Publicidade

domingo, 12 de abril de 2009

Um jogaço!

Foi, de longe, o melhor jogo do Paulistão e também o melhor que acompanhei no ano. Já tinha um tempo que não via um futebol rápido, com ambas equipes buscando o gol a todo tempo e encarando a marcação de frente. Está certo que as defesas de Santos e Palmeiras não são aquelas maravilhas. Mesmo assim, os times se lançaram a frente sem medo. O torcedor agradeceu. Um jogaço! E, como esperava, os camisas 9 apareceram. Mas que decidiu foi um coadjuvante - ou jovem estrela.

A única surpresa nas escalações foi Ortigoza como titular no Palmeiras, no lugar de Willians, machucado. Justa surpresa, por sinal. O jogo começou com os camisas 9 de cada equipe perdendo boas chances. Logo com 2 minutos, Diego Souza recebe livre na área e cruza perfeitamente para Keirrison, que sozinho cabeceia para grande defesa de Fábio Costa. A resposta santista foi aos 6. Triguinho cruza rasteiro, Neymar domina na área e bate cruzado e Kléber Pereira, de carrinho, quase completou. Os dois lances foram provas de que o primeiro gol não demoraria para sair. Aos 7, Ortigoza iniciou jogada no meio, tocou para Diego Souza que, com um grande passe, achou Cleiton Xavier com espaço na esquerda. O meia cruzou para o centro e achou Keirrison. Aí K9 não perdoou: na primeira tentativa, Fábio Costa fez a defesa mas no rebote, o artilheiro completou de cabeça: 1 a 0 Palmeiras. O Santos mais uma vez é alvo de K9.

Com o gol palmeirense, que cresceu na partida foi o Peixe. Aos 11, Neymar passa por dois e chuta de fora da área, para defesa segura de Marcos. Quatro minutos depois, o garoto voltou a dar trabalho. Livre na área ele bateu firme, a bola passou por Marcos, mas Maurício Ramos salvou. O empate veio aos 18. Madson bateu escanteio baixo, a bola passa por quase todo mundo na área, menos para Kléber Pereira. O camisa 9 dominou e bateu firme, a bola desviou em Ortigoza e matou Marcos: 1 a 1. O jogo continuo a 100 por hora. 25 minutos, Madson chuta e a bola passa ao lado. 27 minutos e Cleiton Xavier fez um cruzamento perfeito, em cobrança de falta (um escanteio de mini-saia, como diria Carla Matera), e Maurício Ramos subiu livre para cabecear com perigo, por cima. Sete minutos depois, Madson faz boa jogada pela direita e a bola sobra para Pará, que bate pra fora. A resposta palmeirense veio aos 36. Cleiton Xavier novamente manda para a área e Keirrison desvia de cabeça. A bola toca na trave. Era o último bom lance da primeira - e que primeira - etapa.

Luxemburgo mais uma vez resolveu inventar e acabou, ao meu ver, errando. Tirou Edmílson e Ortigoza para as entradas de Sandro Silva e Marquinhos. Não sei se foi por necessidade. Caso os dois não tinham condições, tudo bem. Se foi por ordem tática, o treinador errou. Vágner Mancini manteve o mesmo time.

Depois dos gols dos camisas 9, chegou a hora do "coadjuvante" entrar em ação. Apareceu rapidamente, logo com 1 minuto de segundo tempo. A zaga do Palmeiras se atrapalhou e deu um lateral para o Santos. Após a cobrança, o time fez boa troca de passes, com a bola chegando até Roberto Brum. O volante encontrou Neymar entre cinco marcadores, mas com espaço. O garoto dominou e girou, saindo de dois marcadores, para bater ao gol, no canto, sem chances para Marcos. Virada santista na lotada Vila Belmiro: 2 a 1. Depois do segundo gol santista, as equipes acabaram fazendo uma batalha de meio-campo. O Palmeiras voltou a assustar aos 26, com toque de Keirrison para trás, encntrando Cleiton Xavier que bate forte, com perigo. Aos 29, Germano perde a bola no campo de ataque para Sandro Silva, que lançou Keirrison. O atacante bateu fraco, da entrada da área, perdendo ótima chance. O Santos quase liquidou a partida aos 36: após ótima tabela de Róbson com Roberto Brum, o meia bateu de dentro da área para fantástica defesa. Depois disso, foi a vez do goleiro santista salvar. Primeiro aos 42. Cleiton Xavier - sempre ele - cruzou e Danilo cabeceou bem. Fábio Costa fez um milagre. Dois minutos depois, Marquinhos fez boa jogada individual, passou por dois e bateu de fora da área, para boa defesa do camisa 1 do Peixe. Fim de papo. Vitória do Santos.

Como disse acima, um grande jogo. Principalmente o primeiro tempo. O Santos conquista boa vantagem, mas a decisão está aberta. O Palmeiras só precisa vencer em casa. Destaques da partida: no Santos, Fábio Costa e Neymar. O goleirão fez cinco ótimas defesas e ajudou o time a não sair com um resultado diferente da Vila. O garoto santista fez seu primeiro bom clássico. Conduziu o time, criou, deu trabalho à Marcos no primeiro tempo e foi decisivo, marcando o gol da vitória. Já no Palmeiras, não vi nenhum destaque individual. Até teve boas atuações, mas nada além. Fabinho Capixaba vai se mostrando um problema sério. A falha de marcação, tão elogiada no jogo contra o Sport, falhou. Como disse: o confronto está aberto. A diferença está em um desfalque alviverde: Cleiton Xavier. Quem entrar, terá que fazer a diferença na parte tática e de criatividade. Vale lembrar que o Verdão tem outro confronto decisivo pela Libertadores, novamente contra o Sport. Já o Peixe precisa manter a pegada. Sábado que vem esperamos outro jogaço!

Nenhum comentário: