Publicidade

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tudo igual no Maraca

Flamengo e Botafogo novamente fizeram um jogo equilibrado. Um verdadeiro jogo de xadrez. Não poderia ser diferente com Cuca e Ney Franco como técnicos. Foi uma boa partida, com os dois times buscando o gol desde o começo, muita disposição e emoção. Ficou evidente que os dois treinadores não contam com opções no banco de reservas. Pelo menos, não há altura. Isso pode ser o diferencial para decidir o título. Quem conseguirá o cheque-mate?

O jogo começou mostrando o que era esperado. O Flamengo explorando as jogadas laterais. O Botafogo, a saída rápida com Maicossuel. Os dois times começaram apostando nos chutes de longe - dois para cada lado. O jogo seguiu com os adversários se estudando. Aí veio o pênalti. Aos 18, Juan foi derrubado por Alessandro na área. O próprio lateral bateu e fez: 1 a 0 Fla! O gol abriu a partida. Aos 22, Fábio Luciano, livre, quase faz o segundo. Sete minutos depois, após boa jogada pela direita, Léo Moura perdeu cara a cara com Renan, que saiu bem e fez grande defesa.

O Flamengo parou nesse lance. Dali em diante, o primeiro tempo foi todo alvinegro. Quem apareceu foi Maicossuel, e fez a diferença. Primeiro, aos 30, ele passou por Wellinton e bateu forte, passando muito perto. Depois, aos 35, sofreu falta frontal, quase na linha da grande área. Em jogada ensaiada, o camisa 10 apenas ameaçou e Juninho encheu o pé, a bola passou pela barreira e matou Bruno: 1 a 1. Cinco minutos depois, Maicossuel cobrou falta na cabeça de Reinaldo. Virada do Bota: 2 a 1! Antes, Fahel tinha perdido um gol frente a frente com Bruno.

Cuca voltou para o segundo tempo com Josiel no lugar de Zé Roberto. Foi trocar alguém com vontade por um apagado meia. Quem esperava muitas emoções na segunda etapa, se enganou. O Botafogo voltou em cima, querendo matar o jogo. Maicossuel era o grande nome da partida. Porém, a melhor chance foi a de Alessandro chutando de fora da área, para boa defesa do goleiro flamenguista.

Você já ouviu dizer que tem coisas que só acontecem com o Botafogo? Se não ou se você tinha dúvidas, ontem ficou comprovado a verdade. Em um só lance, aos 15 minutos, o time perdeu Maicossuel, com um estiramento, e Reinaldo, com um problema no tornozelo. Os principais jogadores do time até ali. O alvinegro criou apenas mais uma chance, com Gabriel - fominha - que perdeu gol. Tinha Victor Simões livre. O Flamengo acordou apenas aos 35, com Émerson, que fez boa jogada e obrigou Juninho e Renan salvarem. E, daquelas coisas incríveis que só acontecem com o Botafogo, veio o empate. Willians fez uma jogada de raça pela direita. Perdeu, recuperou, caiu, levantou, invadiu a área e bateu cruzado. A bola desviou no braço do zagueiro Émerson - de novo - e matou o goleiro: 2 a 2.

Ao meu ver, apesar de o rubro-negro ter mais volume de jogo, o Botafogo merecia a vitória. Maicossuel jogou demais. Driblou, chutou, armou, provocou. Enfim, foi o camisa 10 mais uma vez. Porém, a contusão tirou o meia do próximo jogo. Uma pena. Falando em camisa 10, o do Flamengo estava apagado, assim como todo o meio-campo. Salvo apenas Kléberson, no que se trata de armação. Mesmo assim, fez pouco. Os alas apareceram, mas somente na primeira etapa. O grande problema do Fla ficou mais uma vez evidente: sem as laterais, não existe variação. Ney Franco vai precisar não cair no mesmo problema - no caso, saber jogar sem Maicossuel.

E ficou tudo para o próximo domingo, no mesmo horário e no mesmo local.

Nenhum comentário: