Publicidade

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Timão - Justo Campeão

O Corinthians é tricampeão da Copa do Brasil. Justo. Pela campanha que fez, mesmo com alguns deslizes e sufocos, o alvinegro é merecidamente campeão. Provou isso nas duas partidas contra o Internacional - apesar dos erros de arbitragem.

Compacto como sempre, muito bem postado taticamente, o Corinthians viu pela frente um Internacional afobado, querendo matar o jogo logo. Parecia esquecer que tinha 90 minutos para isso. Era simples: fazer o primeiro gol para chegar ao segundo. Eu disse simples? Teoricamente sim. Mas, como disse antes, a postura tática do Corinthians é o diferencial desse time.

E, aproveitando de uma avenida no lado direito da defesa colorada, o Timão usou sua melhor saída de jogo: o lado esquerdo, com André Santos. Vale dizer que o primeiro gol começou de forma irregular, já que Jorge Henrique fez falta em Bolívar, na ponta esquerda do ataque, após o defensor chutar para frene. Na sequencia do lance, o próprio Jorge Henrique fez de cabeça. Um balde de água fria que seria completo logo depois, quando André Santos recebeu ótimo passe de Ronaldo, invadiu e fuzilou: 2 a 0.

A então festa da torcida se transformou num óbvio desanimo. Se já era complicado, agora então. O árbitro não colaborou. Errou no primeiro gol, no começo do jogo, quando William fez falta clara em Bolívar, e em outros lances. Mas, não é por isso que o título vai para o Parque São Jorge. O Inter precisava fazer gols, mas finalizava muito pouco. A primeira boa chance só veio depois de sofrer os primeiros gols. E parou em grande defesa de Felipe.

O segundo tempo foi apenas de espera. Por mais que o futebol nos pregue algumas peças, era claro que o Inter não tinha forças para marcar cinco gols em um time muito bem em campo. Alecsandro entrou bem e fez dois gols. Mas, a confusão após o segundo gol e a expulsão de D'Alessandro acabou de vez com o jogo. O Corinthians foi malandro. Se hoje os colorados reclamam, é justo. Mas, sabem que isso deveria acontecer caso estivesse em vantagem. Falha da arbitragem, que não se impõe em casos assim - me refiro ao lance em que Cristian é "obrigado" a deitar no gramado para "enrolar" a saída.

Enfim, o Inter foi guerreiro e jogou para sua torcida. Mas foi afobado. E abafado pela boa atuação corintiana. A dupla de ataque Taison-Nilmar não funcionou. Ou não pode, parados pela ótima dupla Chicão-William. Os meias D'Alessandro e Guiñazu até tentaram, mas pouco fizeram. parados por mais uma ótima atuação de Alessandro e Elias. Cercados pelos retornos de Jorge Henrique e Dentinho.

O Corinthians provou uma coisa: hoje, é muito mais que Ronaldo. Se na entrada do atacante, o time sentia sua falta, hoje mostrou que não sente mais. O camisa 9 pouco fez. O elenco fez mais. Fruto de um excelente trabalho de Mano Menezes. Técnico que ganha minha admiração e se mostra um dos melhores do Brasil. Assim como Muricy, sabe fazer jogadores simples brilharem. Mano sabe ter o elenco na mão e fazer cada um jogar pelo time, não por si próprio. E é justamente que faz o Corinthians. Agora deve vir o desmanche - eu coloco como certas as saídas de Elias e André Santos. Mas, ele saberá o que fazer para recompor o time.

Se eu pudesse escolher o craque do campeonato, ele não usaria chuteiras. Seria, sem dúvidas, Mano Menezes.

Imagens: TerraEsportes.com.br

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Vitória mais que justa, o timão está fazendo uma bela campanha. E de quebra têm o melhor técnico do Brasil na atualidade.

Inté!