Publicidade

quinta-feira, 30 de julho de 2009

15ª rodada: parte I

Coritiba 2x2 Botafogo: Jogo movimentado no Couto Pereira e decidido no fim. Bem posicionado na marcação, o alvinegro foi melhor no primeiro tempo. Abriu o placar aos 34, com Victor Simões completando de cabeça cobrança de falta de Lúcio Flávio. Aproveitou também das falhas da zaga e do goleiro. O Coxa também chegava com perigo, mas tinha menor volume de jogo. Aproveitando melhor os alas, o alviverde quase tomou o segundo, mas conseguiu o empate na segunda etapa. Aos 12, Bruno Batata recebeu grande passe de Marcos Aurélio e tocou na saída de Castillo: 1 a 1. As emoções do jogo ficaram para o fim. Aos 38, Renato aproveitou nova bobeira da defesa coxa-branca e recebu cruzamento livre, na área, tendo apenas o trabalho de cabecear e tirar do goleiro: 2 a 1. Porém, a vitória não veio. O Coritiba pressionou e foi recompensado. Aos 44, Marcos Aurélio mandou a bomba, na entrada da área, e a bola foi no canto: 2 a 2. No último lance, quase a virada: Carlinhos Paraíba cobrou falta e ela bateu caprichosamente na trave direita de Castillo.

O Bota poderia ter vencido, mas o empate foi até justo. Tanto pelo jogo em si, e muito mais pela campanha irregular dos dois times. Porém, não são ruins, mostram boa vontade e disposição. Mas, nada demais para chegar na parte de cima da tabela.

- utico 1x2 Santos: Em jogo fraco tecnicamente, o Peixe conseguiu a vitória no sufoco, no finalzinho. No primeiro tempo, poucas chances reais de gol, e só do lado santista. Gladstone foi justamente expulso aos 45. Como bate esse zagueiro! Com um a mais, o Santos foi em busca da pressão. Foi recompensado só aos 22, com Neymar mergulhando após cruzamento de Madson: 1 a 0. O jovem atacante saiu mais uma vez do banco para salvar a pele de Luxemburgo. Após o gol, o alvinegro praiano passou a erra demais no meio e foi castigado. Gilmar foi lançado na área e sofreu pênalti. Ele mesmo bateu e empatou. Com um a mais, o Santos buscou a vitória na base do abafa. Kléber Pereira ia perdendo gols. E, aos 47, Rodrigo Souto subiu mais alto para cabecear e dar a vitória a equipe santista: 2 a 1.

Como disse um amigo: Neymar é titular! Embora pareça ser um jogador de segundo tempo, para mudar o rumo da partida. Jogou bem e ajudou o Santos a vencer uma partida sofrida. Bom, quem sofreu mesmo foi a bola... O Náutico não parece que irá se salvar, apesar da disposição que alguns jogadores tem mostrado. E Luxemburgo ainda quer fazer a torcida acreditar que esse Santos consegue chegar a Libertadores. Sem dois ou três reforços, principalmente na defesa e nas laterais, eu não acredito.

- Internacional 3x2 Barueri: Na raça. Foi assim que o Inter conseguiu a vitória que alivia, pelo menos por enquanto, a pressão sobre Tite. No começo, parecia que seria fácil. Alecsandro abriu o placar logo aos cinco minutos, e Andrezinho cobrou falta com perfeição aos 26: 2 a0. Andrezinho aliás era o cerébro do time e criava boas oportunidades ao lado de Taison. O Barueri só ameaçou no final do primeiro tempo. E achou um gol. Aos 45, após confusão na área colorada, Sandro acabou marcando contra. O gol no fim fez Barueri acordar e voltar melhor depois do intervalo, assustando a torcida do Inter. Chegou ao empate aos 34. Após cobrança de falta e nova confusão na área, André Luis fez: 2 a 2. Mas, a vitória colorada veio seis minutos depois: Andrezinho cobrou mais uma falta com perfeição. A bola bateu no travessão e Sorondo mandou para as redes: 3 a 2. Alívio colorado!

A vitória pode significar uma mudança de atitude no Inter. Ou não. Pelo menos diminui a pressão sobre Tite e sobre o time. Com Giuliano no meio e Taison no ataque, a equipe encontrou velocidade nas saídas de jogo. Mas, bobeou demais e quase deixou a vitória escapar. O Barueri é um adversário complicado, mas perde muito taticamente sem Fernandinho. Segunda derrota seguida, que afasta o time do G4. Será que volta?

- Goiás 3x0 Atlético/PR: Vitória tranquila do time goiano sobre o fraco Atlético. E olha que o placar poderia ser ainda mais elástico, não fossem a boa atuação do goleiro Galatto e o relaxamento normal do Goiás. O primeiro gol veio logo aos seis minutos. Iarley recebeu grande lançamento de Júlio César e, com toda a calma, tirou do zagueiro e mandou no canto: 1 a 0. Cinco minutos depois, Léo Lima cobrou falta e Amaral mandou de cabeça: 2 a 0. O time esmeraldino teve algumas chances para ampliar e via um adversário já abatido. Léo Lima, aos 20 do segundo tempo, chutou de fora e fez um belo gol: 3 a 0. Fatura liquidada. Para ficar mais fácil ainda, Rafael Santos foi expulso. Aí o Furacão não teve mais força nenhuma.

E o Goiás chega ao G4, mesmo que momentaneamente. O importante é que encosta de vez nos líderes e mostra ter potencial para incomodar. Começou a fazer o que faltava até aqui: ganhar em casa. Comandado por Iarley e o bom Júlio César, o time vai chegando e é bem armado por Hélio dos Anjos. Enquanto isso, o Atlético segue jogando mal, com campanha fraca e, para piorar, os jogadores estão se desentendendo. Como eu previ aqui na análise da última rodada, Waldemar Lemos não durou mais um rodada. E como já disse pelo Twitter, Émerson Leão recusou a proposta. Estou apostando em Cuca, embora alguns digam que Sérgio Guedes pode ser a escolha. Seja quem for, o time precisa de vários ajustes. A primeira coisa: pensar como grupo. Se não, a Série B é logo ali.

- Cruzeiro 1x0 Sport: Suada. Foi assim a vitória do Cruzeiro sobre o Sport. Jogando com um a menos em boa parte da partida e enfrentando um adversário marcando bem, a Raposa só encontrou o gol no fim. A equipe cruzeirense era mais objetiva na primeira etapa, mandou uma bola no travessão e obrigou o goleira Magrão a mostrar serviço. O jogo ficou complicado a partir da expulsão do lateral Diego Renan, aos 32 minutos. A sorte era que o Sport pouco fazia. O segundo tempo foi mais aberto. Mesmo com um a menos, o Cruzeiro chegava com muito perigo e Magrão se destacava, fazendo boas defesas. O rubro-negro pernambucano também conseguiu assustar, mandando até uma bola no travessão. Dutra foi expulso e deixou os dois times com dez. Aí apareceu o poder decisivo de quem é importante. Aos 44, Kléber fez boa jogada individual e bateu sem chances para o goleiro. Festa da então impaciente torcida cruzeirense.

Importante resultado para quem precisa crescer na competição. Chegou a hora de esquecer de vez a Libertadores e se focar logo no Brasileiro. A partida foi complicada e o time teve persitencia, mesmo com um a menos. Se não fosse a boa atuação de Magrão, o jogo ficaria mais fácil. E o Sport veio para empatar. Quase conseguiu. Quem será o novo técnico, que terá a difícil missão de tirar os pernambucanos da zona de rebaixamento? Façam suas apostas. Aliás, fica uma dica: o repórter da Rádio Globo SP, Fabiano Farah, está preparando uma reportagem especial sobre o time pernambucano - da Libertadores a zona de rebaixamento. Deve ir ao ar sábado.

- Santo André 1x1 Corinthians: Mano Menezes não terá vida fácil para montar o "novo" Corinthians. Prova disto foi a fraca exibição frente o Santo André, ontem. Está certo que, do time campeão da Copa do Brasil, seis não estavam em campo (Douglas, Cristian e André Santos negociados, Alessandro e Elias suspensos e Ronaldo machucado). O Ramalhão se aproveitou dos desfalques corintianos e chegou com perigo, sempre comandado por Marcelinho Carioca. O time do ABC parou em Felipe, que fez boas defesas e salvou o Timão. Marcelinho, nas bolas paradas e nos cruzamentos, não dava sussego a defesa corintiana. Porém, o Santo André não conseguia aproveitar. O segundo tempo continuou a mesma coisa: pressão do Ramalhão, Felipe pegando tudo e Neneca também trabalhando. Mas, aos 19, Marcelinho Carioca cobrou falta com perfeição: 1 a 0. Porém, Souza (!) entrou e mudou a história do jogo. Na primeira jogada, foi derrubado na área: pênalti bem cobrado por Chicão e empate do Corinthians. No fim, Dentinho foi expulso, Felipe defendeu mais uma e Neneca também. Ficou no empate mesmo.

Ainda existem pontos a se resolver no Corinthians. Morais não me convence para o lugar de Douglas. Nem Henrique para o de Ronaldo. Souza e Bill são melhores. Precisa-se de um lateral-esquerdo. E de um novo motor, caso Elias seja mesmo negociado. Ou seja, não será fácil para Mano Menezes montar o novo Corinthians. Se o Santo André tivesse um bom atacante, ganhava fácil. O time anunciou Alexandre Gallo como novo técnico. Analisando de maneira fria, deve brigar para não cair, no máximo por uma vaga na Sul-Americana.

- Palmeiras 1x0 Fluminense: Jogo complicado, campo molhado e placar apertado na estreia de Muricy Ramalho. Perdoem a rima, mas foi o que aconteceu. O Fluminense veio fechado, o Palmeiras com três volantes congestionou ainda mais o meio-campo e o campo pesado travou ainda mais a partida. Marcos e Fernando Henrique tiveram pouco trabalho, mas alguns sustos. No segundo tempo, com Ortigoza no lugar de Souza, o Palmeiras melhorou e tomou as ações do jogo. Kieza, o mais lúcido do time ao lado de Conca, quase fez, mas quem abriu o placar foi o time palestrino. Aos 14, Cleiton Xavier deu belo passe para Diego Souza, que invadiu a área em diagonal e mandou cruzado, sem chances para FH: 1 a 0. Depois disso, o jogo ficou um pouco mais aberto. O Flu foi para cima em busca do empate e assustou em alguns chutes, com Kieza e Maicon. No fim, Cleiton Xavier mandou uma bola caprichosamente na trave direita do goleiro tricolor. Não fez falta para a vitória do estreante Muricy.

E o Verdão dorme líder e motivado. Não jogou tão bem, mas o suficiente para vencer. Precisa de um atacante, mesmo com a boa fase de Obina e a garra de Ortigoza. Com um atacante e segurando o meio, tem chances reais de brigar pelo título. Muricy percebeu que tem em mãos um elenco disposto a lutar. Quanto ao Flu, completou dez jogos sem vitórias e sem sinais de melhoras. Como bem disse o jornalista André Rizek em seu blog, é uma escalação de segunda divisão. Uma pena o Flu se encontrar nessa situação. Ou se reforça, ou Renato Gaúcho não aguenta a bomba até o fim.

Acompanhe pelo Twitter o melhor do complemento da 15ª rodada ao vivo. Amanhã venho com o post dos três jogos desta quinta-feira.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Me descabelei e acabei com as minhas unhas no jogo do Cruzeiro. Apostei num jogo fácil e com um placar folgado...errei...foi um jogo duro onde o Sport impôs uma forte marcação. O importante é que Kléber mais uma vez conseguiu salvar o jogo e saimos com a vitória. Precisamos melhorar principalmente na pontaria. Mas tá valendo.
Vâmo Zero!

bjs