Publicidade

sábado, 18 de abril de 2009

Clima quente

Um clássico fervente, borbulhante. A semana pré-jogo foi de grande polêmica, provocações, critícas e, como disse Muricy, "muita papagaiada". Mas muita mesmo. O PB espera que o clima quente fique apenas no gramado e não invada as arquibancadas com violência entre as torcidas. A expectativa dentro de campo também é grande. São duas grandes equipes. Ambas pouparam jogadores durante a semana, visando exclusivamente o clássico.

No lado do São Paulo, será a primeira grande experiência sem Rogério Ceni. Por mais que o goleiro vinha atuando mal, com falhas nos últimos jogos, a liderança e peso que ele faz como capitão é indiscutível. Resta saber como o time reagirá. André Dias poderia fazer esse papel amanhã, mas está suspenso. Miranda ou Washington podem assumir a liderança no gramado. Fora a ausência de Rogério e André, Muricy Ramalho não contará com Arouca e Zé Luís, ambos machucados, ambos que vinham atuando pelo lado direito. Uma grande dor de cabeça para o treinador. Richarlyson deve pintar no time titular. O poder de decisão de Washington e Borges deve ser o diferencial tricolor para o jogo, além das jogadas de área, principalmente vindo da esquerda, com a dupla Jorge Wagner e Junior Cesar.

Já no Corinthians, Mano Menezes contará com o time completo, e deve vir a campo com o mesmo esquema utilizado no último domingo, com três atacantes. Porém, existe a opção de Fabinho ou Túlio entrarem para compor o meio-campo, soltando Elias como terceiro homem. O time tem consciência que a vantagem existe, mas é pequena. A idéia é não esperar o São Paulo atacar. É certo que o gol no último lance animou e fortaleceu ainda mais a equipe para o confronto. Os problemas envolvendo Cristian - devido a polêmica comemoração do gol - não parece ter influenciado o grupo e nem o atleta. Mais encorpado, o time pretende ganhar espaços e manter a posse de bola, esperando surgir uma chance para alguém decidir. Jogadores para isso não faltam - logicamente, Ronaldo é o grande nome. Além do camisa 9, Douglas ainda tem confiança desse blogueiro. O meia pode desequilibrar e resolver a partida.

Expectativa para a partida: espero um São Paulo avançado, com marcação na saída de jogo e buscando desde o início fazer o primeiro gol. Porém, é necessária uma maior organização do que a apresentada domingo. Jorge Wagner precisa aparecer mais na partida, além das bolas paradas. Tem potencial para isso. O time parece muito dependente das jogadas laterais e sem criação de meio. Ainda mais sem Zé Luís, a equipe não tem variação de jogadas e atua demais pela esquerda, facilitando a marcação. Sem Arouca, que vinha atuando por ali, as coisas pioram. Richarlyson pode ser o curinga da vez, mas não convence, assim como Wagner Diniz também não convenceu até aqui. Mais uma vez um "camisa 10" faz falta. A zaga tricolor é forte, mesmo sem André Dias, e mesmo sabendo que Renato Silva não é um substituto a altura.

Mano Menezes acerta se escalar o time mais uma vez com três atacantes. A melhor maneira de manter um resultado é segurando a bola no ataque. Por isso, penso que é uma "loucura" interessante. Jogar com Fabinho como volante, soltando Elias um pouco mais também não é ruim. Douglas precisa aparecer na partida, para conduzir a equipe e fazer a bola girar. O camisa 10 melhorou no último jogo e pode ser a diferença no confronto. A saída rápida de contra-ataque está nos pés de Jorge Henrique e André Santos. A esperança de gols está em Ronaldo. O atacante não rendeu na primeira partida e perdeu um gol cara a cara. A ausência de Rogério Ceni do outro lado é sim um peso a favor do alvinegro, que pode ser explorado. Bosco não transmite confiança. Mesmo que a zaga do Corinthians tenha bom entrosamento, a dupla de ataque do tricolor também deve dar muito trabalho.

Meu palpite para a partida: a vantagem do Corinthians deve fazer diferença. O fato é que o São Paulo não convenceu até aqui em jogos difíceis. Jogar no Morumbi não é um fator tão grande no confronto, mesmo a torcida sendo a favor. Outro ponto a ser destacado: Muricy parece ter dado prioridade ao Paulistão muito mais por motivos da diretoria do que pelo próprio treinador. Ele sempre deixou claro a opção pela Libertadores no primeiro semestre. Já o alvinegro quer seu primeiro título após o retorno para a Série A do Brasileiro, para embalar de vez no ano

Para mim, os times ficam no empate, dando assim a classificação ao Corinthians. Mano parece mais tranquilo e mais centrado para o confronto, em relação a Muricy.

Nenhum comentário: