Publicidade

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Duelo dos 9

As semifinais do Paulistão terá os quartro grandes 9 anos depois. E justamente os grandes destaques desses confrontos vestem a camisa 9. São artilheiros, matadores, craques. Aqueles que podem resolver. Ou não. Caso eles não apareçam, indico também que pode ser o "coadjuvante".

- Na Vila Belmiro, o Santos pega o Palmeiras, nesse sábado. Ambos vem de viagens desgastantes. A diferença é que o Verdão trás na bagagem uma vitória extremamente importante sobre o Sport, que deu um chá de ânimo no time. Já o Peixe não conseguiu eliminar o jogo de volta, contra o CSA, e ficou no zero a zero.

O Santos já não tem uma defesa forte. Com cinco desfalques então, se complica mais ainda. Luizinho, Domingos e Fabiano Eller estão suspensos. Soma-se a eles os já machucados Léo e Adaílton. O rojão vai sobrar para Fábio Costa, sem dúvida nenhuma. Se a defesa não coloca confiança, ela é depositada no camisa 9: Kléber Pereira. O centroavante não atuou na quarta e guardou as energias para o jogo. Ele ficou bom tempo em jejum, mas quando resolveu voltar, marcou os quatro gols que classificaram o Peixe. Se ele não resolver, eu aposto em Neymar. Tem velocidade e habilidade, e se usar isso pelo lado esquerdo, vai pegar um lateral que não sabe marcar: Fabinho Capixaba.

Já no Palmeiras, o time está muito embalado por causa da vitória sobre o Sport. Luxemburgo não terá nenhum desfalque para o confronto, o que coloca o time ainda mais como favorito. Se a defesa, também muito contestada, entrar com a garra de quarta-feira, vai ser difícil perder. Quem pode resolver? Logicamente, Keirrison. O K9 pode não vir em boa fase, mas tem a fama de ser carrasco do Santos. Além do mais, tem o faro de artilheiro e nada melhor do que mostrar isso em uma semifinal. Caso ele não consiga resolver, a esperança verde se chama Diego Souza. O meia tem voado, jogando muito e levado o time nas costas em alguns jogos. Tem a raça e a qualidade que pode decidir.

Para essa primeira partida, ao meu ver, o Palmeiras está a frente do Santos. Seja pela moral, seja pela fraquissíma defesa santista. Meu palpite é que dá Palmeiras.

- No Pacaembu, tem Corinthians e São Paulo. Tem tudo para ser um jogaço. Dois times compactos, com forte poder de marcação e cada um com seu matador.

No Timão, semana livre para trabalhar e se focar no clássico. Mano só não pode contar com Escudero, mas como o argentino é reserva, o time vem completo. Com uma defesa compacta assim como o rival, a idéia é explorar o lado esquerdo, com André Santos, em cima de Arouca, que deve jogar improvisado pela direita tricolor. Isso pode ser diferencial na partida. Principalmente se André abrir espaços e colocar a bola para o 9 alvinegro: Ronaldo. Falar do Fenômeno é "chover no molhado". A velha forma vai voltando aos poucos e ele pode resolver o clássico. Com certeza sofrerá forte marcação e terá uma defesa excelente pela frente. Porém, ele costuma ser iluminado e pode resolver. Caso isso não aconteça, pode se repetir o que aconteceu contra o Santos: Dentinho resolve. O jovem começou mal o ano, mas vem adquirindo confiança e voltando aos poucos o bom futebol do ano passado. Deve ser quem abrirá espaços na defesa são-paulina.

Depois de uma virada sofrida sobre o Defensor, o São Paulo ganha empolgação para o clássico. Apenas Zé Luís é dúvida para o confronto. O diferencial entre as equipes está no meio campo. O do tricolor tem mais qualidade e melhor posicionamento. Na frente, o 9 das decisões: Washington. Ele tem faro pro gol e sabe aparecer em decisões. Já fez isso contra o próprio São Paulo ano passado. Se der espaço, é gol. Caso ele não resolva, o nome que pode aparecer é Borges, o atacante que mais tem resolvido e menos aparecido na mídia. Fez isso nos dois jogos do time no Morumbi e está cada vez melhor desde o Brasileiro do ano passado. É o homem de confiança de Muricy no ataque.

É um clássico complicado para dar palpites. São dois grandes times, com jogadores que podem resolver. Mesmo assim, eu vejo o São Paulo mais completo para o confronto. Para o primeiro jogo, por ser no Pacaembu eu aposto no Timão. Mesmo vendo o tricolor como favorito.

2 comentários:

SULEIMA SENNA disse...

Vim retribuir seu carinho com o Futebol cor de Rosa, adorei seu blog,vou passar por aqui sempre..bjim e a parceria ta fechada viu?

Ivan Junior disse...

Olá Rodrigo, vi seu comentário no blog de Ana Paula e resolvi entrar pra dar uma olhada, parabéns pelo trabalho. Espero que essa parceria dê resultados. Sou professor de Educação Física e quero contribuir com esse público blogueiro.

Tenho uma equipe de futsal de nível escolar em Belo Horizonte e alguns contatos no Minas Tênis (Voleibol). Um abraço e bom trabalho!