Publicidade

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Copa 2014: Qual cidade "ganhou" mais?

O anúncio das sedes termina uma pequena discussão de quem sediaria a abertura da Copa do Mundo 2014. Como esperado, ficou com São Paulo. O barulho todo para a construção do estádio não seria por menos.

Também, como esperado, as seleções e os torcedores viajarão um bocado, assim como em 1994, nos Estados Unidos. Isso exigirá ainda mais dos aeroportos. A disputa não foi regionalizada como prometido.

Pelo visto, quem sofrerá mais com viagens serão o A2, adversário do Brasil na estreia, que fará uma escala São Paulo-Manaus e Manaus-Recife, e o G4, com Natal-Manaus, Manaus-Recife. Dos cabeças-de-chave, o D1 é quem mais se desloca, com Fortaleza-São Paulo, e São Paulo-Natal. Outro dado curioso é sobre o E4, que começa no Sul e termina em Manaus. Estaremos no inverno, com frio pelo Sul e temperaturas mais quentes no Norte. Os dados são do site da Espn. (confira matéria completa aqui)

Os horários dos jogos serão assim:
Partida de abertura: 17h
Partidas da fase de grupos:
13h – 16h – 19h – 22h
Oitavas de final e Quartas de final: 13h – 17h
Semifinais: 17h
Disputa de 3º lugar: 17h
Final: 16h

Outra pergunta que fica com a divulgação desta tabela é qual cidade saiu "ganhando" com a tabela da Copa 2014?

As cidades que mais receberão jogos serão Rio de Janeiro e Brasília, com 07 partidas cada. O Rio terá 04 duelos da 1ª fase, oitavas, quartas e a grande decisão. A capital brasileira também terá 04 jogos da 1ª fase, sendo um da Seleção, oitavas, quartas e a disputa de 3º lugar.

Sendo assim, Brasília terá a certeza de receber o Brasil. O Rio de Janeiro não. O que se torna medíocre. Uma Copa sem o Brasil no Maracanã é ridículo. Enquanto isso, outras cidades podem receber até duas vezes. Por que não pensar isso para o Rio? A reforma milionária é "apenas" para uma final de Copa.

Belo Horizonte e São Paulo recebem 06 jogos. São Paulo sedia a abertura, com o Brasil. Terá ainda mais 03 partidas da 1ª fase, oitavas e semifinais. BH recebe os mesmo jogos, (04 da 1ª fase, oitavas e semi). Mas pode receber a seleção duas vezes.

No Nordeste, Fortaleza e Salvador lideram, com 06 partidas cada. A capital cearense terá 04 partidas na 1ª fase, sendo uma da Seleção, além das oitavas e quartas - onde pode receber o Brasil novamente. Salvador tem os mesmos jogos. Porém, só receberia o Brasil nas quartas se a Seleção classificar em 2º do grupo A.

Porto Alegre e Recife terão 05 partidas cada, sendo 04 da 1ª fase e oitavas. Não recebem a Seleção. As outras quatro cidades restantes - Curitiba, Cuiabá, Natal e Manaus - recebem 04 jogos, todos apenas na 1ª fase.

Penso que estas últimas quatro cidades, por receberem menos jogos e nenhum da Seleção, poderiam ser lembradas na Copa das Confederações. A princípio, a competição, uma espécie de ensaio-geral, será com abertura em Brasília, semifinais em Fortaleza e BH, e decisão no Rio. Recife e Salvador também deverão sediar a competição.

Resumo da ópera: Tirando o quarteto Rio, São Paulo, BH e Brasília, que já eram esperados como sedes de mais jogos, Fortaleza fica como "vencedora" no anúncio. Terá 06 partidas na Copa, pode receber até dois jogos da Seleção, e será sede de uma semifinal da Copa das Confederações. A grande "decepção" fica com Curitiba, com 04 partidas na Copa e fora da Copa das Confederações. E a Seleção jogar apenas na final no Maracanã é digno de piada.

Nenhum comentário: