Publicidade

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Duelo de gigantes

Nesta quarta-feira tem mais dois jogos pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. Dois jogaços. Em campo, quatro gigantes. Destes, dois estão voando baixo. Outros dois não convenceram, mas sempre chegam. Vamos aos jogos.

- No Anfield Road, em Liverpool, o mais repetitivo confronto dos últimos tempos da LC: Liverpool x Chelsea. É simplesmente o quarto confronto em cinco temporadas. Das quatro vezes que se encontraram, três foram em mata-mata e uma na fase de grupos. Pelo mata-mata, o Liverpool passou duas vezes, mas ano passado deu Chelsea.

Os Reds vêm voando baixo. A perseguição ao Manchester no Campeonato Inglês segue firme. O time despachou com autoridade o Real Madrid, nas oitavas da Champions. E, por fim, a dupla Gerrard-Fernando Torres estão jogando muito, mas muito mesmo. O técnico Rafa Benítez tem apenas um problema para a partida: Mascherano, suspenso, deve dar lugar ao brasileiro Lucas. O zagueiro Hyypia está de volta, após contusão, mas deve ser banco.

Com toda a boa fase, o Liverpool é favorito? Seria, se do outro lado não estivesse o forte time do Chelsea. Desde a chegada de Guus Hiddink, o time pode não encantar, mas ganhou um padrão de jogo melhor do que o da era Scolari. Eliminou, meio que no aperto, a Juventus nas oitavas e vai fazendo o seu no Inglês. As duas derrotas para o Liverpool pelo Inglês na temporada já é coisa do passado. Craques também não faltam nos Blues: Drogba está de volta, o xerifão Terry segue firme na zaga, Malouda tem se destacado no meio, além da dupla Ballack-Lampard, que podem resolver a qualquer instante.

Um jogaço! Um clássico. E como em todo clássico, seja na várzea, seja no Anfield Road, não se pode apontar favoritos. Mas, pode se dizer que o Liverpool chega melhor para o confronto e tem tudo para cumprir seu papel dentro de casa. Imperdível.

- No Camp Nou, dois grandes times que chegam em situações diferentes. O Barça é líder e "quase campeão" espanhol. Já o Bayern segue na luta pelo título alemão, mas tomou um sacode do Wolfsburg, adversário direto, no último sábado (com direito a um gol de placa de Grafite). Porém, na Liga dos Campeões, os dois times tem o melhor ataque da competição e não deixaram a desejar até aqui.

O Barcelona voltou a mostrar um bom futebol no comando de Guardiola. Fora um tropeço ou outro, o time tem passeado no Espanhol. Voltou a jogar com um esquema ofensivo, solto, vibrante e conduzido por um craque, assim como no título europeu em 05/06. Se naquela época tinha Ronaldinho Gaúcho jogando o fino da bola, hoje tem Messi. Aliás, o trio ofensivo formado por Messi-Henry-Eto'o se mostra entrosado e fazendo muitos gols - só na LC foram 15. Além dos três, vale destacar a ótima fase do brasileiro Daniel Alves e da dupla de meio-campo Xavi e Iniseta. Mesmo sem Abidal e Gabriel Milito, os espanhóis são muito fortes.

Situação complicada para o Bayern, que não terá sua boa dupla de zaga titular para o confronto. Justamente nesse em que é preciso parar o forte ataque do Barça. Lúcio, machucado, e van Buyten, com problemas particulares. Além dos dois, o artilheiro Klose também está fora. Tudo isso complica para o técnico Jürgen Klinsmann. O treinador joga suas fichas em Luca Toni para resolver na frente e em Ribéry para conduzir o time. O time bávaro é bom, tem bons jogadores - além dos dois citados, tem o lateral Lahm, os meias Van Bommel e Schweinsteiger, mas é fato que ainda não convenceu na temporada. Podolski, sabe-se lá porque, é banco. Porém, quando convenceu, mandou um sacode de 5 e outro de 7 em cima do Sporting, pelas oitavas.

Sim, o Barça é o grande favorito para a partida. Tem mais time, vive melhor momento e joga em casa. Porém, depois do que o Porto fez ontem, quem duvida que o Bayern não surpreenda? Bons jogadores e qualidade a equipe possui. Mesmo com essa possibilidade de o raio cair de novo na LC, eu aposto no Barcelona.

Nenhum comentário: