Publicidade

terça-feira, 7 de abril de 2009

Semana quente

Vai ser um meio de semana daqueles: Copa do Brasil, Libertadores, rreta final de alguns estaduais. Tudo isso antecipando os clássicos e jogos decisivos do final de semana.

- O grande jogo da semana é, certamente, entre Sport x Palmeiras. O clima de decisão envolve a partida, principalmente pelos lados do Palestra. Uma derrota e o Palmeiras deve dar adeus a competição. Luxemburgo fez treino secreto, "escondeu" o time e levou todo mundo para Recife. Até o presidente foi. Nelsinho também faz mistério, muito mais pela escalação do ótimo Ciro. Aliás, será um confronto de jovens artilheiros: Ciro e Keirrison. Um jogaço! Eu não vou perder.

Minha análise: o Palmeiras vai vir com a faca nos dentes. É sim o jogo do semestre para o time e Luxemburgo sabe que a pressão será imensa caso não passar para próxima fase. O time não vem atuando da melhor maneira, embora que possui atletas que possam resolver, como Diego Souza, Cleiton Xavier e K9. O Sport está invicto no ano, tem mantido um padrão tático muito bom, mescla a experiência de Sandro Goiano e Paulo Baier com a juventude - e genialidade - de Ciro. A Ilha vai ferver. Para mim, o Palmeiras não perde. Se ganha, é outros quinhentos.

Ainda pela Libertadores, o Grêmio, sem Celso Roth, recebe hoje o Aurora, lanterninha do Grupo 4, sem nenhum ponto. Se o tricolor não seguir abusando perder gols como tem feito até agora, deve golear. Sobre nomes para o lugar de Roth: Renato Gaúcho é o favorito (e ao meu ver, quem se encaixa melhor com o grupo e o time). Fala-se também em Geninho, Paulo Autuori e até Caio Júnior.

O São Paulo entra em campo na quinta-feira, contra o Defensor, no Morumbi. Uma vitória deixa o tricolor muito perto da vaga, pois abriria seis pontos para o próprio time uruguaio, que ocupa a terceira posição. Mas, se perder, pode complicar. Muricy deve contar com força máxima, e a volta de Borges, recuperado de lesão, é quase certa. O time uruguaio é "encardido". Não se pode bobear.


Fechando os brasileiros na Libertadores, o Cruzeiro vai até La Plata enfrentar o Estudiantes. Uma vitória garante o Cruzeiro na próxima fase. Porém uma derrota não preocupa. E pelo futebol que os argentinos tem apresentado até aqui, não é tão complicado voltar com pontos na bagagem. Aliás, o Cruzeiro está voando baixo. Comandados por Kléber, dá Raposa. Esse jogo já vale pela 5ª rodada.

Entre os outros jogos, destaque para o confronto entre River Plate e Nacional/URU. O River precisa vencer de qualquer maneira para respirar. Outros confrontos: pela 4ª rodada - Nacional/PAR x San Martin; Univ. Chile x Boyacá; Boca Juniors x Guarani/PAR; LDU x Colo-Colo; pela 5ª rodada - Universitário x Libertad; San Luis x San Lorenzo.

- Pela Copa do Brasil, nove jogos dão início a 2ª fase. O Botafogo enfrenta o Americano; o Atlético/PR vai até Natal enfrentar o ABC; em Salvador, confronto de campeões brasileiros: Bahia x Coritiba; o Brasiliense recebe o Goiás; Juventude e Vitória se enfrentam em Caxias do Sul; o embalado e centenário Internacional vai a Campinas enfrentar o rebaixado Guarani; o Flamengo, com três garotos relacionados (entre eles o bom Lenon), vai até Belém enfrentar o Remo; e o Santos, com a cabeça no Paulistão, viaja até Maceió para pegar o CSA. Tudo isso na quarta-feira. Na quinta, o Figueirense, de Roberto Fernandes, recebe a Ponte Preta.

- Nos estaduais, a bola rola pelo returno do quadrangular final do Catarinense. Quarta-feira tem Cricíuma (3°) x Avaí (1°); quinta tem Joinville (4°) x Chapecoense (2°).

No Mineiro, vão ser definidos os dois últimos semifinalistas. O Atlético enfrenta o Uberaba, com a vantagem do primeiro jogo (1x0). Quem passar pega o Rio Branco. No outro jogo, Democrata/GV x Ituiutaba jogam também no Mineirão (!). Quem será o "gênio" que mandou o jogo de dois pequenos para o Mineirão? Não se pensou em gastos, em público? Enfim, mesmo com tudo isso, o Ituiutaba vai com a vantagem de 1 a 0 do primeiro jogo. Quem se classificar, enfrenta o Cruzeiro.

Nenhum comentário: