Publicidade

sábado, 4 de abril de 2009

Colorado Centenário

O Sport Club Internacional completa hoje o seu centenário. Não é uma data qualquer. Não é um time qualquer. Um celeiro de craques, um time campeão de tudo, dono de uma das torcidas mais empolgantes que conheço. Assim é o Inter. Dono de um dos mais belos mantos do futebol. O rubro que permeia teu manto é sinal de luta, de garra, de sangue. Sangue que parece ser ainda mais vermelhos quando passa pelas veias de um torcedor colorado.

Inter de tantos craques que corremos o risco de cometer a injustiça de esquecer algum. Porém, alguns são inesquecíveis na memória de qualquer um. Como Paulo Roberto Falcão, craque desde que surgiuem 1973. Ninguém sabia mesclar marcação e saíde de jogo como ele. Ninguém teve uma cara tão colorada.

Com um pulo, saltamos pela história centenária e nos lembramos de Fernandão. Líder, guerreiro, forte é ótimo atacante. É o simbolo da fase "internacional do Internacional". Não a toa foi o capitão que ficará imortalizado por erguer as taças da Libertadores e do Mundial. Voltamos 60, 70 anos para resgatar o grande Tesourinha, ponta-direita que infernizava as defesas adversárias e marcado por fazer gols decisivos.

Dom Elias Figueroa. Desde criança escuto esse nome como quem escuta o de Pelé. Se alguém me pergunta um dos gols que ficaram sempre na minha memória, eu não posso fazer uma lista sem mencionar o gol de Figueroa no Brasileiro de 75, naquele 1 a 0 sobre o Cruzeiro. Sei que o chileno foi muito além disso. Foi símbolo, líder e não a toa é ídolo de qualquer geração.

Se Figueroa imperava pela defesa, um pouco atrás tinha o "Fenômeno". Era assim que o goleirão Manga se "auto-chamava", sem qualquer modéstia. Dono de um posicionamento invejável, atuou apenas 3 anos pelo clube, mas o suficiente para ser um dos símbolos do Colorado.

Aliás, daqueles times que conquistaram o tri-brasileiro na década de 70 e que encatava o Brasil, não faltam jogadores que entraram para a história. Além de Manga, Figueroa e Falcão, tinha Caçapava, Carpegiani, Valdomiro, Flávio, Lula. Escurinho, Jair, Dário, Marinho Perez. Mauro Galvão, Batista. O ponto separa alguns dos que foram imortalizados por fazer parte de uma geração incrível e histórica.

Falta muita gente. Os defensores Oreco, Salvador e Gamarra não poderiam ficar de fora. Cada um fazendo parte de um período da história. Outros grandes nomes que não passariam em branco: a dupla do penta Taffarel e Dunga. Nílson, o artilheiro do Grenal do século. Mais perto, lembramos de atacantes como Nilmar, Rafael Sóbis, Alexandre Pato. Nomes que marcaram a nova geração de torcedores e ajudaram a alavancar o Inter. Mais longe, citamos a dupla Carlitos e Bodinho, do "Rolo Compressor" dos anos 50 (oito títulos gaúchos em nove anos). Os nomes do Mundial: Clêmer, Indío e Iarley. Tem também Alex e D'Alessandro, que conduziram o time na Copa Sul-Americana. São muitos nomes. Passaríamos os 100 facilmente. Um para cada ano seria muito pouco.


Lances inesquecíveis não faltam ao colorado. Além do gol de Figueroa, que citei acima, outro gol que depois que vi não saiu de minha memória foi o de Falcão, em 76, contra o Atlético/MG. Um golaço, fruto de uma jogada toda a meia altura, sem deixar a bola cair. Começou com Figueroa. Falcão e Escurinho deram mais três passes de cabeça e o rei do Beira-Rio mandou para as redes, sem deixar cair. Fantástico.

Campeão do Mundial de Clubes da Fifa,da Libertadores, da Copa e Recopa Sul-Americana. Tri-campeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil. 38 vezes campeão Gaúcho. Um multi-campeão. Ou campeão de tudo, como exalta sua fanática torcida.

Parabéns Internacional! Como bem diz o teu hino: "Correm os anos, surge o amanhã. Radioso de luz, varonil. Segue tua senda de vitórias, Colorado das glórias, Orgulho do Brasil!"

"Vibra o Brasil inteiro, com o clube do povo do Rio Grande do Sul!"

Um comentário:

Rafael Zito disse...

O Blog Jornalismo Esportivo tb homenageou o centenario do Internacional...

És um clube com mtas glorias no passado, no presente e q trabalha pra seguir conquistando no futuro..

Um abraço e aproveito pra convida-lo a participar da discussao q a equipe do Jornalismo Esportivo escolheu pra essa semana no quadro "OPINIÃO". Quem ficará com a última vaga do Paulistão?
www.esportejornalismo.blogspot.com