Publicidade

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Na rodada dos clássicos, Verdão e Galo na ponta


- Palmeiras 1x0 Santo André: Vitória simples, mas de grande importância para o Verdão, que fica junto com o Atlético Mineiro na liderança do Brasileirão. O alviverde começou melhor e dominou o primeiro tempo. Usando as jogadas pelo meio, o gol veio aos 23 minutos. Diego Souza fez bela jogada pela direita e sofreu falta. Cleiton Xavier cobrou, Obina desviou de cabeça e o próprio Diego Souza mandou para as redes, enmendando de primeira: 1 a 0. Com boa atuação no meio-campo, a equipe palmeirense teve ainda duas chances com Obina: uma antes do gol, onde escorregou cara a cara com Neneca, e outra no finalzinho, quando mandou no travessão. O Santo André tentava nas bolas paradas, sempre com Marcelinho Carioca, e nos cruzamentos para Nunes. Foi assim que o Ramalhão tentou chegar ao empate no segundo tempo e deu trabalho a defesa do Palmeiras. O Verdão jogava nas saídas rápidas e nos contra-ataques. Foram boas chances para ambos os lados, mas a bola não entrou. Ficou mesmo o gol de Diego Souza no placar: 1 a 0. Festa da torcida, que foi em bom público ao Palestra.

Efetivo ou não, Jorginho vai levando o Palmeiras em frente. O time tem jogado com disposição e mais leve. Destaque para Diego Souza, que evoluiu muito nos últimos cinco jogos e vive bom momento. O Ramalhão tem um time arrumado, mas precisa ser mais constante. Se não é time para chegar, pelo menos não parece time para cair. Incrível a disposição de Fernando, 42 anos, em campo. E o velho veneno nos chutes de Marcelinho continua o mesmo.

- Fluminense 1x4 Goiás: Mais uma péssima atuação do Flu, agora no vazio Maracanã. Bom para o Goiás, que se aproveitou disso e goleou. O tricolor carioca começou o primeiro tempo dando sinais de que poderia sair com a vitória. Na primeira meia hora de jogo, o Fluminense dominou as ações, comandados por Conca e Ruy. Porém, o time pecava nos passes e nas finalizações. O Goiás se segurava e tentava encaixar um contra-ataque. Felipe teve duas chances, mas não aproveitou. Se o primeiro tempo ficou no zero, o segundo começou bem: logo aos dois minutos, Ruy abriu o placar para o time carioca. Porém, a impressão de que o tricolor quebraria o jejum de seis jogos acabou em um intervalo de três minutos. Aos 14, Ramalho chutou de fora, na sobra de um escanteio, e empatou. Aos 17, Felipe rolou e Júlio César chutou rasteiro: 2 a 1. Issou derrubou o Fluminense. Para piorar, aos 26, em nova sobra de escanteio, Felipe fez o terceiro. Para liquidar, aos 35, Iarley pegou o rebote do goleiro e fez: 4 a 1.

Atuação pífia do Flu. O time é fraco. Apostar em Kieza no ataque e Wellington Monteiro como volante são os grandes sinais disso. Volto a dizer: será que o problema era Parreira? Nem de longe. Dizem que Muricy vem aí. Eu duvido, e muito. Esperem por Renato Gaúcho, que deve ser convidado. Mais que um treinador, o tricolor precisa de reforços. Em todos os setores. E o Goiás, se não perdesse alguns pontos bobos, principalmente em casa, estaria mais próximo do G4, ou até dentro dele. Felipe, Júlio César e Ramalho estão em boa fase, o time é arrumadinho, só precisa de mais qualidade no meio.

- Cruzeiro 1x2 Corinthians: No Mineirão, o Corinthians aproveitou melhor as chances e, com boa atuação de Ronaldo, conseguiu uma vitória que o deixa mais perto dos líderes - cinco pontos atrás. Enquanto isso, o Cruzeiro parece ainda de ressaca pela derrota na Libertadores. Com vários desfalques dos dois lados, o jogo demorou para emplacar. Aí Ronaldo, aos 22, deu um grande passe para Jorge Henrique, que driblou Fábio e fez o primeiro. Sete minutos depois, Leonardo Silva tirou a bola com o braço, em cima da linha, após chute de Ronaldo. O único zagueiro de ofício disponível no time mineiro foi expulso, complicando ainda mais a situação. Ronaldo cobrou e Fábio fez grande defesa, para festa da torcida. A Raposa cresceu, mas perdeu boas chances, parte delas criadas por Kléber. No segundo tempo, os dois times deram mais velocidade ao jogo, mas o gol só veio aos 32. Jucilei fez boa jogada e Ronaldo não desperdiçou: 2 a 0. Kléber ainda diminuiu, cobrando pênalti que ele mesmo sofreu. O Cruzeiro pressionou e quase chegou ao empate no fim, mas Chicão salvou em cima da linha.

Com um time desfigurado, principalmente na defesa, o Cruzeiro não parece preocupar. Tem time e estrutura para se recuperar e sair da incomoda zona de rebaixamento. Logicamente que não pode bobear. E o Corinthians, mesmo desfalcado, ganhou e se aproxima dos líderes. Não terá vida fácil, mas vale ficar de olho no Timão, que joga sem peso.

- Vitória 0x0 Atlético/MG: Em bom jogo, o zero a zero acabou sendo injusto devido o bom número de chances criadas pelos dois times durando a partida. No primeiro tempo, equilíbrio total. O Vitória apostava mais nas laterais, principalmente com Apodi. O Galo, buscava pelo meio e apostava na movimentação de Éder Luís na frente. Porém, o goleiro Viáfara teve boa atuação no primeiro tempo e impediu os vistantes de abrirem o marcador. No segundo tempo, o rubro-negro começou com tudo, mas o seu artilheiro não correspondeu e perdeu chances claras de gol. A melhor delas foi logo aos cinco minutos: Leandro Domingues fez grande jogada e deixou Roger na boa para fazer, mas Aranha salvou o Atlético com grande defesa. Roger ainda teve mais três oportunidades, porém Aranha e a trave impediram o gol. A pressão rubro-negra foi grande em todo segundo tempo, mas o Galo soube resistir. Empate amargo para um, bom para outro.

O resultado manteve ambos nas mesmas posições de quando começaram a rodada. O que mudou foi a aproximação dos adversários. O Galo é líder, mas tem a companhia do Palmeiras. O Vitória ainda é o quarto, mas está junto com o Barueri.

- Grêmio 2x1 Internacional: Agora, vamos aos clássicos. Começando pelo centenário Grenal, que teve a vitória tricolor depois de sete jogos sem bater o rival. Para alegria maior da torcida gremista, foi de virada. Como é de costume, foi mais um Grenal movimentado, com boas oportunidades e, não poderia faltar, com muita raça. O Inter começou melhor, mais produtivo e Nilmar, aproveitando vacilo de Souza, abriu o placar com um belo gol: 1 a 0 Inter. O próprio Souza, em boa cobrança de falta, empatou para o tricolor. No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor e chegou a virada. Após cruzamento e bate-rebate, Maxi Lopez completou de cabeça, para festa no Olímpico: 2 a 1. Bem marcado, o ataque do Inter pouco fazia. E o Grêmio quase chegou ao terceiro, com Herrera mandando na trave. No fim, os parabéns do Grenal centenário foram dos tricolores.

O Grêmio comemorou como se fosse um título. Subiu para a oitava posição e fica a três pontos do G4. Paulo Autuori, aos poucos, parece ir encontrando o melhor do time. Só precisa de regularidade. No Inter, Tite mais uma vez fica na corda bamba, mas a direção o garante no cargo. A queda de rendimento do colorado desde a final da Copa do Brasil é evidente, mas nada desesperador. Mas, devido os resultados, o time já caiu para terceiro.

- Atlético/PR 0x0 Coritiba: No clássico paranaense, nada de gols. Mas, entre os dois, o Furacão foi melhor no primeiro tempo e buscou mais o gol. Parou nos erros do ataque e na boa atuação do goleiro Vanderlei. O Coxa pouco fez na primeira etapa. No segundo tempo, os papéis foram invertidos. O Atlético teve uma boa chance no primeiro tempo, mais uma vez salva pelo goleiro alviverde. Depois, viu uma pressão do rival. Mas, o goleiro Vinícius também trabalhou bem e impediu a derrota em casa. Na melhor chance do Coxa, Marcelinho Paraíba passou pelo goleiro, mas Rodolpho salvou quase em cima da linha. Não teve jeito: zero a zero no placar.

O empate foi até normal, visto os altos e baixos nas campanhas dos dois times paranaenses. Apesar dos dois times terem criado algumas chances, o nível técnico da partida foi muito fraco. Ambos precisam de reforços e, principalmente, sair da gangorra. Pelo menos, ambos estão fora da zona de rebaixamento. Resta saber até quando.

- São Paulo 2x1 Santos: No Morumbi, clássico tenso, com os dois times sendo cobrados por resultados. Melhor para o tricolor, que conseguiu a vitória e, pelo menos até quarta, respira mais tranquilo. No primeiro tempo, o São Paulo teve mais volume de jogo e chegou com mais perigo ao gol. Aos 44, Washington recebeu passe de Dagoberto e fez de cabeça: 1 a 0. Porém, dois minutos depois, Roni (!) apareceu entre a zaga são-paulina e empatou. No começo da segunda etapa, Washington aproveitou rebote e marcou seu segundo gol no jogo, o da vitória tricolor. O Peixe até tentou chegar ao empate em alguns lances, mas não conseguiu. Vitória são-paulina, para alívio de Ricardo Gomes.

O técnico do São Paulo resolveu voltar ao esquema de três zagueiros. O time não foi fantástico, mas teve maior presença em campo. Washington desencantou depois de oito jogos e quem sabe não espanta a má fase. Miranda, de maneira surpreendente, caiu de produção e tem falhado muito. No Santos, Luxemburgo vai pegar um time desmotivado e tecnicamente limitado. Será que consegue recuperar? Sem reforços, principalmente na zaga e no ataque, fica difícil acreditar.

- Flamengo 2x2 Botafogo: Para variar um pouco, no clássico carioca deu empate. Para variar mais ainda, em 2 a 2. E, acreditem se quiser, com muita reclamação da arbitragem. Enfim, Flamengo e Botafogo fizeram um clássico muito parecido com os últimos. O jogo começou com muitos erros de passe. Só melhorou depois que Ney Franco teve que tirar o zagueiro Émerson, machucado, para dar lugar ao meia Renato. Com isso, o Botafogo criou mais e chegou várias vezes com perigo ao gol de Bruno. E abriu o placar: Juninho cobrou falta, Bruno espalmou e Alessandro, impedido, fez: 1 a 0. O Flamengo conseguiu o empate em seu primeiro bom lance no jogo. Após cruzamento para a área, Adriano mandou para as redes, de cabeça: 1 a 1. O jogo foi muito equilibrado na segunda etapa. O Fla, sempre com a dupla de ataque, principalmente Adriano. O Bota chegava nas jogadas de bola parada, com Juninho e Lúcio Flávio. Foi assim que o alvinegro passou à frente. Lúcio Flávio cobrou falta e Renato, de cabeça, fez o segundo. Porém, igual no primeiro tempo, quando o Bota quase ampliava, o rubro-negro empatou novamente. Aos 43, Emerson recebeu pelo lado esquerdo, na entrada da área, se enroscou como Alessandro, trombou com Lúcio Flávio e mandou sem chances para Castillo: 2 a 2. E tome reclamação dos alvinegros. No fim, mais um empate no clássico entre Flamengo e Botafogo.

O Flamengo saiu satisfeito com o empate. Não jogou bem, mas conseguiu ser mais eficiente durante o jogo. Ibson faz muita falta ao time, que perde um jogador de equilíbrio no meio. Para o Botafogo, o empate foi ruim, já que comandava o jogo e desperdiçou boas chances de matar a partida. O Glorioso segue na zona de rebaixamento. Mas, já dá para notar uma melhora no time.

- Barueri 4x0 utico: Mais um grande resultado do surpreendente Barueri, que não perdoou o mal momento do Náutico e aplicou uma goleada. O nome do jogo, lógico, foi Val Baiano, que fez todos os gols do jogo. Comandado pelo trio Thiago Humberto-Fernandinho-Val Baiano, o Barueri dominou desde o início. O primeiro gol veio aos 17, de pênalti: Val Baiano cobrou e fez. No lance da penalidade, Asprilla foi expulso por colocar a mão na bola, após conclusão do próprio Val Baiano. Com um a mais, ficou mais fácil ainda. Franciscatti, aos 40, cruzou na cabeça do atacante: 2 a 0. Na etapa final, Fernandinho fez a festa na defesa pernambucana. Val Baiano perdeu um gol feito, ao receber na área, com o goleiro batido. Tentou de bicicleta e acabou errando. Mas, se redimiu com mais dois gols: o terceiro, completando ótima jogada de Fernandinho. Depois, mandou para as redes após cruzamento do estreante Otacílio Neto. Foi aquele 4 a 0 fora o baile. O Náutico pouco fez.

O time paulista encosta de vez no G4. Está em quinto, mas com a mesma pontuação do Vitória. O time é bem organizado, tem velocidade e usa bem as pontas. Para somar, tem um atacante em grande fase. Falta saber se manterá o pique. E o Náutico, que deu sinais na estréia de Geninho, voltou a mesmice, tomou um baile e sofreu mais uma goleada. A Série B é logo ali.

- Sport 1x3 Avaí: Outro que resolveu surpreender foi o Avaí, que venceu a segunda seguida fora de casa e saiu da zona de rebaixamento. E o Sport segue a gangorra. Os pernambucanos ainda saíram na frente. Igor, de cabeça, completando cobrança de escanteio. Logo no minuto seguinte, veio o empate do Avaí. Também após escanteio, Dudé marcou contra o patrimônio. O jogo ficou travado e com poucas chances. O nome do segundo tempo foi o garoto Roberto, que entrou para decidir o jogo. Primeiro, recebeu ótimo passe de Caio e virou o placar. Depois, fez grande jogada e cruzou para Luís Ricardo matar a partida: 3 a 1. O Sport, sem sinais de reação, ainda acabou com dois expulsos e as vaias da torcida na Ilha.

Émerson Leão já avisou: sem reforços, vai ser difícil. O time pernambucano até deu sinais de melhoras na derrota para o Corinthians. Sinal falso. Enquanto isso, Silas alivia a pressão, tirou o time catarinense da lanterna e pulou para a 14ª posição. Agora é começar a fazer a diferença em casa. Olho nesse garoto Roberto, criado no rival Figueirense, que parece ter qualidade.

Nenhum comentário: