Publicidade

domingo, 5 de abril de 2009

Raça e elegância

Domingo com dois grandes clássicos do futebol. Um pode ser considerado o de maior rivalidade e raça. O outro, o mais elegante do país. Ou seja. Hoje tem Grenal. Hoje tem Fla-Flu.

- No Beira-Rio, é decisão. Vale vaga nas semifinais da Taça Fabio Koff, o segundo turno do Campeonato Gaúcho. Aliás, não poderia cair em data mais propícia esse Grenal, com o Inter comemorando seu centenário. Se os colorados querem a vitória para ser a cereja do bolo da festa de ontem, os tricolores querem literalmente jogar água no chop do rival.

A pressão é igual para os dois lados. No Inter, logicamente existe uma pressão pela vitória no "Grenal do centenário". Pelos lados do Grêmio a pressão vem da torcida, principalmente sobre Celso Roth. O técnico ainda terá outro "problema", visto que o time joga na terça-feira pela Libertadores, e o desgaste dos titulares é certo. Só que, pressão por pressão, uma derrota vai sair muito mais caro para o Grêmio, que dará adeus ao Gaúcho.

No Internacional, o único desfalque deve ser D'Alessandro. O argentino se recupera de um problema muscular e deve aparecer apenas no banco de reservas. Andrezinho - que vive bom momento - deve ser o substítuto. No mais, força máxima. Tite aposta na velocidade e na ótima fase da dupla de ataque Taison e Nilmar para explorar a frágil defesa tricolor.

Já no Grêmio, três problemas: Ruy, Douglas Costa e Alex Mineiro estão fora da partida. Além disso, o time joga dois dias depois outra partida importante, desta vez pela Libertadores, contra o Aurora. Todos no Olímpico falam que "não existe clima de revanche". Fale isso para a torcida. Celso Roth confia na experiência de Tcheco e Souza para evitar erros e conseguir triunfar sobre o colorado.

Enfim, mais um Grenal. Partida onde a raça impera, onde o clima é quente durante os 90 minutos. Se Grenal já é assim até em amistoso, imagina em um jogo que é vencer ou vencer? Com certeza, um dos clássicos mais vibrantes e empolgantes do país.

Ficha técnica:

Internacional: Lauro; Bolívar, Indío, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Nilmar. Técnico: Tite.
Grêmio: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Souza, Makelele, Adílson, Tcheco e Fábio Santos; Jonas e Herrera. Técnico: Celso Roth.

Estádio: Beira-Rio.
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva. Auxiliares: Altemir Hausmann e Júlio César dos Santos.

- No Maracanã, o mais charmoso clássico do Brasil. Uma pena transformarem o Fla-Flu em um "amistoso de luxo". O Fla-Flu é grande demais para isso. O que vale em campo é a liderança no grupo de cada um. O Fla é líder no grupo B. O Flu, vice-líder do A.

Pelo Flamengo, Cuca deve vir a campo com sete reservas: Diego, Welinton, Egídio, Toró, Kleberson, Fierro e Jônatas. Ele espera que esses jogadores aproveitem a chance que tantoe esperavam. É fato que não poderia ser em jogo melhor. Ganhar do rival completo é a chance de cair nas graças do treinador e da torcida. Apesar da melhora recente, o Fla ainda está devendo e Cuca sabe disso. Josiel é a esperança de gols do time e a torcida rubro-negra espera que ele mantenha a boa fase das últimas partidas.

No Fluminense, Parreira deve poupar apenas os pendurados com dois amarelos: Edcarlos, Jaílton, Tartá e Maicon. Não acho que ele venha novamente com um time misto, já que jogou dessa forma na quinta-feira, no empate com o Boavista. O artilheiro Fred deve jogar 45 minutos. É o grande trunfo do tricolor para o clássico, embora tenha também na dupla Conca-Thiago Neves uma grande força.

O melhor é que a chance de acontecer um novo Fla-Flu no próximo domingo, pelas semifinais na Taça Rio, são grandes. Então, não chamemos o clássico de hoje como amistoso, mas de prévia. O Fla-Flu é tão grande que faz parte até do hino rubro-negro. É hoje o "ai Jesus"! Com a mesma elegância de sempre. O mais colorido e charmoso clássico do país.

Ficha técnica:

Flamengo: Diego; Everton Silva, Wellinton, Ronaldo Angelim e Egídio; Jônatas, Toró, Kléberson e Fierro; Erick Flores e Josiel. Técnico: Cuca.

Fluminense: Fernando Henrique; Mariano, Cássio, Luiz Alberto e Leandro; Wellington Monteiro, Maurício, Conca e Thiago Neves; Éverton Santos e Fred (Roger). Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Estádio: Maracanã.
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco. Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Hilton Moutinho Rodrigues.

Nenhum comentário: