Publicidade

domingo, 5 de abril de 2009

Fim de semana decisivo

Muitas rodadas finais, mutias vagas em jogo e muito time dando adeus ao estadual. Enfim, será um fim de semana decisivo para várias equipes e estaduais pelo Brasil. Antes que perguntem, os clássicos Grenal e Fla-Flu terão um post especial.

- Santos, Portuguesa ou Santo André? Quem ficará com a vaga final para as semifinais do Paulistão? O Peixe visita a Ponte Preta, no Moisés Lucareli. Não basta só vencer, porque se a Lusa ganhar, vai para o saldo de gols. Se perder, um abraço. A Macaca, comandada pela velho Marco Aurélio, vem de uma vitória sobre o Botafogo, fora de casa, com um time só de garotos. Para a partida desse domingo, força (?) máxima. Vágner Mancini vai sem Fabão e Triguinho, suspensos. O fato é: não será fácil pro Peixe.

No Canindé, um "mata-mata". A Lusa precisa ganhar e, se possível, bem. Se vencer, meio caminho foi feito. Vai no minímo para o saldo de gols. Já para o Santo André, tem que vencer e secar o Santos. A Portuguesa terá dois desfalques importantes: Athirson e Marco Antônio, que vem atuando bem. No Ramalhão, Sérgio Guedes quer ser novamente um "intruso" na roda - levou a Ponte para a final ano passado - e terá força máxima. O que o torcedor pode esperar é um jogo aberto, com os dois times buscando o gol, já que um empate pode significar "morrer abraçado". Eu vou estar de olho nessa partida. E acho que a Lusa passa pelo saldo de gols.

Entre o "trio de ferro", um vai secar o outro. Um querendo roubar a posição do outro. Quem vai "mais na boa" é o Palmeiras, que joga em casa contra o Botafogo. A chance de Luxemburgo vir a campo com um time reserva é muito grande, visto que a prioridade é o jogo de quarta-feira, pela Libertadores, contra o Sport. Fabinho Capixaba e Edmílson estão de volta. Pierre e Maurício Ramos estão suspensos. Os reservas deram conta do recado todas as vezes que foram a campo. O Botinha vem de uma derrota em casa para os garotos da Ponte. Enfim, meu palpite: Palmeiras.

O São Paulo vai até Presidente Prudente encarar o São Caetano. Muricy tem apenas 15 jogadores disponíveis para o confronto e já chamou alguns garotos para compor o banco de reservas. São nada mais que cinco suspensos: André Dias, Rodrigo, Jean, Hernanes e Jorge Wagner, além de Borges machucado e Washington pendurado. Vida dura para o tricolor, que enfrenta um Azulão ainda sonhando com a vaga no "torneio do interior". Como o São Paulo deve vir de André Lima no ataque, para mim dá empate. E sobre o "chororô" do São Paulo por causa do jogo ser longe, uma coisa é fato: coisa de criança.

Empate que agradaria o Corinthians, que visita o Mirassol, precisando vencer e torcer pelo tropeço tricolor para assumir a vice-liderança. Ronaldo e Douglas serão poupados, visando as semi. O adversário já está classificado para o torneio do interior, e não a toa. Tem uma boa equipe e mandou Finazzi (!) embora. Jogo duro que deve acabar em empate. E, independente do resultado, o Timão terá um clássico nas semifinais, seja contra São Paulo ou Palmeiras.

E na parte debaixo, o Guarani precisa de um milagre para escapar. Não merecia ficar nessa situação. Tem bons valores, como o lateral Maranhão. O Bugre mais uma vez deve amargar o rebaixamento no Paulista, justo quando tinha conseguido voltar para a Série B do Brasileiro. Uma pena. Salvem o Bugre!

- No Rio, o Botafogo briga pela última vaga nas semifinais. E pode acabar até como líder do grupo B. O time joga fora de casa contra o Resende, reeditando a final da Taça Guanabara. Pra mim, classifica sem maiores dificuldades, apesar de que com o Botafogo... O Vasco joga contra o Bangu, que também sonha com a vaga (tem que ganhar e torcer por um tropeço do Bota). O time de São Januário tenta confirmar a liderança do grupo A e vai sem cinco titulares para a partida: Titi, Fernando, Amaral, Carlos Alberto e Elton. Aliás, que cabelo hein, Carlos Alberto?! E eu achando que já tinha visto de tudo por aí. Dá Vasco.

- Pelo Gauchão, além do Grenal, tem Santa Cruz x Juventude, pela abertura das quartas-de-final. Canoas x Inter/SM e Veranópolis x Caxias jogam na segunda-feira (!) à noite. Tem gente que não gosta de agradar o torcedor.

- Em Minas, o Rio Branco é o primeiro semifinalista. O time venceu facilmente o América - salvem o Coelho! - por 3 a 0 (jogo de ida foi 0 a 0). Márcio Diogo fez os três gols para o time de Andradas, que agora espera o vencedor de Atlético e Uberaba, que só jogam na próxima quarta-feira. Amanhã tem Tupi x Cruzeiro, em Juiz de Fora (jogo de ida: 1 a 0 Cruzeiro). Democrata/GV x Ituiutaba (0x1) fecham as quartas-de-final na quinta-feira, no Mineirão. Isso mesmo, no Mineirão. Mais uma atitude ridícula das federações pelo Brasil. E ninguém faz nada...

- Aqui pelo Paranaense, terceira rodada da fase final. Nacional x Cianorte; Coritiba x J. Malucelli (jogo dos líderes. Jotinha surpreendendo até agora e o Coxa crescendo na hora certa); Atlético x Iraty. Na terça-feira, Paraná x Paranavaí fecham a rodada.

- Pelo Catarinense, o Avaí segue impossível no quadrangular final: 2 a 1 no Críciuma e liderança absoluta. Falta apenas o returno do quadrangular e a vantagem subiu para cinco ponto sobre o Tigre, vice-líder. Os dois times voltam a se enfrentar quarta-feira, mas desta vez no Heriberto Hulse. Mesmo assim, o Avaí está com um pé na final. André Turatto abriu o placar para o time da casa, Kempes empatou, mas Odair, aos 41 do segundo tempo, fez o gol da vitória. Amanhã jogam Chapecoense x Joinville.

- Em Recife, tem clássico pelo Pernambucano. Na Ilha do Retiro jogam Sport e Santa Cruz. Nelsinho não irá poupar por causa da Libertadores e quer vencer para conquistar o segundo turno e matar o campeonato. Para o Coral, as últimas esperanças de manter na briga pelo returno. O Náutico visita o Petrolina, de olho num empate ou derrota do Sport para assumir a liderança. Ainda não é certa a estréia de Waldemar Lemos no comando do Timbu. Faltam apenas três rodadas para o fim do segundo turno.

- Pelo Baiano, segue a perseguição do Bahia ao líder Vitória. O tricolor encara o Ipitanga, fora de casa. O rubro-negro recebe o xará Vitória da Conquista.

- No Campeonato Goiano, fica apenas a indefinição de quem fica na liderança do grupo A. No grupo B, o Goiás confirmou a liderança na sexta-feira, após vencer o Aparecidense, em casa, por 2 a 1. A vice-liderança ficou com o Atlético, que venceu o Jataiense por 3 a 2, fora. No A, a briga é entre Itumbiara e Crac. Os atuais campeões enfrentam o Vila Nova, em Goiânia. Já o Crac tem vida um pouco mais fácil e recebe o Trindade.

Decisão por todo país.

Nenhum comentário: