Publicidade

segunda-feira, 27 de julho de 2009

14ª rodada: show de Obina, Galo tropeça e Verdão na ponta

O destaque da rodada não poderia ser outro. A bela vitória do Palmeiras sobre o Corinthians, por 3 a 0, recolocou o time na liderança, ao lado do Atlético/MG. Melhor ainda: os dois principais rivais na liderança perderam - o próprio Galo e o Inter. Vamos aos jogos:

- Grêmio 3x2 Santo André: O tricolor gaúcho tomou alguns sustos, mas conseguiu bater o Ramalhão em grande atuação de Souza. O Grêmio começou melhor, mas tomou o gol: Antonio Flávio, em um gol chorado com falha de Victor. Porém, a virada gremista veio no fim do primeiro tempo. Aos 43, Rafael Marques completou de cabeça escanteio batido por Souza. E o próprio Souza, dois minutos depois, mandou um belo chute, no ângulo: 2 a 1. Golaço! No segundo tempo, o Santo André até pressionou, quase chegou ao empate no início, mas a expulsão de Nunes complicou de vez a partida. O Grêmio voltou a dominar o jogo e chegou ao terceiro gol, novamente com Rafael Marques, de cabeça, após falta cobrada por Souza. Ricardo Goulart diminuiu no fim, mas não impediu a boa vitória tricolor.

Como resultado, o Grêmio chega ao oitavo lugar, três pontos abaixo do G4. Se começar a pontuar fora, chega e tem condições para brigar pela ponta. Mas precisa aprender a pontuar fora, se não, sem chance. E o Ramalhão parece ter perdido o fôlego após bom começo. Já é 13° e, pelo visto, vai descer um pouco mais se não acordar.

- Atlético/PR 1x3 Avaí: A incrível e inesperada reação do Avaí continua. A quarta vitória consecutiva veio com autoridade sobre o Atlético/PR, em plena Baixada. Aliás, das quatro vitórias seguidas do time catarinense, três foram fora de casa. Desde o início pressionou e chegou ao gol logo aos nove minutos, com Muriqui: 1 a 0. Aos 26, Eltinho bateu cruzado e William aproveitou o rebote de Gallato: 2 a 0. O Atlético não oferecia perigo. Depois do intervalo, nada mudou. O Avaí pressionava e ampliou. William passou como quis entre a zaga e mandou para as redes: 3 a 0. Marcinho ainda diminuiu. William quase ampliou. Baile avaiano na Baixada.

Waldemar Lemos vai cair até domingo. Podem anotar. Não tem outra explicação para a forma apática do time rubro-negro, a não ser o querer derrubar o treinador. O Furacão é limitado demais, espera de veteranos jogadores que não vem atuando bem - casos de Paulo Baier e Alex Mineiro - e só tem na zaga um ponto positivo, apesar desta apenas olhar o Avaí no último jogo. Mais uma vez vai brigar para não cair. E é surpreendente a reação do Avaí, que não vinha jogando mal antes, mas não parecia ter tamanho poder de superação. Parabéns a diretoria, que segurou Silas e queimou a língua deste blogueiro. Os catarinenses já estão em 10° e pertinho do G4. Quem diria!

- Botafogo 3x2 Internacional: O Bota voltou a vencer no Engenhão, mas não teve vida fácil. Começou bem o jogo, dominou o primeiro tempo e abriu boa vantagem. Wellinton e André Lima fizeram 2 a 0 para o Glorioso em 16 minutos. O Inter nada fazia. Porém, no segundo tempo, o colorado acordou. Andrezinho diminuiu, de pênalti, logo aos dois minutos. Quando o Bota chegava perto do terceiro, Leandrão recebeu bom passe de Andrezinho e empatou. O jogo ficou aberto, mas Alessandro apareceu para resolver, completando após desvio de Reinaldo: 3 a 2. Alívio botafoguense.

Vitória que recompensa, se não uma melhora técnica, pelo menos a determinação botafoguense nos últimos jogos e, principalmente, neste. Ney Franco aos poucos vai arrumando o time, que ganhou força após a chegada de André Lima. Porém, não pode se iludir, pois tem várias coisas a arrumar ainda. O Inter vai manter Tite. Até quando não sei. Também não posso dizer se ele é o culpado pela má fase colorada. Um vitória deve resolver tudo. Mas, parece que mais uma vez o Inter chega como favorito e não irá muito além no Brasileirão.

- Corinthians 0x3 Palmeiras: Com maestria e em tarde fenomenal de Obina, o Palmeiras goleou o Corinthians em Presidente Prudente e dá sinais reais que brigará pelo título. Enquanto isso, o alvinegro mostra que terá dificuldades com o desmanche. O jogo foi ganho na escalação. Jorginho veio com três volantes e Diego Souza mais avançado. Com isso, anulou Jorge Henrique e Elias, os motores corintianos. Para piorar para o Timão, Ronaldo saiu machucado com 20 minutos de jogo. Mais perigoso e com volume de jogo, o Verdão mandou uma bola no travessão, em falta bem cobrada por Cleiton Xavier, e Edmílson obrigou Felipe a fazer bela defesa. Na terceira chance, não perdoou. Obina já tinha feito um, mas em posição irregular. Mas, aos 31, ele mandou de cabeça o cruzamento de Pierre, sem chances para o goleiro: 1 a 0. Marcos só teve trabalho em um chute de Jorge Henrique.

No segundo tempo, mesmo com Alessandro no lugar do fraco Diogo, o Timão não reagiu e seguiu dominado no meio campo. O Verdão apostava no contra-ataque e, aos 13, Cleiton Xavier - grande partida - sofreu pênalti de Chicão. Obina cobrou duas, uma valeu: 2 a 0. Sete minutos depois, o golpe de misericórida. Em contra-ataque, Obina ganhou de cabeça de Moradei, a bola ficou com Cleiton Xavier e, cara a cara com Felipe, deixou para o novo xodó palmeirense matar o jogo: 3 a 0. O Corinthians até tentou, mas, com Alessandro expulso em jogada desleal, aos 28, não teve mais reação. Fim de jogo, festa palmeirense em Prudente.

Solto, com determinação e bem posicionado taticamente. Some a isso a evolução de Diego Souza e a boa fase de Obina. Esse é o Palmeiras que Muricy Ramalho vai encontrar, fruto do ótimo trabalho feito por Jorginho. Logicamente que o alviverde precisa de reforços, mas dá sinais de que vai brigar pelo título. A equipe palestrina soube aproveitar a principal deficiência corintiana: as alas. Sem André Santos e Alessandro, o time não se encontra. Douglas também foi embora. Elias está perto da saída para a Fiorentina. Com isso, ou o Timão começa a pensar em 2010, ou o centenário não será tão incrível como se espera.

- Atlético/MG 0x1 Goiás: Para melhorar a situação palmeirense, o Galo tropeçou em casa no Goiás, em pleno Mineirão. O Atlético até tentou, mas encontrou um adversário fechado, que buscava apenas os contra-ataques. A tática goiana seguiu no segundo tempo, travando as raras chances de ataque do Galo. E, aos 36, conseguiu arrancar a vitória. Em raro lance de ataque do Goiás, Júlio César cruzou da esquerda e Iarley mandou para as redes: 1 a 0, para tristeza do bom público atleticano.

Foi um jogo complicado para o Galo. Teve pela frente um time fechado, que soube jogar de maneira inteligente. Já disse aqui: se o Goiás souber se impor em casa, chegará facilmente ao G4. Ótimo trabalho de Hélio dos Anjos, mesmo com um elenco teoricamente mediano. Vem explorando o que a equipe tem de melhor: a boa defesa, os apoios dos alas e a experiência de Iarley no ataque. Vai dar trabalho. Já o Atlético precisa se recuperar, já que logo terá uma difícil sequencia pela frente.

- Santos 1x2 Flamengo: A equipe santista dava sinais de que sairia com a vitória, mas em duas bobeadas, tomou a virada. O primeiro tempo foi de domínio santista, em termos de posse de bola. Mas, os dois times foram pouco objetivos e paravam nas defesas adversárias. A segunda etapa seguiu o mesmo rumo. Fora um ou outro lance de perigo, o jogo era de marcação e erros de passe. Isso até o gol santista. Aos 24, Róbson recebeu de Paulo Henrique e mandou no canto: 1 a 0 Peixe. Oito minutos depois, a defesa santista deu espaço para Adriano no meio, e o Imperador arriscou, de longe, e empatou o jogo - o goleiro santista ajudou: 1 a 1. O jogo se encaminhava para o empate até que, em cruzamento de Bruno Paulo da direita, Pará foi cortar e fez contra. 2 a 1 Fla.

Com Andrade no comando, uma coisa não faltou ao rubro-negro: doação. O time correu, se esforçou e chegou a virada. O meio-campo flamenguista não ajuda. Com Kléberson apagado e sem Juan pela esquerda, piora. Mas, conseguiu a vitória, importante para a sequencia. Enquanto isso, Luxemburgo vai percebendo que terá muitas dificuldades na Vila. Faltam jogadores para todas as posições, tirando o meio, onde Madson, Paulo Henrique e Neymar dão conta - apesar da fraca atuação contra o Fla. Eu não boto muita fé no Peixe. Quem sabe eu não queime a língua.

- Sport 3x3 utico: No centenário do Clássico dos Clássicos, muitos gols e um bom jogo entre Sport e Náutico. Só as campanhas de ambos não permitem muita comemoração, já que estão juntos na zona de rebaixamento. Os dois times começaram o jogo buscando o gol, porém com poucas chances reais de gol. Aos 21, Carlinhos Bala abriu o placar para o Timbu, após receber bom lançamento de Johnny. O Sport chegou ao empate, aos 39, com Fabiano, de cabeça, e poderia até terminar o primeiro tempo na frente. No comecinho do segundo tempo, Carlinhos Bala apareceu de novo e sofreu pênalti. Gilmar cobrou e fez: 2 a 1 Náutico. Se Carlinhos Bala era a arma do alvirrubro, o do rubro-negro era a jogada aérea: Durval fez, de cabeça, completando falta cobrada por Dutra. Logo depois, Guto, também de cabeça, virou para o Spor: 3 a 2. Mas, o pequenino atacante do Timbu apareceu novamente e empatou o jogo: de cabeça, Carlinhos Bala completou o cruzamento: 3 a 3. O final de jogo foi de boas chances de gols para os dois lados, mas o 3 a 3 persistiu no placar.

Um belo jogo, o contrário das campanhas de Náutico e Sport. O Timbu vem evoluindo com Geninho, mostrando pelo menos disposição. Já o Sport ficou sem Leão após o jogo. Que seja uma mudança de vez pelos lados da Ilha.

- Barueri 1x2 São Paulo: Boa vitória do tricolor paulista sobre a surpresa do Brasileirão. Vitória essa que pode dar moral ao time de Ricardo Gomes, que parece ter encontrado o esquema certo. Washington abriu o placar aos 13, após bom passe de Marlos. O tricolor era melhor em campo, mas acabou sofrendo o empate. Ralf arriscou de fora e o goleiro Dênis aceitou: 1 a 1. Mas, a zaga do Barueri falhou mais uma vez, André Dias dominou na área e fez, digno de um bom atacante: 2 a 1. O Barueri passou a sufocar, mas não conseguia o gol. A pressão seguiu durante o segundo tempo. Ou parava em Dênis, ou na defesa são-paulina, ou ainda nas falhas de finalização. Washington foi expulso aos 16, complicando a situação do São Paulo. Mesmo assim, conseguiu segurar o resultado.

Com o resultado, o São Paulo quebra 10 jogos de invencibilidade do Barueri, que conhece a sua segunda derrota na competição. Algumas notícias dão sinais de que o salário está atrasado este mês, devido o rompimento com a prefeitura. Fatores que, infelizmente, podem atrapalhar a boa campanha do Barueri. E o São Paulo aos poucos vai se encaixando. Foi o melhor jogo do tricolor no Brasileirão. Resta saber se conseguirá manter uma boa sequencia.

- Fluminense 1x1 Cruzeiro: E o Flu segue a sina. São nove jogos sem vencer e muitos sem convencer. E o Cruzeiro não está tão bem na competição e precisa reagir, mas pelo menos saiu da zona de rebaixamento e tem um jogo a menos. O tricolor carioca começou melhor a partida e perdeu boas oportunidades de abrir o placar. Aos poucos, a Raposa foi gostando do jogo e abriu o placar. Jonathan cruzou rasteiro e Henrique completou: 1 a 0. Mais avançado, o Fluminense começou melhor o segundo tempo e conseguiu o empate. Após lambança da zaga cruzeirense, Kieza marcou: 1 a 1. O jogo ficou aberto. Leonardo Silva ainda foi expulso, deixando o Cruzeiro com um a menos. Mesmo assim o tricolor carioca não conseguiu virar o placar, e por pouco não levou o segundo gol, sendo salvo duas vezes por Fernando Henrique.

Situação complicada a do Fluminense. O time depende demais de Conca e tem poucas opções de criação e finalização além do argentino. É preciso se reforçar urgentemente, ou a situação ficará mais complicada e a torcida perderá de vez a pouca paciência que resta. E o Cruzeiro precisa esquecer de vez a Libertadores e voltar o foco para o Brasileiro. A situação não é fácil, porém o time é bom e deve sair da situação. Mas, para isso, precisa acordar.

- Vitória 1x0 Coritiba: No Barradão, só da Vitória. O time segue fazendo boa campanha em casa e subiu para a terceira posição no Campeonato. O Coxa até tentou se segurar, mas não conseguiu. Os dois times tiveram boas oportunidades no primeiro tempo, mas pararam nas defesas dos goleiro Gléguer, do Vitória, e Vanderlei, do Coritiba. O segundo tempo continuou equilibrado. O gol da vitória rubro-negra veio aos 18 minutos, com Leandro Domingues, que recebeu bom passe de Bida e mandou sem chances para o goleiro: 1 a 0. Os dois tiveram boas chances de marcar, mas o placar ficou o mesmo.

Mais um bom resultado do Vitória, que tem um time bem arrumado e armado por Carpegiani. Se começar a dar trabalho fora de casa, se mantem na briga. E o Coxa segue a instabilidade. Vence uma, perde outra, empata... Assim, vai ficar no meio da tabela, mesmo tendo time para brigar por algo mais.

Nenhum comentário: