Publicidade

terça-feira, 14 de julho de 2009

Falhas, goleadas e guilhotina afiada

Foi assim a décima rodada do Brasileirão: marcada pelas falhas dos goleiros, pelas goleadas e também pela guilhotina, que derrubou três treinadores.

- Palmeiras 4x1 Naútico: O Verdão teve total domínio da partida. Só assustou após levar o Náutico fazer o gol e, logo depois, quase chegou ao empate. No primeiro tempo, Maurício Ramos, de cabeça, e Willians, completando lance de Diego Souza, abriram 2 a 0. Na segunda etapa, o Palmeiras trabalhava a bola e abusou um pouco das jogadas individuais. Aí veio o gol de Márcio Barros, após desvio na zaga que matou Marcos, e o susto logo depois. Porém, Armero tabelou com Diego Souza e fez um belo gol. Pierre, no estilo guerreiro, fez o quarto: 4 a 1 com autoridade.

O Palmeiras está jogando mais solto, leve e melhor organizado em campo. Não sei se é por causa de Jorginho, mas os jogadores já disseram que estão jogando pelo treinador. Eu efetivaria. Merece a chance e segue a moda de outros clubes. Já que os medalhões cobram caro, buscar alguém que já conhece o clube é um boa saída. Enquanto isso, o Náutico trocou de treinador. Saiu Márcio Bittencourt e chega Geninho. É esperar pra ver. O treinador não deu certo, mas o elenco também é muito fraco. Até demais.

- Avaí 1x2 Botafogo: No confronto dos então últimos colocados, deu Botafogo. O time carioca aproveitou as jogadas de bola parada para definir a partida. Primeiro, com Juninho, mandando rasteiro e surpreendendo o goleiro. Depois, Renato completou a cobrança de Lúcio Flávio. Marquinhos diminuiu na segunda etapa. O Avaí cresceu com o gol, quase empatou, mas perdeu boas oportunidades.

O Botafogo vai ganhando uma nova cara. Com o retorno de Reinaldo e a chegada de André Lima, o ataque ganha força. No meio, Renato parece ser uma boa opção para a armação. Ainda é pouco para dizer algo, mas taticamente a equipe melhorou. O Avaí não consegue convencer. Campanha ruim em casa, mais ainda fora. Com isso, a Série B é logo ali. E Silas já não convence tanto. Uma mudança talvez ajude, embora não seja esse o problema.

- Barueri 3x1 Coritiba: Incrível a campanha do Barueri. Sete jogos invicto, só perdeu para o Corinthians até aqui e vem mostrando um bom futebol. Comandou o jogo e venceu facilmente. Val Baiano abriu o placar, de pênalti - duvidoso, diga-se. A zaga do Coxa não ia bem e Fernandinho - que jogou demais - aproveitou para fazer o segundo gol. No segundo tempo, a mesma coisa: Barueri comandava o jogo e o Coritiba errava muito na saída de bola e na defesa. Marcos Pimentel fez boa jogada pela direita e Cleiton acabou marcando contra: 3 a 0. No finalzinho, Carlinhos Paraíba diminuiu.

Aproveitando da velocidade e das jogadas pelas pontas, o time paulista tem conseguido surpreender e chegar com seriedade. Se manter o fôlego, pode sim surpreender. O problema é saber se manterá o bom futebol. E o Coritiba tem um bom time, mas precisa manter uma sequencia de resultados. Até agora, segue na gangorra: joga uma bem, joga outra mal. Sendo assim, ficará no meio da tabela.

- São Paulo 2x2 Flamengo: Em partida movimentada, o empate até acabou sendo justo. O Flamengo abriu o placar logo no início, com Fierro, aproveitando erro grotesco de Dênis. O Fla era melhor, mas o São Paulo conseguiu arrancar o empate, com Borges, que não perdoou após receber passe de Marlos. Porém, logo depois, Adriano foi derrubado na área. Pênalti que o próprio Imperador bateu: 2 a 1. O primeiro tempo foi muito movimentado. O São Paulo voltou melhor e o rubro-negro tentava no contra-ataque. O tricolor chegou ao segundo gol de pênalti - que, para mim, foi fora da área. Jorge Wagner bateu bem e fez: 2 a 2. Apesar de algumas chances de ambos os lados, o empate acabou sendo o resultado mais coerente.

Ainda sem convencer, o São Paulo é muito melhor sem Eduardo Costa. Só que Ricardo Gomes ainda insiste no volante. Além disso, precisa de um lateral-direito. A zaga também não é confiável. O Flamengo, mesmo com reservas, vem atuando na média. Não dá para ficar insistindo em Zé Roberto e confiar na zaga. Fierro é bom jogador e merece uma sequencia. E Willians voltou a ser o cão de guarda do começo do ano. Arrumando alguns detalhes, pode chegar.

- Atlético/PR 3x2 Internacional: O Furacão venceu e aumentou a pressão sobre Tite no Beira-Rio. A partida foi bem movimentada. Nilmar, logo aos nove, abriu o placar, contando com o desvio da zaga. O Atlético tinha maior podsse de bola mas demorou a chegar ao empate, que veio aos 31, com Marcinho, completando boa jogada de Wallyson. O próprio Marcinho virou o placar, no segundo tempo, cobrando pênalti. O Inter pouco fazia e o time atleticano matou o jogo com Wesley, que recebeu e girou na área, mandando no canto. Alecsandro ainda diminuiu no fim, mas já era tarde.

Boa vitória do Furacão, que ganhou maior movimentação com o trio Marcinho-Wesley-Wallyson, sendo o último um bom atacante que merece atenção. Já o Inter sofre com uma recente má fase. Taison caiu demais, Nilmar é pouco acionado e D'Alessandro, além da má fase, está suspenso por 60 dias (a diretoria irá recorrer). Penso que o problema não é o técnico. É apenas um momento. Mas, como aqui no Brasil tudo sobra para o treinador...

- Cruzeiro 0x3 Atlético/MG: Se atuar com os reservas no clássico já não era fácil, com um a menos em 12 segundos de jogo, fica mais complicado ainda. Isso mesmo: em exatos 12 segundos, o atacante Zé Carlos foi expulso - justamente - após cotovelada em Renan. Aí abriu o caminho para o Galo dominar e golear. Porém, o time atleticano demorou para criar e quase tomou um. Porém, chegou ao primeiro gol, com Júnior mandando no ângulo, após furada horrível de Diego Tardelli, de frente pro gol. Três minutos depois, a zaga do Cruzeiro se atrapalhou e Alessandro fez o segundo. Melhor em campo, com um a mais e somado a vantagem, o Galo dominou o segundo tempo. porém, só chegou ao terceiro gol no finalzinho. E com uma falha tremenda de Andrey, que tentou bancar o líbero e, ao cortar com o peito, deixou de graça para Éder Luís, que girou e encobriu o goleiro e os zagueiros, fazendo um belo gol: 3 a 0. Festa alvinegra, que nem ligou se o Cruzeiro estava com reservas ou não. O Galo é novamente líder e quebrou um jejum de 12 jogos.

Até onde o Atlético vai chegar, eu não sei. Ainda não me convence, devido o elenco. Penso que precisa de mais para se firmar entre os líderes e brigar por algo mais concreto. Porém, vale mencionar a grande fase que vive a dupla de ataque, Diego Tardelli e Éder Luís, e o bom momento de Júnior, agora meia. O Cruzeiro nem liga para a derrota. Vale muito mais o título da Libertadores, onde está a cabeça de jogadores, torcedores, etc. Porém, se não fosse as duas pixotadas - leia Zé Carlos expulso e a falha de Andrey - a Raposa poderia dar mais trabalho.

- Grêmio 3x0 Corinthians: Com grande atuação, o Grêmio passeou sobre o Corinthians no Olímpico. Precisou de apenas 45 minutos para resolver o jogo. Com forte marcação na saída de bola, o tricolor gaúcho abriu o placar com Alex Mineiro, que escorou cruzamento da esquerda feito por Fábio Santos. Em outra jogada pelo lado esquerdo, Jonas fez, de cabeça: 2 a 0. Para piorar a situação corintiana, Jean foi expulso ainda na primeira etapa. Logo depois, Rafael Marquez complet0u de cabeça mais um cruzamento, agora pela direita: 3 a 0. No segundo tempo, o time gaúcho teve boas chances de ampliar ainda mais a goleada. O Timão quase nada fez e foi totalmente dominado.

Festa gremista, que dá sinais que pode sim chegar e brigar pelo título. O fim da Libertadores comprova isso. Tem treinador e bons jogadores para tal. Basta regularidade. E o Corinthians percebeu que, para levar a tríplice coroa, vai ter que jogar muita bola.

- Fluminense 0x1 Santo André: No Engenhão, o Santo André venceu o Flu e derrubou Parreira. O gol da vitória veio logo no ínicio, aos três minutos, quando Wellington Monteiro tentou cortar cruzamento de Antonio Flavio e acabou fazendo contra. O Flu não jogou mal. Teve maior domínio de bola durante o jogo, mas errava na hora de finalizar. O Santo André chegava - e com perigo - nos contra-ataques e poderia ter ampliado. Edcarlos (!) e Ricardo Berna salvaram. No segundo tempo, o tricolor carioca foi para cima, na base do abafa. Não adiantou. Parou na boa atuação do goleiro Neneca. O camisa 1 do Ramalhão salvou o time e garantiu os três pontos.

O resultado custou o cargo de Parreira. Tem culpa? Em termos. É claro que o time não conseguiu ganhar um padrão tático desde a chegada do treinador. Porém, a deficiência técnica do elenco tem muito mais peso para isso. Volto a repetir: ter somente Fred e Conca não garante ninguém. É esperar para ver o que Vinicius Eutropio fará. Eu vejo como uma boa aposta, mas não posso dizer se dará certo. E o Santo André não é aquela maravilha, mas tem conseguido bons resultados, principalmente fora de casa. Como não deve chegar, esses pontos ajudam pelo menos a não cair.

- Vitória 6x2 Santos: Um verdadeiro atropelamento do Leão baiano sobre o Santos. Incrível. Em menos de 30 minutos de jogo, o Vitória já vencia por 4 a 0. Começou com uma furada medonha do goleiro Douglas, que deixou fácil para Roger abrir o placar, aos três minutos. O próprio Roger ampliou, aos 15. Aos 22, Willian recebeu ótimo passe de Leandro e fez o terceiro. Cinco minutos depois, Vitor Ramos completou cruzamento: 4 a 0. O Santos só apareceu no finalzinho do primeiro tempo, com Kléber Pereira, que diminuiu de pênalti. Com a grande vantagem, o Vitória voltou mais tranquilo e o Santos tentando desfazer o prejuízo. Paulo Henrique até conseguiu descontar: 4 a 2. Porém, cinco minutos depois do gol, Leandro Domingues, de pênalti, fez o quinto. Para matar de vez o Peixe, Roger fez boa jogada e tocou para Jackson fazer: 6 a 2. Festa rubro-negra.

Campanha incrível do Vitória dentro do Barradão. Invicto e jogando fácil. Se conseguir melhorar o desempenho fora de casa, vai ir além do esperado. Destaque para a fase de Apodi, Leandro Domingues e Roger. Os três não deram certo nos grandes, mas vão jogando muito bem no rubro-negro baiano. Enquanto isso, a queda de Vagner Mancini no Santos já está preparada desde a saída de Muricy do São Paulo e muito mais depois da demissão de Luxemburgo no Palmeiras. Não caiu por causa do resultado. Ele fez um bom trabalho frente ao Santos, se analisado os limites do elenco. Mesmo assim, a diretoria prefere apostar em outros nomes. É esperar pra ver. Enquanto isso, Mancini pode deixar o telefone ligado: logo logo alguém liga para ele assumir algum time.

- Sport 1x0 Goiás: Em jogo equilibrado, o Sport venceu o Goiás por 1 a 0, e saiu da zona de rebaixamento. O gol da vitória foi marcado por Fabiano, cobrando pênalti, no primeiro tempo. Antes, o Goiás teve boas oportunidades de abrir o placar, e depois de empatar, mas parou no goleiro Magrão e nas falhas de finalização. No segundo tempo, os goianos seguiram pressionando, sempre com o bom atacante Felipe. Émerson Leão colocou o Sport na retranca para segurar a vitória. E conseguiu.

Os dois times seguem na gangorra. O Goiás tem mais time e é melhor organizado em campo. Não merecia perder o jogo na Ilha, mas falhou demais nas finalizações. E Émerson Leão já deu o recado sobre seu time: ou o Sport se reforça, ou vai ter um campeonato complicado pela frente.

Nenhum comentário: