Publicidade

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Passeio, sufoco e revés

Atraso para chegar a partida, uma virada na raça, na superação e uma vitória com cara de "não fez mais que obrigação". Assim foi a rodada para Cruzeiro, São Paulo e Grêmio na Libertadores. Já para os argentinos, a coisa anda feia: três dos cinco times não devem se classificar. Vamos a análise da rodada.

- Na terça-feira, o Grêmio venceu o fraquissímo Aurora, da Bolívia, por 3 a 0. Não dá para perder para um time ruim como esse Aurora. Mesmo assim, o time não jogou aquelas coisas não. O tricolor gaúcho segue firme na liderança e deve se classificar sem problemas. Os gols foram marcados por Rafael Marques, Maxi Lopez - jogou muito bem - e Réver. A questão é: quem será o novo técnico? Renato Gaúcho já foi contactado. Parece que Paulo Autuori também. Os dois são bons. Renato é o preferido da galera; Autuori, de boa parte da direção. Decidir rapidamente é bom, visto que o time está disputando "só" a Libertadores. Quanto mais rápido melhor. E o meia Renato, ex-Flamengo, vem aí. Ótimo reforço.

- Borges salvou mais uma vez o São Paulo no Morumbi. A arbitragem colaborou. Eu dizia na terça que o time uruguaio era "encardido". Não deu outra. Jogo complicado, travado. O Defensor marcava bem, fechou as jogadas pelas laterais e congestionou o meio-campo. O São Paulo errava muitos passes. Os uruguaios abriram o placar com Diego de Souza. Ou com Rogério Ceni? Em uma falha medonha, das mais grotescas, o goleiro são-paulino se atraplhou e colocou a bola para dentro do próprio gol. O que está acontecendo com o camisa 1 tricolor? Nas minhas contas, é a quinta falha dele no ano, terceira seguida. Enfim, no segundo tempo, veio a virada tricolor, com dois gols de Borges, sempre em bolas alçadas na área - tática mais usada para escapar da marcação do adversário. No primeiro gol, o atacante estava claramente impedido. O autor do gol do Defensor foi expulso em um lance que Dagoberto claramente deveria ir pro chuveiro também. Enfim, São Paulo 2 a 1 e classificado para a próxima fase.

- A derrota do Cruzeiro me surpreendeu. Confesso que esperava pelo menos um empate na Argentina. Mas, algumas coisas no futebol são surpreendentes. Como o ônibus não conseguir chegar na hora do jogo por causa de um manifesto. Ou Verón voltar a jogar muito, coisa que não fazia mais ou menos há seis meses. Aliás, não só Verón como todo Estudiantes. Enfim, 4 a 0 para os argentinos, fora o baile. O Cruzeiro não tinha poder de reação e sentiu os gols. Adílson errou ao começar só com Wellington Paulista no ataque. Mesmo com a derrota, a raposa deve classificar facilmente. Só depende de si mesmo.

- Pelos lados argentinos na Libertadores, a coisa anda feia. Fora o Boca - que venceu o Guaraní por 3 a 1, com gols de Palermo, Palácio e Riquelme - e o Estudiantes, citado acima, ninguém mais venceu. E pior: Lanús, River Plate e San Lorenzo correm sério risco de ficar de fora. Aliás, o San Lorenzo já está eliminado após a derrota para o San Luis/MEX (2x0). O River, em péssima fase, precisa vencer os últimos dois jogos. Nada impossível, mas pela fase. O empate em zero a zero com o Nacional/URU, em Monumental de Nuñez, foi até bom. Para fechar, o Estudiantes só classifica porque o grupo é fraco. Senão, só o Boca salvava. O que passa, argentinos?

- Pelo grupo 1, ótimo resultado para Palmeiras e Sport, principalmente o alviverde: LDU 1x1 Colo-Colo. Campos, aos 3 do segundo tempo, abriu o placar para os equatorianos, mas Mena empatou aos 46. Como disse Lédio Carmona, "um dos grupos mais equilibrados da história". Assino embaixo.

- Outros resultados da rodada: pela 4ª rodada - Nacional/PAR 1x1 San Martin; Univ. de Chile 3x0 Boyacá Chicó.; pela 5ª rodada - Universitário 2x1 Libertad (resultado que tirou o 100% dos paraguaios).

- Por critério de curiosidade, vamos ver quais seriam hoje - repito, hoje! - os jogos das oitavas-de-final. Não preciso dizer que é lógico que tem time com jogo a menos, etc. Eu avisei: por causa de ser curioso. Ficaria assim:

- Boca Juniors x Independente Medelín;
- Libertad x Sport;
- Nacional/URU x Deportivo Cuenca;
- Grêmio x Everton;
- São Paulo x San Martin;
- Cruzeiro x Univ. de Chile;
- Colo-Colo x Universitário;
- Chivas x Estudiantes;

Nenhum comentário: