Publicidade

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

#Brasileirão: Resumão 1º turno – briga pelo título e pela Libertadores


Fim de 1º turno. Hora de um pequeno balanço sobre os 20 times do Brasileirão. Primeiro, vamos dar um pitaco sobre quem pode sonhar com título e quem briga por Libertadores.

CANDIDATOS AO TÍTULO

1º - Atlético (MG)
Líder do Brasileirão com sobras. É o melhor time da competição. Cuca montou uma forte equipe. Tem um bom goleiro (Victor), uma defesa segura (Réver e Leonardo Silva), um bom sistema de marcação no meio (Pierre e Leandro Donizete) e um grande poder ofensivo (Ronaldinho, Bernard e Jô). Além disso, o treinador sabe mudar quando preciso, usando bem suas peças.  Com tudo isso, o Galo é sim um dos mais fortes candidatos ao título.

2º - Fluminense
O tricolor carioca é outro forte candidato ao título. Talvez não seja líder por sofrer algumas vezes com vários desfalques importantes. Por outro lado, mostrou que possui ótimo elenco. Diego Cavalieri está em boa fase, a defesa é a menos vazada da competição e o ataque é o segundo melhor. Se Fred e Deco jogassem mais, o título era quase certo.

3º - Grêmio 
O tricolor gaúcho fecha a lista dos candidatos ao titulo. Méritos de Vanderlei Luxemburgo, que solicitou contratações pontuais e encaixou o Grêmio muito bem. Gilberto Silva é o líder da zaga, bem protegida pela dupla Fernando e Souza. O meio-campo é cerebral, com Elano e Zé Roberto. O ataque conta com uma das melhores duplas do país, com Marcelo Moreno e Kléber. O problema, que não é novo, está nas laterais, que são irregulares. Mas, pode ser a chance que o velho Luxa, rei dos pontos corridos, está de volta.

DE OLHO NA LIBERTADORES

4º - Vasco
Até algumas rodadas atrás, o Vasco poderia figurar entre os favoritos ao título. Mas a falta de reposição para algumas peças acabou pesando – e deve pesar mais – na caminhada da equipe. Sem Éder Luís, o técnico Cristovão Borges sente falta de alguém que jogue na posição – e Barbio não é o ideal. O mesmo vale para a saída de Fagner, que deixou uma lacuna na lateral-direita (mesmo espaço que ocupa Éder Luís). Mesmo com Juninho, Felipe e Alecsandro resolvendo, e Fernando Prass fazendo boas defesas, o Vasco não mostra ter forças para brigar pelo título. Mas segue firme por um lugar na Libertadores.

5º - São Paulo
O São Paulo é uma grande incógnita. A falta de regularidade pesa demais para isso. Porém, com os retornos de Rogério Ceni, Lucas e Luis Fabiano, o tricolor paulista voltou a ganhar identidade, o que faltou muito em vários jogos. Desta forma, Ney Franco ganha fôlego para encaixar melhor o time. Falta acertar o lado esquerdo da defesa e a dupla de volantes, que oscila demais. O problema é que só vai conseguir fazer isso agora no segundo turno. Resumindo: o São Paulo briga pelo G4, mas pode também arrancar e brigar pelo topo.

6º - Internacional
O Internacional está devendo. Esperava-se bem mais do time colorado, que começou com cara de brigar pelo título, mas acabou perdendo o ritmo. Não dá para saber se isso é fruto da demissão de Dorival Junior. Mas já está sendo visível que Fernandão não será a solução. O time tem bons nomes. No papel, um timaço, com bons laterais, uma zaga experiente, bons meias (apesar de D’Alessandro seguir fora) e um ataque “classe A”, com Forlán e Damião. Isso no papel. Na prática, o time não equilíbrio e se mostra muitas vezes desorganizado. Falta de um camisa 10, que seria D’Ale na saída de Oscar. Falta mais ainda a mão de um bom treinador.

7º - Botafogo
Outro time que começou com cara de que brigaria até mesmo pelo título. Hoje, mal pode sonhar com a Libertadores. O Botafogo achou que só Seedorf resolveria. Grande engano. O time não tem ataque. Perdeu Herrera, Loco Abreu e Caio. Trouxe Rafael Marques. Grave erro da direção. O meio-campo é ótimo, mas quando a bola chega na frente, não tem quem resolva. E a defesa não é confiável. Na teimosia de Oswaldo de Oliveira, dá para sonhar com G4, mas nem todo sonho vira realidade.

8º - Cruzeiro
O Cruzeiro começou encantando muita gente. Até parecia que teríamos um duelo mineiro no G4. Mas aí vimos que Celso Roth era o treinador. O encanto acabou. O Cruzeiro caiu na tabela e está longe de convencer até que chegará a um G4. O time mineiro fez boas contratações. Trouxe Borges, muito melhor que Wellington Paulista. Trouxe Ceará, que é um dos destaques na lateral-direita deste Brasileiro. Mas ainda depende demais de Montillo. E o argentino não está na sua melhor fase – e isolado na armação. É mais um que sonha.

9º - Flamengo
Dificilmente o Flamengo chegará a Libertadores. Mas pela irregularidade de alguns, quem sabe. Dorival Junior já está fazendo milagres, se comparar o time atual com o que era com Joel Santana. Falta muito, mas a entrada de Cacéres deu uma maior organização ao meio, Vagner Love passou a fazer gols e mais gols, e até a defesa tem aparecido bem. Adriano vem aí, para bem ou para o mal. O tempo dirá.

10º - Santos
Fechando os candidatos a uma vaga no G4, o Santos é quem mais pode surpreender. Com o retorno de Neymar, a volta de André e a chegada de Patito, o alvinegro praiano recuperou seu poder de decisão. O velho problema segue na defesa. Mas o Peixe, na mão de Muricy, vai brigar pela Libertadores. Não tenho dúvidas.

Nenhum comentário: