Publicidade

quinta-feira, 16 de julho de 2009

11ª rodada: Galo líder, Inter e Palmeiras na cola.

- Coritiba 2x1 Grêmio: Ótima virada do Coxa, que teve personalidade e buscou o resultado em casa. O Grêmio, mesmo desfalcado, começou melhor. Logo aos nove, Jonas abriu o placar. Porém, Marcelinho Paraíba começou a desequilibrar. No finalzinho do primeiro tempo, acertou um belo chute e mandou no ângulo de Victor: golaço! 1 a 1. A expulsão de William Thiego, em lance infantil, complicou a situação do tricolor gaúcho. O Coxa se aproveitou, pressionou e chegou a virada: Ariel, no melhor estilo argentino, recebeu na área, girou e fez: 2 a 1.

Boa vitória do Coritiba, que precisa manter o embalo e sair da gangorra. O mesmo para o Grêmio, que precisa de uma regularidade. Se não fosse a expulsão, o jogo teria outro rumo. Domingo, tem Atletiba para um, Grenal para o outro.

- Goiás 0x2 Avaí: Surpreendente. O Avaí msotrou força e bateu o apático Goiás, em pleno Serra Dourada. O Esmeraldino foi melhor no primeiro tempo, teve mais volume e mais oportunidades. O Avaí chegava pouco, mas com perigo. Na segunda etapa porém, o time catarinense conseguiu matar o jogo. Primeiro, aos três minutos, com Muriqui. A equipe comandada por Silas dominou o segundo tempo e teve boas chances para ampliar o placar. Mas o segundo gol só veio aos 44, com Roberto, em contra-ataque.

Vitória que tira o Avaí da lanterna do Brasileirão e, quem sabe, dá um gás novo ao time. Já o Goiás, é tentar recolher os cacos e seguir em frente.

- Santo André 1x0 Atlético/PR: Com boa atuação de Neneca e Marcelinho, o Ramalhão conseguiu somar importantes três pontos sobre o Furacão. O primeiro tempo foi melhor para o Atlético, que parou nas defesas de Neneca. O Santo André só acordou no fim da primeira etapa. No segundo tempo, logo aos cinco minutos, veio o gol: Marcelinho cobrou escanteio e Valencia fez contra. O rubro-negro paranaense foi com tudo em busca do empate e perdeu boas oportunidades. A equipe do ABC chegava com perigo nas jogadas de bola parada, sempre com Marcelinho Carioca. No fim, ficou mesmo no 1 a 0.

Dois times com altos e baixos. O Santo André se aproximou do G4 - está três pontos abaixo do Vitória - e o Atlético encostou na zona de rebaixamento - um ponto a mais que o Botafogo. Fica a expectativa de uma regularidade de ambos.

- Santos 3x3 Barueri: Jogo de grandes emoções do início ao fim. Dos protestos da torcida à reação santista, o jogo na Vila foi muito movimentado. O Barueri começou bem e chegou ao gol graças as falhas da defesa santista. Fabão e Wagner Diniz de atrapalharam e Val Baiano aproveitou: 1 a 0. Logo depois, Fernandinho passou como quis pelo lado esquerdo e mandou para as redes: 2 a 0. Sem nenhuma criatividade, o Santos achou um gol em cobrança de falta de Madson: 2 a 1. Porém, a alegria durou pouco e, em mais uma boa jogada de Fernandinho em cima de Wagner Diniz, Val Baiano completou: 3 a 1. O Peixe foi para o intervalo com uma bronca do tamanho do mundo.

No segundo tempo, o Santos veio com tudo para se recuperar. Para ajudar, Ralf foi expulso no comecinho. Com Neymar e Robson, o time da Vila melhorou. O segundo gol demorou, mas saiu: Depois de tiro livre indireto na área do Barueri, Paulo Henrique bateu forte e Robson completou de cabeça: 3 a 2. O time pressionou e, aos 43, chegou ao empate. Neymar recebeu cruzamento e cabeceou livre: 3 a 3. Incrível reação.

A defesa santista é muito ruim. Fernandinho fez o que quis em cima de Wagner Diniz, que merecidamente foi trocado por Luizinho ainda no primeiro tempo. Apostar em Roni no ataq ue também é demais. E Kléber Pereira não é nem sombra daquele das últimas temporadas. Enquanto isso, o Barueri sai da Vila com um empate amargo. Não teve a traquilidade para matar o jogo e nem para segurar o resultado. Mas vale lembrar que o time segue com apenas uma derrota na competição e é o quinto colocado, dois pontos menos que o Vitória.

- Internacional 4x2 Fluminense: No Beira-Rio, mais um jogo movimentado. Os dois times entraram em campo pressionados em busca da vitória e aliviar a pressão que viviam. Com maior posse de bola e boa marcação, o Inter começou melhor e abriu o placar. Sorondo aproveitou a sobra na cobrança de falta batida por Andrezinho e fez: 1 a 0. Fred e Magrão trocaram empurrões, 'gentilezas' e foram expulsos. O Colorado seguiu melhor e fez o segundo. E um golaço. Andrezinho perebeu Ricardo Berna mal posicionado e mandou por cobertura: 2 a 0. O Flu chegava, mas pecava no individualismo. Tite mecheu no intervalo, desfez o esquema de três zagueiros e deu espaços ao tricolor. Porém, o Flu só diminuiu aos 27, com Ruy, que também fez um belo gol de cobertura. Logo depois, o empate: João Paulo cruzou e Conca fez de cabeça.

Então, Tite colocou Taison, que havia perdido lugar no time titular para Alecsandro. E o garoto espantou a má fase e decidiu o jogo. Primeiro, ele conduziu a bola e bateu de fora, no canto: 3 a 2. No final, Marcelo Cordeiro puxou contra-ataque e tocou para Nilmar, que deixou Taison na boa para completar: 4 a 2.

Resultado que deixa o colorado na vice-liderança e, principalmente, alivia a pressão sobre Tite. Do outro lado, a pressão aumenta no tricolor, que segue na zona de rebaixamento e sem sinais de melhora. Para piorar, Fred, que deveria resolver, tem atrapalhado. Foi expulso contra o Corinthians, cumpriu suspensão contra o Santo André e foi mais uma vez expulso. Reflexos do clima que envolve as Laranjeiras. E ainda tem gente que achou Parreira o culpado...

- Flamengo 1x2 Palmeiras: No Maracanã, o Verdão continua subindo. De maneira inteligente e muito bem armado por Jorginho, dominou e decidiu o jogo logo na primeira etapa. Mal posicionado, o rubro-negro sofria com a grande atuação de Diego Souza. E foi do meia palmeirense o primeiro gol, após bobeada da zaga flamenguista. Ele ficou com a bola, cortou para o meio e bateu no canto: 1 a 0. Ortigoza recebeu de Cleiton Xavier e fez o segundo. No segundo tempo, o Flamengo tentu pressionar, mas parava na baixa qualidade de alguns jogadores e na boa marcação palmeirense. O time paulista apostava e chegava com muito perigo nos contra-ataques. Adriano ainda descontou, de pênalti, mas ficou nisso. Bruno salvou o rubr-negro em dois lances. Marcos também teve trabalho.

Resultado que mantém o Palmeiras na briga pela liderança. E uma sequencia de 11 jogos invictos. Efetivado ou não, Jorginho tem convencido. Com ele, o time tem jogado mais leve. No Fla, Cuca precisa rever algumas coisas. Tem gente que não pode ser titular de maneira alguma. Os desfalques até atrapalharam, mas não foram a causa da derrota.

- Atlético/MG 2x0 São Paulo: Com o Mineirão lotado - mais de 54 mil pagantes - e animados pelo tropeço do rival Cruzeiro na Libertadores, além de tentar se manter na liderança, o Galo não deu chances ao fraco São Paulo. Diego Tardelli abriu as contas, aproveitando da lambança de Miranda. Ele roubou a bola do zagueiro, invadiu e não perdoou: 1 a 0. Logo no primeiro minuto de jogo. No início do segundo tempo, Serginho Mineiro ampliou, depois de tabela com Éder Luís. Jogo tranquilo para o Atlético, que pouco foi incomodado e dominou o jogo do início ao fim.

Galo líder, com a torcida empolgada e jogando taticamente bem. Porém, volto a dizer: precisa fortalecer o elenco para chegar até o fim neste ritmo. O torcedor do São Paulo terá um longo e difícil Brasileiro pela frente. O time não convence, sem criatividade e sem empolgação.

- Náutico 1x1 Vitória: Geninho estreiou e deu um novo ritmo ao Náutico, que merecia até sair com os três pontos dos Aflitos. Porém, desperdiçou várias chances. O time baiano porém, começou melhor e chegou ao gol com o artilheiro Roger. Quase ampliou, com Anderson Martins mandando no travessão. O intervalo fez bem ao Timbu, que voltou mais organizado. O time chegou com perigo e conseguiu o empate de pênalti, cobrado por Gilmar. No lance, Wallace recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Leandro Domingues quase fez o segundo dos baiano, e os pernambucanos abusaram de perder gols. Principalmente Gladstone, que desperdiçou uma grand chance, embaixo do gol.

O empate, se não foi um bom resultsado, pelo menos anima de certa forma o torcedor do Náutico. O time foi melhor do que nos últimos jogos, principalmente no segundo tempo. Precisa ainda se reforçar. E o Vitória tem um time guerreiro, mas precisa se impor fora de casa. Mesmo assim, continua no G4.

- Corinthians 4x3 Sport: O que parecia tranquilo, quase foi pelo ralo. O Sport saiu na frente, com Fabiano, de cabeça, na primeira boa chance do jogo. E Ronaldo apareceu e virou o jogo. Dois gols de cabeça, coisa rara pro Fenômeno. O Timão dominava o jogo no primeiro tempo, seguiu melhor no segundo e ampliou com Cristian, logo aos cinco minutos: 3 a 1. O Sport respondeu. Primeiro mandou uma bola na trave com Dutra. Depois, Leão mecheu no time e colocou Vandinho. O atacante conseguiu dois gols em menos de cinco minutos: 3 a 3. Por pouco, o rubro-negro pernambucano não ampliou. Mas Guto fez falta dura e foi expulso. No minuto seguinte, Moradei acertou belo chute e fez o quarto. Vitória suada do Corinthians. No último lance, Felipe salvou em chute de Durval.

O Timão passou sufoco. Sinais de que, se quiser a tríplice, vai ter que melhorar muito. Sem Elias, o time perde movimentação no meio. William também faz falta. Sinais de que o time precisa ser reforçado. E o Sport foi prejudicado pelo árbitro. Poderia sair com uma vitória, mas sentiu a expulsão de Guto. Com alguns reforços, o Sport pode até criar um certo trabalho.

Nenhum comentário: