Publicidade

domingo, 5 de julho de 2009

Obina, Nilmar e os argentinos

Rodada boa para Inter, Palmeiras e Grêmio no Brasileirão. As vitórias dos três times seviu para reerguer ambos. O colorado da perda do título da Copa do Brasil. O alviverde, dos problemas da demissão de Luxemburgo. E o tricolor, da eliminação na Libertadores. O Inter voltou a liderança, o Grêmio voltou a vencer no Brasileiro um mês depois, e os palmeirenses voltaram ao G4. A nona rodada foi boa também para Flamengo, outro que aliviou a pressão com a vitória, e o Coxa, idem. Vamos aos jogos.

- Santos 1x0 Sport: Foi no sufoco. O Peixe teve muito trabalho para passar pelo congestionado meio-campo que o técnico Émerson Leão montou. O primeiro tempo foi de equilíbrio, com o Santos chegando mais perto do gol. Na segunda etapa, com a entrada de Neymar, o time ganhou mais domínio e qualidade. Para ajudar, Weldon, aos 20 minutos do segundo tempo, deixou os pernambucanos com um a menos. Porém, nada de gol. Pressionado, Vágner Mancini foi pro tudo ou nada: tirou o zagueiro Domingos e colocou Molina, e tirou Léo para dar lugar a Roni. A ousadia foi recompensada. Aos 44, bola alçada na área, Neymar apareceu - impedido - atrás da zaga, chutou de forma medonha, mas contou com a sorte. A bola subiu e Paulo Henrique fez de cabeça: 1 a 0.

Resultado importante para o Santos. Alivia a pressão sobre Mancini, leva o time à oitava posição, mas não empolga. Já o Sport por pouco não sai da Vila com três pontos. Destaque para o autor do gol, Paulo Henrique, que é de longe o mais lúcido do time santista. No Leão, Élder Granja tem jogado muito bem.

Flamengo 2x1 Vitória: Não foi tanto no sufoco, mas não foi fácil. O Flamengo conseguiu se impor sobre o bom time do Vitória, sobe na tabela, e alivia novamente a vida de Cuca. Juan e Émerson fizeram os gols do rubro-negro carioca, e Roger fez o dos baianos. Ibson ainda perdeu um pênalti e, mesmo assim recebeu aplausos em sua despedida. Já Juan fez gol e foi vaiado - justo, porque não jogou bem. O lateral sofreu com as subidas de Apodi. O Flamengo teve maior domínio de jogo, mas não teve boa atuação. Quando estava 2 a 1, Ibson perdeu o pênalti, e quase sofreu o empate. Como bem disse Lédio Carmona, em seu blog, o time flamenguista tem que parar de pensar em "homenagens" - leia Ibson, Adriano e Pet - e se focar no jogo. Se fazer isso, pode ir longe. Enquanto isso, o Vitória precisa aprender a ganhar fora de casa, ou vai ficar no meio da tabela.

- Santo André 1x1 Barueri: O clássico dos "pequenos" paulistas foi marcado pelo erro da arbitragem, que tirou a vitória do Santo André. Val Baiano abriu o placar, de pênalti, para o Barueri. Cesinha chegou a empatar ainda no primeiro tempo, mas o árbitro considerou impedimento - a condição era legal. O empate só veio mesmo aos 36 do segundo tempo, com Marcel. Foi um bom jogo, movimentado e com os dois procurando atacar. Porém, o empate sai amargo para o Ramalhão. O Barueri comemora e se mantem próximo ao G4, na sexta posição. Será que mantém o ritmo?

- Atlético/MG 1x1 Botafogo: No confronto dos opostos, empate. Resultado que tirou ambos das pontas da tabela: o Galo não é mais líder, e o Bota não é mais o lanterna. Um jogo equilibrado, brigado. Éder Luís abriu o placar e Juninho logo depois empatou. Tudo no primeiro tempo. Ney Franco congestionou o meio e, com isso, viu seu time com maior posse de bola e volume de jogo. Tanto que Celso Roth mecheu no esquema do Galo depois do intervalo e veio com três atacantes - quem diria! Deu certo e travou os cariocas. Porém, nada de gol. Alessandro, do Bota, perdeu grande chance no último lance. Empate bom para o Botafogo, que respira um pouco mais. Que o resultado não engane. O time é fraco. E o Galo precisa de um elenco mais forte, se quiser seguir entre os primeiros.

- Coritiba 2x0 São Paulo: Com grande atuação da dupla de ataque Marcos Aurélio-Ariel, o Coxa não deu chances ao Tricolor paulista, saiu do sufoco e jogou a pressão pro Morumbi. O Coritiba abriu o placar aos 19 minutos, com Marcos Aurélio. Um golaço. Tem zagueiro são-paulino procurando ele até agora: 1 a 0. O São Paulo arriscava em chutes de longe, mas parava em Vanderlei - ou nos erros de Washington. No segundo tempo, nem deu tempo dos visitantes respirarem. Ariel recebeu, girou e mandou no canto: um belo gol! 2 a 0. Para piorar para o Tricolor, André Dias foi expulso, após entrada criminosa. Se já não conseguia criar, com um a menos, ficou pior. Vitória justa do Coritiba. Situação complicada do São Paulo. É preciso paciência com Ricardo Gomes, pois o elenco não ajuda. E a zona de rebaixamento, pode se dizer, é logo ali.

- Grêmio 4x1 Atlético/PR: Como uma avalanche. Assim o Grêmio começou o jogo e tratou de fazer 3 a 0 sobre o Atlético em apenas onze minutos. Embalado pelo show dos hermanos Maxi e Herrera, e frente a uma equipe fraca, ficou fácil. O tricolor gaúcho mostra que tem um bom time, encontrou sua dupla de ataque e precisa apenas de laterais para se firmar como um forte candidato ao título. Foram dois gols de Maxi Lopez e dois de Herrera. Rafael Moura descontou. O primeiro tempo foi todo dos gaúchos. Na segunda etapa, o Furacão até equilibrou, mas não teve forças para reagir. O Atlético vai mostrando que é forte candidato para brigar para não cair. Ou contrata, ou a Série B vai ficar cada vez mais perto.

- Goiás 1x0 Cruzeiro: Mesmo com os reservas em campo, o Cruzeiro dificultou a vida do Goiás. Bom, melhor dizendo, quem dificultou a vida dos goianos foi Andrey, que pegou tudo. Ou quase tudo. Só passou a falta cobrada por Felipe. O atacante é o artilheiro do Brasileirão, com sete gols, e mostra ter mesmo faro de gol. Tem mantido boa regularidade nas partidas. Foi um jogo todo dominado pelo Esmeraldino, apesar do placar apertado. A Raposa, com a cabeça na final da Libertadores, criou muito pouco e quase não chegou ao ataque. Quando tentava, parava na boa marcação goiana. O Goiás pode não ser um forte candidato a título, mas vai dar muito trabalho. Mais do que muita gente imagina.

- Avaí 0x3 Palmeiras: Comandado por Obina (sim, Obina!), o Palmeiras passou pelo Avaí. Mas, apesar do placar elástico, não foi fácil para o Verdão. O goleiro Marcos teve muito trabalho e, como de costume, foi muito bem. Obina fez um de pênalti no primeiro tempo, outro com oportunismo no começo do segundo tempo. Deu trabalho a defesa do time catarinense e, aos poucos, vai ganhando confiança - e queima a língua desse blogueiro. Com 2 a 0, o Verdão ficou esperando um contra-ataque para matar o jogo. E conseguiu com Cleiton Xavier. O Avaí precisa de mais para, pelo menos, escapar do rebaixamento. E Jorginho escalou o Palmeiras que muita gente queria ver, no 4-4-2, com Ortigoza e Souza titulares. Meu pitaco: se Muricy não vier, porque não dar uma chance ao "interino"?

- utico 0x2 Internacional: Em um jogo fraco, o Inter conseguiu a vitória nos Aflitos. De quebra, voltou a liderança isolada do Brasileirão e se recupera do baque da Copa do Brasil. D'Alessandro ainda perdeu um pênalti, no primeiro tempo. Quando o Náutico chegava, parava no goleiro Lauro. Na etapa final, o Timbu foi para cima, mas continuou sendo parado pela boa atuação - e fase - do goleiro colorado. Percebendo a dificuldade na criação, Tite mecheu no time, sacando D'Ale e Taison, para dar lugar a Andrezinho e Alecsandro. Deu certo. Andrezinho cobrou escanteio e Nilmar pegou a sobra, para abrir o placar. O mesmo Andrezinho lançou para Nilmar, impedido, matar o jogo. Traquilidade ao colorado, que volta a liderança. Sinal de alerta para o Timbu, que só perdeu desde a chegada de Marcio Bittecourt. A Série B é logo ali.

Rodada fecha na quarta-feira, com Corinthians x Fluminense.

Nenhum comentário: