras 12 contratações para fazer um 2008 melhor para os alvinegros. Meus destaques vão para Chicão e André Santos.

Guarani: de volta a série principal do Paulista, o Guarani tenta se reerguer mais uma vez. Com o rodado treinador Roberval Davino e um elenco sem muitas estrelas, destaque para o atacante Fábio Pinto, revelado pelo Internacional, e o zagueiro Danilo Silva, que volta depois de empréstimo ao São Paulo. A meta do clube é conseguir uma vaga na Série C desse ano e o título de Campeão do Interior.

Guaratinguetá: melhorar o 10º lugar obtido ano passado e quem sabe surpreender. Nada diferente dos outros clubes é como vem o Guará para esse ano. De destaques do time comandado por Guilherme Macuglia estão o atacante Dinei, que volta depois de empréstimo ao Atlético/PR e o zagueiro Thiago Gomes, vindo do Palmeiras também por empréstimo.

Ituano: Depois de cair para a Série C, a equipe vem motivada esse ano, por conta da parceria com o grupo Traffic. No papel, tem um bom time. Pintado vai ter aos seus comandos o experiente lateral Anderson Lima, ex-Grêmio, Santos, São Paulo, etc., e o atacante Alex Afonso, esperança de gols que vem por empréstimo do Palmeiras.

Juventus: Mais um que se reforçou com vários jogadores experientes, o Moleque Travesso (ironias a parte) tenta fazer um bom campeonato e chegar a Série C. Dos veteranos, estão como destaque os volantes Vampeta e Paulo Miranda, os meias Fernando Diniz e Allan Dellon e o zagueiro Dedimar. O meu destaque é o técnico Marcio Bittencourt, odiado por Kia Joorabchian, mas que é bom treinador.

Marília: Sem exageros e com os pés no chão. Assim vem o MAC, que conta com o treinador Jorge Rauli, fez uma boa Série B no ano passado e tenta se preparar bem para esse ano. Destaque para o volante Rafael Fefo, revelado pelo Corinthians, o goleiro Mauro e o atacante Wellington Silva.

Mirassol: O time subiu da A-2 ano passado e vem com todo pique. Um bom grupo, aos comandos do experiente Luis Carlos Martins, que conta com o goleiro Alexandre Favaro, o zagueiro André Turatto e os atacantes Léo Mineiro e Anderson Lobão. O destaque seria Doriva, volante ex-São Paulo, que teve que parar depois de descobrir um problema no coração.

Noroeste: Uma equipe díficil de se bater em Bauru e que apronta fora de casa. Essa é a fama do NEC, que vem esse ano com a expectativa de chegar até no G4. Meus destaque vão para os que foram ano passado: Leandrinho, Otácilio Neto e Luciano Bebê. O técnico é José Carlos Fascinna.

Palmeiras: Quebrar o tabu que dura 11 anos é a meta do Verdão. Para isso, o time manteve grande parte do elenco de 2007 e conta com ótimos reforços. A começar no banco, com Vanderlei Luzemburgo. Destaques, além de Marcos e Valdívia, ficam com Diego Souza, que chegou hoje.

Paulista: Do título da Copa do Brasil a queda a Série C, tudo foi meteórico. Agora é começar do zero. O técnico é Marcus Vinicius, ex-jogador do clube, assim como era Vagner Mancini. Destaque para o conhecido Rodrigo Fabri.

Ponte Preta: A Macaca quer voltar a dar trabalho e vai lutar para isso. O técnico Sérgio Guedes conta com parte do ano passado, o experiente zagueiro César e meu destaque também vai para o atacante Wanderley.

Portuguesa: Tenho grande expectativa sobre a Lusa. O time é muito bom, tem um bom treinador, contratou muito bem e volto a Série A do Paulista e do Brasileiro. Além de Vágner Benazzi, que reergueu esse time, os nomes do time são o atacante Diogo e o lateral esquerdo Leonardo, caso fiquem. Tem também os experientes Zé Maria, que volta a Lusa, e o atacante Christian, além dos ex-Grêmio Patricio e Ramon.

Rio Claro: O time quer uma vaga na Série C e na Copa do Brasil e tem como destaque Fernando Lombardi, zagueiro, e o atacante Da Silva, ex-Grêmio e Inter. O técnico é PC Catanoce.

Rio Preto: Outro que conseguiu o acesso em 2007 quer fazer bonito esse ano. Tem como reforços o goleiro Pitarelli, ex-Guarani e Santos, e o meia Danilo, ex-CRB. E os destaque são o zagueiro Éder Baiano e o atacante Wesley, comandados por Luciano Dias.

Santos: Com Émerson Leão de volta, o time teve várias saídas para 2008. Não chegaram muitos reforços como esperados, mas devem pintar novas caras, além de jovens que subirão aos profissionais. Além do treinador, o bicampeão paulista tem como destaque o zagueiro Betão, ex-Corinthians, e o matador Kléber Pereira.

São Caetano: Vice-campeão paulista, o time não foi bem na Série B do ano passado, mas melhorou desde a chegada de Amauri Knevitz como treinador. Tem nas mãos o ótimo meia Douglas, o guerreiro Galiardo e o bom goleiro Luis.

São Paulo: Falar que o time de Muricy Ramalho é favorito já é carne-de-vaca. Trouxe bons reforços e, embora irá visar a Libertadores, pode muito bem ganhar o Paulista. Os destaques são os que todos já sabem: o goleiro Rogério Ceni e os reforços Adriano e Carlos Alberto. Mas, para mim, o grande reforço é o ala Joílson, vindo do Botafogo e o ala/meia Jorge Wagner.

Sertãozinho: Luis Carlos Barbiéri terá um time com bons jogadores nas mãos e, para mim, é o time do interior que mais dará trabalho. Deola é um bom goleiro, Leandro Smith é regular e os atacantes Léo Borges e Marcos Denner podem dar trabalho. Além deles, terá o xerife Galeano. Pode surpreender.

Que role a bola. Estou louco de esperar. E façam suas apostas.

Um comentário:

CerestaBoy disse...

bá, essa resenha do paulistão mto boa, de dar inveja a grandes portais da internet, kkkkkkk.

Sucess , Exito